O TÉCNICO SEGURANÇA
Por: CSP Brooklin • 16/10/2015 • Trabalho acadêmico • 714 Palavras (3 Páginas) • 214 Visualizações
SENAC – SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL
UNIDADE LARGO TREZE
LEANDRO RICARDO SANTOS ALMEIDA
Principais tipos de acidentes do trabalho pertinentes à empresa
São Paulo
2015
3.4 Principais tipos de acidentes do trabalho pertinentes à empresa
Conceitos
O objetivo é orientar do trabalhador sobre à saúde dentro da empresa. Embora a maioria dos equipamentos de impressão sejam bastante seguros, convém adotar medidas que mantenham essa segurança durante todo o seu expediente.
Os acidentes ocorre sobre o trabalhado, podendo provocar lesões ou perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade do trabalho exercer a sua função dentro da empresa.
Assim podendo possibilitar uma orientação para operadores a fim de evitar acidentes decorrentes do trabalho com impressoras.
- Geralmente as placas eletrônicas são presas em partes metálicas e são estas que podem ocasionar cortes aos descuidados.
- Há nas impressoras digitais a laser o sistema de fusão, onde todo o cuidado é necessário devido à alta temperatura alcançada por ele e que pode ocasionar queimaduras.
- Em relação aos operadores, muitas horas na mesma posição podem criar problemas musculares, devido a tensão e/ou dores, devido ao cansaço criado pela repetição da posição assumida.
- Monóxido de carbono (ambiente fechado), sulfato de selênio (copiadoras bem mais antigas), vapores podem causar sonolência, dor de cabeça, irritação da garganta.
- Componentes do toner (polímeros, poliestireno, pigmentos, corantes, cera polietilênica, amônio-controle de carga-peróxido de benzoilo, dissolventes, etilbecenos), principalmente para recarga ou remanufatura, geram riscos químicos, que podem causar mal-estar e respiração difícil.
- Locais muito pequenos com grande concentração de máquinas podem apresentar um aquecimento maior que o normal e um calor inadequado para a execução do serviço. É preciso criar ventilação.
- Desordem peças espalhadas pelo chão, desorganização, aparelhos e componentes pelo caminho, podem causar prejuízo: material que não se encontra, quebra de peças, risco de acidentes.
Acidente
- Um operador de guilhotina utilizada para cortar resmas de papéis, pode vim a decepar os dedos.
- O trabalho num local com muito ruído e sem a proteção recomendada pode levar ao aparecimento de uma surdez.
Incidente
- A falta de conhecimento ou cuidado com tomadas, interruptores, fios desencapados, manuseio de componentes elétricos pode ocasionar choque elétrico.
- Outro cuidado que deve ser tomado em relação aos produtos voláteis, usados na limpeza de insumos, como solventes, álcool, etc. e que ao menor descuido, podem provocar incêndios.
Legislação aplicada
A responsabilidade do empregador encontra-se definida, principalmente, na legislação citada a seguir:
"Art. 7º - São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social";
"XXXIII - redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança;"
"XXVIII - seguro contra acidentes de trabalho, a cargo do empregador, sem excluir a indenização a que este está obrigado, quando incorrer em dolo ou culpa”;
...