O desenvolvimento da teoria das relações humanas
Artigo: O desenvolvimento da teoria das relações humanas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: G0904 • 3/4/2014 • Artigo • 395 Palavras (2 Páginas) • 429 Visualizações
A abordagem clássica esta fundamentalmente calcada nos princípios da Administração Cientifica, propostos por Frederick W.Ttaylor, que percebeu que o trabalhador médio produzia muito menos do que seria potencialmente capaz com o equipamento disponível na época. A abordagem clássica ainda é amplamente utilizada no mundo dos negócios, sua premissa básica é a de que o dinheiro é o melhor dos motivadores.
Abrahan H Maslow, desenvolveu a Teoria das relações Humanas , segundo ele o homem é motivado por necessidades organizadas numa hierarquia de relativa prepotência. Supondo valida a teoria de Maslow: existem algumas ilações que nos são úteis e sobre as quais devemos refletir. O salário é o meio básico pelo qual as organizações propiciam aos indivíduos a satisfação das suas necessidades básicas, ou seja,as fisiológicas e de segurança.
Muitas criticas que vemos no que diz respeito ás idéias de Maslow referentes á motivação e ao comportamento humano poder ser atribuídas ao desconhecimento por parte de muitos tratadistas do que Maslow efetivamente pensava a respeito de tais assuntos.
Teoria dos dois fatores, foi formulada e desenvolvida por Frederick Herzberg a partir do estudo de entrevistas realizadas com 200 engenheiros e contadores da industria de Pittsburgh. Algumas entrevistas procuravam identificar quais as conseqüências de determinados tipos de acontecimento na vida profissional dos entrevistados, visando a determinar os fatores que os levaram a se sentirem excepcionalmente felizes e aqueles que os fizeram sentir- se infelizes na situação de trabalho.
McGregor na de cada de 50 enunciou dois conjuntos de preposições e premissas a respeito do homem na organização , aos quais denominou Teoria X e Y. A teoria X, o ser humano médio é por natureza avesso ao trabalho, e evitará sempre que puder. Já na teoria Y, na visão do autor é fundamentada na integração . Segundo essa teoria, as pessoas não são por natureza passivas nem resistem a necessidades organizacionais.
De acordo com McGregor o homem é motivado por natureza, pois ele é um sistema orgânico e não mecânico. A teoria de motivação defendida por McGregor afirma que se o homem esta até certo perto liberado de usar a maior parte de sua energia para satisfazer suas necessidades básicas, ele procura naturalmente perseguir objetivos associados com suas necessidades de nível superior.
Ultimamente está crescendo o número de doenças cardíacas devido o alto índice de stress.Essa doença geralmente afeta pessoas que ocupam cargos de extrema responsabilidade nas organizações como os gerentes.
...