O planejamento
Resenha: O planejamento. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Alessia • 17/9/2013 • Resenha • 429 Palavras (2 Páginas) • 324 Visualizações
DESENVOLVIMENTO
O planejamento significa o ponto de partida na administração estratégica das organizações, independentemente de seus tamanhos e tipos. Esse planejamento tem como propósito adotar medidas decisivas e resultados na condução de atitudes.
O planejamento pode ser definido como o processo de estabelecer objetivos ou metas,determinando a melhor maneira de atingi-las. O processo de planejamento é a ferramenta para administrar as relações com
Planejamento é uma ferramenta para analisar o ambiente externo e interno, reafirmar a missão da organização, coletar dados e os transformar em informações e definir os planos de ação.
Observa-se, portanto, que o tema conquista espaço e significado nos meios acadêmicos e profissionais, principalmente quando se trata do futuro das organizações. A ênfase dada ao assunto deve-se à instabilidade ambiental e à questão da competitividade.
Definiram três níveis administrativos – estratégico, tático e operacional. Assim, os planos também passaram a ser classificados de acordo com os níveis principais e abrangência da organização.
Como a temática do trabalho é especifica quanto à elaboração do planejamento estratégico, tático e operacional, destacamos duas concepções quanto ao planejamento estratégico:
Nos estudos que desenvolvemos identificamos que o planejamento pode ser condensado em quatro passos básicos e adaptado a todas as suas atividades e aos níveis organizacionais, bem como permeia no seu processo sistemático, conforme compreendido em:
*Definição da missão, valores e visão: a missão organizacional, refere-se ao propósito fundamental e único que a organização tenta seguir e identificar seus produtos ou serviços e clientes. Assim, a missão identifica a razão de ser da organização – ou seja, ela descreve suas atividades, o mercado-alvo, os produtos e serviços básicos e seus valores. Tanto as organizações lucrativas como as não-lucrativas precisam especificar com muita clareza sua missão.
* Análise da situação atual: ao planejarmos precisamos saber qual a situação da empresa em termos mercadológicos, financeiros, operacionais, tecnológicos, colaboradores. Para tanto devemos perguntar: Onde a empresa está? Como chegou a esse ponto?
·* Análise do ambiente externo: (político/legal, econômico, sócio-cultural, competitivo, natural e tecnológico). Quais as ameaças e oportunidades do ambiente no presente e no futuro?
·* Análise do ambiente interno: como administradores, nós precisamos analisar nossa marca, nível de lealdade do cliente, lançamentos de produtos, rotatividade de pessoal, tecnologia e custos.
Ou seja, fazer um plano estratégico consiste em definir: para onde ir? O que se deve fazer para chegar lá? Quanto vai custar? Até quando deve-se conseguir? Ao darmos respostas para estas questões estaremos respondendo os objetivos centrais da função planejamento. E após delimitarmos os objetivos, definimos as metas, políticas, diretrizes, programas e estratégias a serem aplicadas.
·
...