O processo de formulação estratégica envolve várias etapas
Por: allineariadine • 19/8/2017 • Projeto de pesquisa • 1.338 Palavras (6 Páginas) • 920 Visualizações
O processo de formulação estratégica envolve várias etapas, como: a definição da missão e visão da empresa, a análise ambiental e a definição de estratégias. Em todas as etapas do planejamento, a empresa necessita de dados e de informações para o diagnóstico e para a tomada de decisões estratégicas.
Considere que você é um pequeno empreendedor e deseja iniciar um negócio. Há dois ramos em potenciais para você: o mercado de pet shops e o mercado de pizzarias delivery.
a. Faça uma análise externa de cada um desses dois mercados e desenvolva uma cadeia de valor básica de cada um deles.
b. Indique quais tipos de dados e informações sobre cada um desses mercados é relevante para o processo de planejamento e de tomada de decisão. Indique também onde essas informações podem ser encontradas.
c. Apresente um modelo de segmentação de mercado para cada um dos setores apontando seus critérios de segmentação.
d. Com base nos dados apontados nos itens anteriores, qual dos dois mercados você considera mais atrativo? Justifique sua resposta.
O presente estudo visa apresentar uma análise simplificada de dois segmentos no mercado, pet shop e pizzarias delivery.
Pet Shop - Os animais de estimação atualmente são considerados o dono do afeto dos brasileiros. Vários são os segmentos de negócios para esses animais, por exemplo, Pet Shop.
Esse setor está constantemente crescendo, a Associação Brasileira Da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) calcula que o Brasil tem faturado cerca de R$15,4 bilhões por ano, o que o faz em quarto lugar no ranking mundial.
A Abinpet estima que a população dos animais domésticos seja aproximadamente 26,5 milhões de peixes, 37,1 milhões de cães, 21,3 milhões de gatos e 19,1 milhões de aves.
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) incluirá na Pesquisa Nacional de Saúde – a PNS, recomendado pelo Ministério da Saúde, um levantamento sobre o número de animais de estimação no Brasil. Esses dados serão úteis para que o governo trabalhe com políticas mais específicas e também ao mesmo tempo é de grande importância para oportunidades de negócios nesse ramo.
Nesse ramo podem-se destacar as seguintes oportunidades que são compostas pelos gastos com animais: alimentação, medicamento, vacina, tosa, banho, veterinário, adestramento, entre outros.
De acordo com o Jornal Estadão – Economia e negócios, o Brasil tem know-how para se tornar modelo de exportação, estima-se que sua população de animais é de 132,4 milhões de pets. A relação do público brasileiro com seu animal de estimação deve ser muito forte. O presidente da Abinpet, José Galvão de França, relata que as vendas desse setor são benéficas, pois houve um aumento na população que vive em apartamentos então ao invés de cozinhar para seu animal começam a utilizar alimentos industrializados.
Fazendo análise SWOT de Pet Shop vale ressaltar:
Oportunidades: mercado pet em constante crescimento; o Brasil possui grande quantidade na população de cães; mas de 60% das famílias de classes A, B e C têm animais de estimação.
Ameaças: empresa nova na região é necessário ganhar a confiança dos clientes; concorrência com grandes redes de pet shop, com altos investimentos no setor; o Brasil tem normas técnicas e leis que dificultam a administração desse tipo de empresa.
Pontos Fracos: falta de experiência do dono no ramo; falta de capital para início do negócio; estimativas de custos não muito fidedignas.
Pontos Fortes: forte trabalho, com marcas boas; ampla diversidade de serviços e produtos.
Pizzaria Delivery - A pizza chegou ao Brasil trazida pelos imigrantes italianos. No início era comum encontrá-las somente nos redutos e colônias italianas, porém atualmente as pizzarias estão espalhadas por todo país e em diversos formatos. Existe desde a pizzaria da esquina que vende fatias até a pizzaria sofisticada, em região nobre, que oferece uma diversidade maior de massas com ingredientes nobres.
A Pizzaria Delivery tem como principal característica trabalhar apenas com o sistema de entrega em domicílio. De acordo com o Instituto de Food Service Brasil (IFB), cerca de 37% da população brasileira fazem suas refeições fora de casa, ou seja, o setor de Food Service tem aumentado nos últimos anos.
O especialista na área, Antonio Carlos de Faria, afirma que o consumidor no Brasil, que em 2013 gastou na alimentação fora do lar algo em torno de 31% de sua despesa de alimentação, passará para prováveis 37% em 2014 e as projeções para 2020 sinalizam que irá gastar pelo menos 45%.
A empresa deve estar atenta ao grau de satisfação dos clientes buscando identificar qual a percepção que se têm em relação à qualidade e diferencial dos produtos oferecidos.
Como todo negócio tem também o lado positivo, no caso do ponto comercial será de fácil acesso, a demanda de mercado e uma variedade de produtos a oferecer de alto padrão, ou seja, de qualidade no produto.
A clientela: os clientes são todas as pessoas que gostam de uma deliciosa pizza, ou um delicioso rodízio de pizzas, com um amplo trabalho de divulgação das mesmas, focando os estudantes e famílias do município.
Segmentação: serão pizzas de tamanho pequeno, médio e grande.
A concorrência: os principais concorrentes são as pizzarias do município.
Fornecedores: os fornecedores serão preferencialmente da região para que o atendimento seja rápido
...