O que é administração de empresas
Tese: O que é administração de empresas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: liinokaa • 26/5/2013 • Tese • 1.157 Palavras (5 Páginas) • 331 Visualizações
Capítulo 1
O que é administração de empresas
As organizações não funcionam, não crescem, não se mantém atualizadas, nem se transformam em bem sucedidas ao acaso. O que torna uma organização bem sucedida e sólida não é a sorte. Mas ela cresce se transforma e se mantém através de uma série de ações necessárias. Administração é alcançar resultados através dos recursos disponíveis. É a arte de gerenciar, é uma ciência humana, além de ser uma forma de manter a disciplina, organização, foco e levar a organização a alcançar bons resultados.
Conceito de administração
Administração é originada do latim, é uma ciência que envolve o gerenciamento organizacional, sejam nas finanças, métodos de trabalho, sistemas, recursos entre vários outros aspectos que envolvem uma organização buscando uma perfeita sincronia entre as pessoas, o ambiente, a estrutura e os recursos e também interpretar os objetivos em questão e traduzi-lo para o mundo empresarial. Porém não é apenas isso em que ela consiste, mas ela também tem o papel de integralização.
Conceito Atual da Administração
Hoje em dia a Administração é uma maneira de ultrapassar barreiras entre países. Ela se utiliza com maior eficiência da tecnologia, da informação e da produtividade, além de estar cada dia mais perto de se tornar uma ciência universal. Todos os políticos, médicos, advogados, engenheiros, cientistas, empreendedores e qualquer outro profissional em algum momento precisa dos conceitos da administração. E para que haja um bom desenvolvimento organizacional a administração é necessária.
Rápida história da teoria da administração
Pelo fato das organizações serem tão complexas surgia a necessidade de criar uma ciência que resolvesse esse problema, surgindo assim a administração no século passado. A Teoria da Administração (TGA) é uma junção de teorias que a cada dia cresce mais. Ao longo desse tempo foram surgindo varias faze administrativas, descrita a seguir:
Ênfase nas tarefas
É um método de ênfase na eficiência, o principal autor dessa teoria foi Frederick W. Taylor. Sua principal preocupação era evitar os desperdícios e perdas de indústrias, Ele acreditava que um bom resultado vinha através da padronização do trabalho feita por meio de técnicas e métodos científicos. Antes disso cabia ao empregado escolhes seus métodos de executar seu trabalho através de experiências pessoais adquiridas ao longo da vida e isso dificultava muito o gerenciamento, alem da padronização dos produtos em geral. A ideia de Taylor era impedir que isso acontecesse criando uma forma padronizada de serviço, uma regra. O que acabou dando certo. Porem para que o operário tivesse maior segurança ao realizar seu trabalho, houve a necessidade de treinamentos dos métodos escolhidos e condições dignas para um bom trabalho. Umas das soluções encontradas para a colaboração do operário neste novo sistema era o incentivo financeiro. Para Taylor era importante que essa teoria tivesse uma base na racionalização e controle da atividade humana, ele também se preocupou com a função dos gerentes, que também deveriam seguir os Princípios da Administração Cientifica.
A Ênfase nas tarefas foi o primeiro passo da Teoria Geral da Administração.
Ênfase na Estrutura Organizacional
Esta fase constitui-se em planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. Há uma grande preocupação com a estrutura organizacional, acredita-se que a racionalidade é o melhor meio de alcançar seus objetivos.
Existem três teorias relacionadas a estrutura organizacional.
1. Teoria Clássica
Essa teoria era defendida por Henri Fayol, que alavancou a abordagem anatômica e estrutural de uma organização.
Fayol acreditava que uma visão detalhada da empresa em suas diferentes partes na junção de um todo era importante. Para ele a organização tem seis funções básicas, tais como:
- Funções técnicas;
- Funções Comerciais;
- Funções Financeiras;
- Funções Contábeis;
- Funções Administrativas;
- Funções de Segurança.
Há também as funções administrativas que é do administrador. Na medida em que o nível hierárquico sobe aumenta também as funções administrativas, compostas pelos seguintes elementos:
- Prever;
- Organizar;
- Comandar;
- Coordenar;
- Controlar.
A Teoria clássica também tem por preocupação os princípios gerais a ser seguido, assim como as regras e objetivos para alcançar a máxima eficiência.
2. Teoria Burocrática
Esta abordagem foi sustentada pelo sociólogo Max Weber, o ser burocrático não no sentido popular, mas em sua forma técnica. Para ele a burocracia perfeita tem sete dimensões, que são elas:
Formalização - as atividades são
...