O que é filosofia para muitos
Por: vgois • 20/12/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 360 Palavras (2 Páginas) • 126 Visualizações
1- Com base no texto apresentado, qual o motivo prático que levou os gregos a inventarem a filosofia, uma forma de saber que pretende ser neutra, objetiva, universal, única, distinta da religião e do senso comum?
De acordo com Hegel, os gregos inventaram a filosofia por terem sido o primeiro povo que, ao tentar resolver seus problemas, o fez como se tivessem resolvendo os problemas de todos os seres humanos, de todos os povos, para todos os tempos. Jean-Pierre Vernant também defende que os gregos inventaram a filosofia não simplesmente para satisfazerem uma curiosidade de entender as coisas, como dizia Aristóteles, mas para resolverem um problema prático, ético e político.
Diante de tais pensadores, concluo que os gregos inventaram a filosofia na tentativa de solucionarem problemas que começaram a surgir a partir do momento em que os homens passaram a conviver e organizar-se em sociedades (cidades) e também na busca de respostas para fenômenos do dia-a-dia, como o tempo, a vida, a razão de estarmos aqui.
2- Procure descrever o que se entende por filosofia no senso comum. Pergunte a algumas pessoas conhecidas, e verifique qual a diferença com o conceito que os gregos deram à filosofia.
No senso comum, filosofia é a arte de questionar as coisas, mas de um modo superficial, não objetivando uma verdade absoluta e que solucione definitivamente os problemas, mas sim busca uma verdade que põe fim àquela inquietude momentânea, já a filosofia segundo os gregos, é uma arte que se busca uma verdade universal, que põe fim de forma satisfatória ao questionamento que existe, sendo o problema resolvido para todas as sociedades em todos os tempos.
3- Qual a comparação que podemos fazer entre a filosofia e a ciência moderna, que também defende, tantas vezes, a neutralidade e a objetividade?
Tanto a filosofia, quanto a ciência moderna buscam resolver problemas dos quais a sociedade tem, sempre objetivando uma resposta concreta, livre de qualquer interferência (religiosa, costumeira, social), sendo a mais neutra possível. Contudo, se distanciam, pois enquanto a ciência moderna busca saber o porquê de tal acontecimento, a filosofia, busca saber o porquê que existe aquele acontecimento, qual a sua origem, da onde que vem, enfim, busca fazer uma análise mais profunda.
...