O texto "Falência Motivacional" instiga que a motivação é algo pessoal.
Por: 20171998 • 10/5/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 787 Palavras (4 Páginas) • 478 Visualizações
O texto "Falência Motivacional" instiga que a motivação é algo pessoal.
Nesse sentido, faça uma análise comparativa com a "Hierarquia das Necessidades".
Vocês podem utilizar de outros meios e fontes de pesquisa para complementar essa atividade.
A motivação é algo pessoal, apesar de que podemos ser influenciados pelas condições e pelas pessoas ao nosso redor, essa motivação é uma força interior que depende de cada indivíduo para que este tenha em si a capacidade e qualidade de motivação, para sua sobrevivência e realização pessoal.
Na teoria da hierarquização das necessidades, acontece uma classificação das necessidades segundo Maslow vemos que, as necessidades primárias são as necessidades básicas para a sobrevivência e a preservação das espécie, trata-se específicamente das: Necessidades Fisiologicas e das Necessidades de Segurança, estas são as necessidades mais básicas e essenciais para qualquer ser vivo, já as necessidades secundárias são necessidades mais elevadas que tratam da parte psicológica e social da vida do indivíduo, sendo essas: a Necessidade Social, a Necessidade de Estima e a Necessidade de Auto Realização, essas são necessidades específicas mais do ser Humano, do que do ser com comportamento apenas baseado em instintos (ser animal), apesar de que no mundo animal também existe relações sociais entre os indivíduos e ser bem sucedido em qualquer que seja o objetivo, seja de sobrevivência, procriação, domínio de território, etc... Trata-se mais de aspectos humanos, do lado profissional e reconhecimento social. Mas para alcançar os prestígios das conquistas das necessidades secundárias, é preciso primeiro ser bem sucedido na conquista das necessidades primárias, pois é um sistema interligado, onde o sucesso das próxima etapa depende do seu desempenho e do bom resultado nas etapas anteriores.
Seria praticamente impossível desenvolver sua capacidade intelectual estando com fome, sede, cansaço, falta de saúde, etc. Por sermos seres vivos temos necessidade básicas, ainda que fossemos máquinas teríamos condições necessárias para nosso funcionamento. Somos um sistema complexo tanto fisicamente, como intelectualmente, nosso bom funcionamento depende de nossas necessidades estarem satisfeitas, e nosso sucesso depende de vários fatores, de nossas metas, desempenho, atitude, adequação ao meio e as situações, e de nossa capacidade de produzir ideias e soluções, de tomar decisões, desafiar algo correndo riscos mas mantendo o foco e o controle, sabendo lidar com tudo a nossa volta e com nós mesmos.
O texto “ Falência Motivacional”, nos passa a ideia de que o sucesso ou insucesso, depende de nós mesmos, da forma como lidamos com as circunstâncias, e o modo como exergamos as situações, se tendemos a ver dificuldades podemos ter insucesso, se tendemos a ver oportunidade maior é a chance de sermos bem sucedidos, nossa realidade então é consequência de sermos otimistas ou pessimistas, de nossas atitudes serem positivas ou negativas. Tudo depende de nossa motivação, força de vontade, de nosso compromisso, e da capacidade, da habilidade, da competência, etc, resumindo, da forma como administramos nossa vida, e de quanto estamos dispostos a lutar, do nosso empenho e foco, do valor que atribuímos a nós mesmos perante nossos olhos e dos demais a nossa volta.
...