Leitura e Produção de Textos, Tecnologias Aplicadas à Educação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Relatório de pesquisa: Leitura e Produção de Textos, Tecnologias Aplicadas à Educação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: michelmoroo • 16/5/2014 • Relatório de pesquisa • 2.666 Palavras (11 Páginas) • 523 Visualizações
1
DESAFIO PROFISSIONAL
CURSO: MATEMÁTICA
1ª SÉRIE
DISCIPLINAS NORTEADORAS: Leitura e Produção de Textos, Tecnologias Aplicadas à Educação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional.
O Desafio Profissional é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem que tem por objetivos:
Favorecer a aprendizagem.
Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.
Promover o estudo dirigido a distância.
Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.
Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.
Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.
Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão.
Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual.
Para atingir estes objetivos, você deverá seguir as instruções na elaboração do Desafio Profissional ao longo do bimestre, sob a orientação do Tutor, considerando as disciplinas norteadoras.
A sua participação nesta proposta é essencial para o desenvolvimento de competências e habilidades requeridas na sua atuação profissional.
2
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir os passos propostos neste desafio profissional, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir:
Aplicar modos de ensinar diferentes linguagens: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, Língua Brasileira de Sinais, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano.
Relacionar os conhecimentos relativos à área de atuação com as demais áreas do conhecimento.
Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre seus alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre a organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas.
Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos.
OBJETIVO DO DESAFIO
Justificar o uso das tecnologias na educação em espaços escolares e não-escolares.
PRODUÇÃO ACADÊMICA
Elaborar uma proposta, em texto, para a implantação de novas tecnologias na educação e capacitação docente.
3
DESAFIO PROFISSIONAL
A ONG Esperança foi contemplada com recursos financeiros para investir em tecnologias voltadas para a educação e capacitação docente. A diretoria precisa justificar para a instituição financiadora como serão aplicados os recursos e para fazer isto solicitou a colaboração dos professores.
Na periferia das cidades onde o poder público frequentemente se mostra incapaz de resolver os problemas sociais dos moradores, surgem iniciativas de instituições religiosas e da comunidade civil organizada para melhorar a qualidade de vida das pessoas. A ineficiência e muitas vezes desinteresse do Estado no atendimento às necessidades básicas da população é amenizada por iniciativas das chamadas Organizações do Terceiro Setor, também conhecidas como Organizações não Governamentais (ONGs).
Um bom exemplo de ONG que atua na área da educação é a Associação Beneficente de Assistência Social Esperança, que há mais de 20 anos desenvolve projetos de atendimento à comunidade carente em uma região periférica da capital do Estado. A ONG Esperança, como é conhecida na comunidade, desenvolve projetos com o objetivo de garantir um espaço seguro para a prática de esportes e atividades lúdicas, reforço escolar, oficinas de artesanato, música e cursos profissionalizantes no contraturno do período escolar.
Os recursos financeiros que garantem a manutenção da infraestrutura, mobiliário e recursos pedagógicos e humanos são oriundos de doações de pessoas físicas e jurídicas e convênios com o poder público e instituições internacionais de apoio a projetos sociais.
Recentemente a diretoria da ONG Esperança, encaminhou o projeto “Esperança com tecnologias para a educação” para uma instituição internacional que financia relevantes projetos educacionais. Nesta semana a diretoria recebeu a boa notícia da aprovação do projeto, isto significa que recursos financeiros foram disponibilizados para serem aplicados em tecnologias voltadas para a educação e capacitação docente.
O projeto prevê a utilização das tecnologias tanto nas salas temáticas, onde são desenvolvidas atividades específicas como reforço escolar, aulas de música,
4
brinquedoteca e formação profissional, quanto em um amplo espaço que recentemente foi inaugurado para este fim. Esta sala, destinada ao uso de tecnologias na educação é ampla, nova, porém subutilizada. A ONG Esperança conta com apenas 3 computadores conectados a uma impressora e a internet. As crianças e adolescentes não tem acesso a estas tecnologias e a rede sem fio (Wi-Fi; IEEE 802.11) é bloqueada por senha, impedindo que naveguem na internet, através dos seus dispositivos móveis.
Os equipamentos são de uso restrito dos professores para a preparação de aulas, conferência de e-mails e pesquisas na internet. O objetivo do projeto “Esperança com tecnologias para a educação” é mudar esta realidade. Tanto a equipe de professores, composta por profissionais de diferentes áreas, quanto as quase 300 crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos, poderão utilizar estes novos espaços que contarão com variados recursos tecnológicos destinados ao ensino e aprendizagem.
Em reunião com professores a diretoria da ONG Esperança, levantou as fragilidades para a implantação do projeto “Esperança com tecnologias para a educação”. Estas fragilidades
...