O uso de informações privilegiadas
Pesquisas Acadêmicas: O uso de informações privilegiadas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gattithaisnara • 4/11/2013 • Pesquisas Acadêmicas • 1.111 Palavras (5 Páginas) • 261 Visualizações
SUMÁRIO
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3CONCLUSÃO............................................................................................................6
REFERÊNCIAS...........................................................................................................7
1. INTRODUÇÃO
No decorrer dos anos para que o funcionamento das organizações empresariais seja algo deslanchador, e acompanhe a globalização, é de grande valia o uso da informação e interpretação de seus profissionais no que diz respeito às informações recebidas dos acontecimentos ao seu redor, e a facilidade ao acesso e busca pelos fatos relevantes decorrentes.
2. DESENVOLVIMENTO
Através da pesquisa pode-se notar que as informações internas são frequentemente emitidas, nas áreas de finanças e contabilidade, através de relatórios gerenciais que focalizam a boa organização da empresa.
Dentre esses relatórios estão o controle das vendas realizadas objetivando a margem bruta através destas; a apuração dos resultados das empresas, tendo o valor líquido da empresa; o controle de caixa do movimento realizado registrando entradas e saídas de recurso financeiro e apurando o saldo disponível; o fluxo de caixa que demonstra todos os pagamentos e recebimentos esperados; e o balanço gerencial que analisa onde os recursos financeiros foram aplicados na empresa como também as fontes de recursos financeiros.
A pesquisa se embasa em teorias administrativas que juntas criam e desenvolvem uma boa gestão abaixo correlacionarei as presentes.
Entre as apresentadas estão à teoria da contingência onde tudo é relativo, tudo depende, isto é, não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Há uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. A administração contingencial pode ser intitulada de abordagem do "se-então", pois o reconhecimento, diagnóstico e adaptação à situação são importantes para a abordagem contingencial.
A teoria das organizações realiza o estudo da estrutura, funcionamento e desempenho das organizações e do comportamento dos grupos e os indivíduos dentro das atividades empresariais.
E a teoria da informação utiliza como instrumento para seus funcionamentos a cibernética que também está associada ao uso de sistemas de comunicação e consequentemente aos seus componentes, que são vitais para troca de informações da organização com o ambiente e dentro dela mesma. No caso da administração, por exemplo, a cibernética pode envolver estudos sobre: pessoas, áreas, departamentos, unidades de negócios, empresas, grupos empresariais, etc.
Além do uso da compreensão entre a comunicação e as máquinas, aplica-se também a matemática; que está na elaboração de tabelas que auxiliam na análise de resultados que necessitam da razão e da proporção resolvendo situações-problema que envolva grandezas direta e inversamente proporcionais.
Conforme a tabela 5 do texto é possível notar que os profissionais da amostra obtêm acesso, de forma mais frequente, as informações referentes à política econômica, economia nacional e mercado financeiro, que se explicam pela instabilidade da economia nacional e que aos aspectos regionais não despertam tanto interesse.
No que diz respeito ao desenvolvimento tecnológico e mercadológico são também de grande consulta.
Tendo em vista que o acompanhamento do desenvolvimento de questões nacionais é de grande valia para os profissionais da área, estar conectado também ao ambiente de negócios imediatos e com assuntos de âmbito internacional são importantíssimos; e ao averiguá-los na economia brasileira hoje, fatores como a inflação, o câmbio, os juros e o crescimento econômico nota-se que neste ano de 2013
...