OBRIGADO POR FUMAR
Por: Fabiana2020 • 30/10/2015 • Resenha • 637 Palavras (3 Páginas) • 583 Visualizações
[pic 1]Congregação de Santa Doroteia do Brasil
Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE
Bacharelado em Administração
Disciplina: Comunicação Empresarial
Professora: Ana Luísa Freitas
OBRIGADO POR FUMAR
Fernanda Marques André
Obrigado por fumar (Thank you for smoking). Produção e direção de James Reitman. EUA. 2006.
Obrigado por fumar é uma sátira a indústria do cigarro, Nick Naylor é o vice-presidente da Academia de estudos do tabaco, porta voz sua profissão lobista. O objetivo de Nick é convencer as pessoas que o cigarro é bom, sua teoria é “argumente corretamente e nunca estará errado”, que se consegue vender tabaco conseguirá vender qualquer coisa, é assim que ele consegue divulgar e defender o seu produto, Nick em nenhum momento tenta impor que as pessoas devem consumir o tabaco, isso fica claro no inicio do filme onde esta num programa de televisão onde tem um garoto com câncer e ele frisa que não tem interresse que ele morra, pois será um consumidor a menos. Nick apenas apresenta seu produto e deixa que as pessoas tenham a opção de escolha, você decide se vai ou não começar a fumar.
No caminho de Nick tem os vigilantes de saúde e o senador Ortolan K. Finistirre ambientalista que propõe que as embalagens de cigarro tenha um símbolo de caveira indicando que o produto esta na classe dos venenos, de contra partida Nick tem a ideia de trazer os cigarros de volta aos cinemas a tal chamada modinha, se os astros de Hollywood fumam ira atrair os jovens a consumir também.
Nick é chamado para dar uma entrevista a uma reporte muito sedutora ele acaba encantado com a jovem que usa seu poder de sedução para conseguir todas as informações para sua reportagem, com intuito de destruir a imagem de Nick.
Nick e divorciado e tem um filho, Joey Naylor o qual tem vergonha da profissão do pai vendo que toda a sociedade acredita nos malefícios do cigarro, é ai que Nick começa a passar para o filho um pouco do seu trabalho ensinando a argumentar e a tirar suas próprias conclusões, o Joey então passar a acompanhar o pai no trabalho, porem quando Nick percebe que seu filho está interessado no seu trabalho ele começa a avaliar se é isso mesmo que quer, pois repetitivamente diz que esse trabalho é só pra pagar a hipoteca. Adquirindo vário inimigo Nick tem que lidar com senhor que vai provar a capacidade destrutiva do cigarro sequestrando-o e colocando vários adesivos de nicotina em seu corpo, o que o leva a ser hospitalizado e que por incrível que pareça salvo pelo próprio cigarro que já havia em seu corpo, e daí que começa a perceber que o cigarro pode fazer mal. Quando sua entrevista sai nos jornais todos os podres e técnicas de persuasão de Nick são divulgadas para todos os leitores até a ideia de que estaria treinando seu filho para ser seu possível sucessor, Nick é demitido e isso abala sua vida até que seu filho abre seu os olhos, que seu trabalho e convencer, manipular e aceita a proposta do senador de participar da audiência no congresso, onde consegue mostrar que o tabaco mata, mas diversos outros produtos também matam, e argumenta dizendo que a principal causa de morte nos EUA é o colesterol, no qual o estado do senador produz o queijo cheddar, então olhando pelos números de mortalidade esse produto também deveria ser rotulado como perigoso. Nick ao ser questionado sobre as crianças diz que é obrigação dos pais e professores educar e orienta-los, e se optarem por fumar se dar apenas por escolhas próprias e não porque foram induzidos a isso, tanto é que fala que se o filho quiser fumar ele aceitará a decisão salientado que deve ter maio idade para tal feito. Após o sucesso da audiência Nick é chamado a voltar o trabalho, mas escolhe seguir outro caminho pelo filho.
...