OS 14 PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO
Por: dfsviana • 15/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.553 Palavras (11 Páginas) • 189 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I
BRASÍLIA – DF
2015
UNIVERSIDADE PAULISTA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I
OS 14 PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO
Doracy Ferreira da Silva Viana
Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública
RA: 1500751
1º Semestre
BRASÍLIA – DF
2015
Sumário
OS 14 PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO3
1 RESUMO2
2 INTRODUÇÃO3
3 DESENVOLVIMENTO4
4 CONCLUSÃO5
5 REFERÊNCIAS6
OS 14 PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO
Henri Fayol foi o fundador da Teoria Clássica da Administração e autor de administração industrial e geral. Sua contribuição apresenta ênfase na estrutura da organização com o objetivo de aumentar a eficiência no ambiente por meio da definição de vários usos de Responsabilidade.
Toda ciência se baseia em leis e princípios e Henri Fayol criou os 14 princípios, que, segundo ele, podem ser aplicados em qualquer época ou lugar. São elas:
- Divisão do trabalho: Designação das tarefas específicas para cada indivíduo. Especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, assim, favorecendo a eficiência da produção e aumentando a produtividade.
- Autoridade e Responsabilidade: É o direito dos superiores darem ordens que teoricamente serão obedecidas. Responsabilidade é a recompensa ou penalidade que acompanha o poder. É a contrapartida de autoridade.
- Disciplina: Respeito aos acordos implantados entre a empresa e seus agentes. Tem a necessidade de estabelecer regras de conduta e de trabalho válidas pra todos os funcionários. A ausência de disciplina gera o caos na organização.
- Unidade de comando: Um funcionário deve receber ordens de apenas um chefe, um superior.
- Unidade de direção: Um controle único possibilitado com a aplicação de um plano para um conjunto de operações que visam os mesmos objetivos.
- Subordinação do interesse individual (ao interesse geral): Os interesses gerais da organização devem prevalecer sobre os interesses individuais.
- Remuneração: Deve ser suficiente para garantir a satisfação dos funcionários e da própria organização.
- Centralização (ou Descentralização): As atividades vitais da organização e sua autoridade devem ser centralizadas. O equilíbrio entre o poder de decisão do chefe, sua capacidade de enfrentar suas responsabilidades e a iniciativa.
- Linha de Comando (Hierarquia): Defesa incondicional da estrutura hierárquica, respeitando à risca uma linha de autoridade fixa desde o primeiro ao último escalão.
- Ordem: Deve ser mantida em toda organização, preservando um lugar pra cada coisa e cada coisa em seu lugar.
- Equidade: A justiça deve prevalecer em toda organização, justificando a lealdade e a devoção de cada funcionário à empresa. Direitos iguais.
- Estabilidade dos funcionários: Uma rotatividade alta tem consequências negativas sobre desempenho da empresa e o moral dos funcionários.
- Iniciativa: Deve ser entendida como a capacidade de estabelecer um plano e cumpri-lo.
- Espírito de equipe: O trabalho deve ser conjunto, facilitado pela comunicação dentro da equipe. Os integrantes de um mesmo grupo precisam ter consciência de classe, para que defendam seus propósitos.
Estes princípios são ainda considerados por grande parte dos administradores, essenciais na prática administrativa contemporânea.
- RESUMO
Henri Fayol foi autor e criador da Teoria Clássica da Administração, que têm grande influência nos dias atuais por dar um novo rumo nas atividades competentes de uma organização. Seus princípios são base para a administração moderna.
Transformou todo o trabalho de forma eficiente com planejamento, controle, coordenação e organização.
Foi um dos pioneiros no estudo da atividade empresarial e toda a gestão que a cerca por destacar, justamente, as competências que um Gestor deve possuir, são elas: Planejar, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar.
- INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo demonstrar a eficiência quanto à aplicação dos Princípios da Administração, elaborados por Henri Fayol, caracterizados pela importância na estrutura organizacional e pela busca da eficiência dentro de uma organização. Henri Fayol partia do ponto que a Administração era uma habilidade comum que poderia ser ensinada a quem quisesse compreender seus princípios básicos, introduziu os Princípios da Administração, aceito e aplicado nos dias de hoje e tema deste trabalho.
O crescimento ágil e desordenado e a necessidade de aumentar a competência e eficiência nas empresas foram um dos fatores dominantes à época da Revolução Industrial, que deram origem às abordagens clássicas de Fayol.
Vamos analisar a aplicabilidade destes princípios e em quais dimensões devem ser utilizadas na administração atual.
- DESENVOLVIMENTO
Os princípios da Administração elaborados por Henri Fayol nos remetem a modelos de gestão facilmente encontrados nos dias atuais. Vamos a eles.
- Divisão do trabalho
A divisão do trabalho tem por finalidade produzir mais e melhor, com o mesmo esforço. Especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fabrica, favorecendo assim a eficiência da produção e aumentando a produtividade. (Wikipédia).
Este princípio foi disseminado e aplicado por Henry Ford, até meados do século XIX, quando algumas empresas não respeitaram o limite da especialização resultando em consequências não favoráveis à organização como monotonia, tensão, ausência, etc. A produtividade fica comprometida quando não há este organograma funcional, a divisão do trabalho, pois se não houver investimento neste princípio, haverá dificuldade em controlar demandas, escolher bons líderes, aderir funcionários à empresa. Para que isso não ocorra, a divisão do trabalho, é, de fato, um princípios primordial para um empreendedor obter melhores resultados.
...