OS MÉTODOS DE PREÇO, CUSTOS E CUSTEIO
Por: Gabriela Marcondes • 5/10/2021 • Trabalho acadêmico • 737 Palavras (3 Páginas) • 470 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
FABIO OLIVEIRA | 21278678
GABRIELA MARCONDES | 21342520
GABRIELE JARDIM | 21422543
JANAINA OLIVEIRA | 21318091
THEO MORENO | 21510515
VITÓRIA FONTENELE | 21482769
MÉTODOS DE PREÇO, CUSTOS E CUSTEIO
Texto dissertativo-argumentativo: “Custos, Demanda, Mercado e demais Fatores que Impactam na Formação de Preço de Vendas”.
SÃO PAULO
2021
Introdução: O desafio do trabalho proposto é elaborar um texto dissertativo-argumentativo pautado sobre as diferentes formas utilizadas para definir precificação no mercado nos dias atuais e, como expressam essas abordagens. Nos aprofundamos (conforme os artigos), nos estudos de precificação para dois tipos de negócios:
- Negócio ligado ao agronegócio;
Artigo: CALLADO et al. Análise da Gestão de Custos e Formação de Preços em Organizações Agroindustriais Paraibanas. V Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, 2005. Disponível em http://www.congressousp.fipecafi.org/anais/artigos52005/142.pdf
- Pequeno varejo.
Artigo: SOUZA et al. Proposta de ferramenta de análise de custos para o suporte à formação de preços em empresas varejistas de pequeno porte. XVIII Congresso Brasileiro de Custos, 2011. Disponível em https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/480/480
A seguir, trataremos da análise do enunciado acima.
“Custos, Demanda, Mercado e demais Fatores que Impactam na Formação de Preço de Vendas”.
Hoje em dia é possível observar a inovação e versatilidade de como é feito o processo de vendas (ou processo de trocas, como era chamado antigamente), nossa sociedade e as empresas evoluíram muito ao longo dos anos, aprimorando suas abordagens e critérios de compra/venda.
Com isso, é gerado um estudo (mundialmente falando), onde a sociedade e as empresas buscam a melhor forma para definir a precificação no mercado, levando em consideração diversos fatores como: O que o cliente classifica como valor? Quais políticas são favoráveis para ele? Etc.
O cliente tem um peso muito grande quando falamos de definição da precificação de produtos e/ou serviços, pois é através dele que as empresas conseguem verificar qual será sua lucratividade, demanda, aceitação etc. Também é analisado o quão esse produto/serviço tem valor para o cliente, afinal, as empresas definem o preço, mas quem define o valor é o cliente, dessa forma, a empresa consegue ter uma base sobre a elasticidade do preço do produto.
Aprofundando a leitura do artigo 1 (agronegócio), é possível concluir que modelos baseados em custos são os mais indicados, pois desde o começo é preciso definir algumas questões muito importantes como: Qual será o lucro? Quais serão os custos de produção e mão-de-obra? Resumidamente, antes de definir a precificação do produto/serviço, é feito o cálculo de todos os custos que implicam para venda e lucro daquele produto/serviço. É importante destacar que para Figueiredo e Caggiano “as teorias de preço baseadas no custo refletem a interação entre a oferta e a procura, mas, diferentemente das teorias econômicas, o fazem de modo a refletir as realidades comportamentais.” (frase retirada do artigo). Lembrando que esse método é eficaz para grandes produções, pois precisa ter um sistema muito bem estruturado.
...