OS RAMOS DO COOPERATIVISMO
Por: anjo22 • 12/8/2015 • Trabalho acadêmico • 653 Palavras (3 Páginas) • 199 Visualizações
[pic 1] | Atividade de Avaliação a Distância |
Nome do(a) aluno(a): Elisangela Azevedo Lemos
Disciplina: Ramos do Cooperativismo II
Professor(a) tutor(a): Roberto Iunskovski
Data:20/09/2010
Orientações:
- Procure o professor tutor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA)
Leia atentamente os enunciados das questões e responda:
Para poder realizar a atividade é preciso ler o artigo:
“Um ensaio sobre a metodologia de averiguação da organização de ramos no cooperativismo brasileiro.”
(disponível na Midiateca)
- Explique a que se referem os autores do artigo indicado, quando falam de “organização dos ramos no cooperativismo brasileiro”. (2,0 pontos)
O artigo apresenta a organização de ramos no cooperativismo e enfatiza os aspectos que envolvem seu desenvolvimento, estrutura e abrangência econômica. Descreve detalhadamente a divisão por segmentos, isto é, por tipos de cooperativas. O texto descreve os diversos ramos cooperativistas existente no Brasil, demonstrando seu campo de atuação em cada setor e as representações política e econômica.
- Apresentar dois aspectos abordados no artigo que você considera relevantes para ampliar os conhecimentos já adquiridos ao estudar os conteúdos do livro didático. Justifique sua resposta. (2,0 pontos)
Dentre os aspectos estudados, foi possível conhecer as diversas formas de cooperativas e como viabilizar negócios em vários campos de atuação. E como estas formas de cooperativas mostram-se como alternativas para o desenvolvimento de negócios em áreas distintas. A questão da abrangência econômica em relação ao desenvolvimento da economia brasileira através da fomentação de atividades; sejam em níveis estadual, municipal ou federal.
3. Escolha um dos ramos e faça uma breve apresentação deste ramo (características principais). (2,0 pontos)
Transporte – são as cooperativas que atuam no transporte de cargas e de passageiros. Foi criado pela Assembléia Geral da OCB no dia 30 de abril de 2002. É um ramo recente e muito dinâmico, com boas perspectivas de crescimento. Como exemplo, tem-se as cooperativas de transporte alternativo escolar, nos centros urbanos. Antes, esta categoria estava inserida no ramo de trabalho; contudo, de acordo com as especificidades do setor, a OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras – permitiu a criação da cooperativa exclusiva para o ramo do transporte.
4. Depois faça uma pesquisa (pode ser na Internet) sobre como o ramo apresentado na questão 3 é organizado na prática (Tipo de Representação; Níveis de organização; Forma de Organização). Apresente o resultado de sua pesquisa descrevendo como este ramo está organizado, desde a cooperativa até o nível nacional. (2,0 pontos)
As cooperativas de transportes se dividem em cooperativas de transporte de cargas e cooperativas de transporte de pessoas. Como forma de organização, este tipo de cooperativa atende a legislação que rege a formação das cooperativas. As cooperativas de transporte têm gestões específicas em suas várias modalidades: transporte individual de passageiros (táxi e moto táxi), transporte coletivo de passageiros (vans, ônibus, dentre outros, transporte de cargas (caminhão, motocicletas, furgões, etc) e transporte de escolares (vans e ônibus). Diante das peculiaridades e condições estruturais das cooperativas, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) classificou a categoria CTC – cooperativas de transporte de cargas - como autônoma frente aos demais transportes, inclusive para efeito de registros (Resolução ANTT 437, de 17/2/2004).
...