Cooperativismo
Artigo: Cooperativismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: loukogames • 16/6/2013 • 1.573 Palavras (7 Páginas) • 828 Visualizações
INSTITUTO EDUCACIONAL SANTA CATARINA
FACULDADE GUARAÍ-FAG
BRUNO TEIXEIRA
GEILKERSON DA PAZ SOTERO
JOÃO ELIAS LOPES COSTA
MARCOS BENICIO
PAULO HENRIQUE ALVES MÜLLER
SAMUEL SOUSA FERREIRA
COOPERATIVAS
GUARAÍ − TO
2013
BRUNO TEIXEIRA
GEILKERSON DA PAZ SOTERO
JOÃO ELIAS LOPES COSTA
MARCOS BENICIO
PAULO HENRIQUE ALVES MÜLLER
SAMUEL SOUSA FERREIRA
COOPERATIVAS
Trabalho apresentado ao Professor Ivanor Giacomini na disciplina de Agronegócio do curso de Agronomia , da Faculdade Guaraí – FAG.
GUARAÍ − TO
2013
SUMÁRIO
1 TEMA 4
2 INTRODUÇÃO 4
3 DESENVOLVIMENTO 5
3.1 O QUE É COOPERATIVA 5
3.2 TIPOS DE COOPERATIVISMO 5
3.3 O QUE É NECESSÁRIO PARA SE CONSTITUIR UMA COOPERATIVA 6
3.4 PASSO A PASSO PARA A CONSTITUIÇÃO DE UMA COOPERATIVA 6
3.5 DIREITOS E DEVERES DOS COOPERADOS 7
5 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
1 TEMA
Cooperativas
2 INTRODUÇÂO
O cooperativismo teve inicio nos anos de 1844, na cidade de Manchester na Inglaterra, no bairro de Rochdale, onde um grupo de 28 tecelões decidiu fundar a primeira cooperativa do mundo. Onde se reuniram e discutiram suas idéia, seus objetivos e metas, que tinha como foco a organização social do grupo, e logo após 12 meses o grupo conseguiu economizar 28 libras, e com esse ganho abriram um pequeno armazém cooperativo promovendo aos seus associados uma melhor condição de vida, daí surgiu a primeira cooperativa de consumo.
Com o sucesso da primeira cooperativa de consumo, as cooperativas começaram a se multiplicar por toda Inglaterra, sendo elas de vários ramos de atividades econômicas, a partir daí começaram a surgir princípios para o cooperativismo.
3 DESENVOLVIMENTO
3.1 O QUE É COOPERATIVA
É um grupo de 20 pessoas no mínimo que se forma uma associação autônoma, voluntarias que se tem objetivo de atender necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e de controle democrático dos associados.
A cooperativa se diferencia dos demais tipos de sociedades por ser, ao mesmo tempo,uma associação de pessoas e também um negócio.
O objetivo do cooperativismo não é o lucro e sim o desenvolvimento do
ser humano, das famílias e da comunidade, sendo uma ferramenta acessível
às camadas mais pobres da população, propiciando formas de melhoria de
vida.
O modelo cooperativista visa não só atender as necessidades de consumo de bens ou serviços, mas também as necessidades de cunho social e educativo.
3.2 TIPOS DE COOPERATIVISMOS
Agropecuário: são cooperativas de produtores rurais e atividades similares e, ainda, de fornecedores de insumos agropecuários.
Consumo: são cooperativas de consumo, abertas ou fechadas, para compra em escala de produtos, insumos e serviços.
Crédito: são cooperativas de crédito rural e de crédito urbano, que visam facilitar o acesso ao crédito, com uma taxa de juros baixa e prestações adequadas para o financiamento de projetos próprios e de compras diversas.
Educacional: são cooperativas de alunos de escolas de diversos graus e pelas cooperativas de pais de alunos.
Especial: são cooperativas de deficientes mentais, escolares, de menores de 18 anos, de índios não aculturados, de deficientes físicos e de outras pessoas relativamente capazes.
Habitacional: são cooperativas de construção, manutenção e/ou de administração de conjuntos habitacionais e condomínios.
Mineração: são cooperativas cujo objetivo é a exploração minério.
Produção: são cooperativas de bens de consumo, tais como: eletros domésticos, tecidos, móveis, produtos mecânicos e metalúrgicos e outros bens de consumo nas quais os meios de produção pertencem à pessoa jurídica e os cooperados formam os quadros diretivo, técnico e funcional da empresa.
Serviço: são cooperativas que tem como objetivo a prestação de diversos serviços comunitários.
Trabalho: são cooperativas formadas pela união de diversos profissionais e/ou técnicos que desenvolvam atividade comum, como arquitetos, artesãos, artistas, auditores e consultores, aviadores, cabeleleiro, carpinteiros, catadores de lixo, e outros.
3.3 O QUE É NECESSÁRIO PARA SE CONSTITUIR UMA COOPERATIVA
Os interessados em
...