OS TEMPOS MODERNOS
Por: Natalia Do Amaral Ribeiro • 9/11/2019 • Trabalho acadêmico • 381 Palavras (2 Páginas) • 151 Visualizações
Tempos modernos
4 Princípios de Taylor
O filme tempos modernos é um grande relato do que acontecia com o trabalhador no ano de 1936 um período de revolução industrial estava no auge.
Os princípios de Taylor aparecem em várias cenas do filme, Chaplin destaca alguns como: o estudo de tempos e movimentos, ele enfatiza o desgaste que o funcionário tinha em executar as tarefas repetitivas por um longo período de tempo, o levando a um desgaste excessivo. Observamos o princípio de Planejamento na cena onde um determinado personagem que trabalha controlando a velocidade das maquinas recebe ordens para acelerar a produção, existe uma sequência de comandos que ele deve executar, ele tem a o conhecimento científico para realizar aquela função no seu tempo correto.
O segundo princípio que podemos observar no filme é o principio de preparo, podemos ver que as maquinas e os equipamentos estão colocados em uma sequência lógica e ordenada para seguir um padrão que facilite os funcionários a realizarem seu trabalho de forma ordenada como uma linha de produção, assim facilitando as funções fabris.
Outro princípio que destacamos na destacamos é o de controle vemos que todas as vezes havia um supervisor para inspecionar todos os funcionários, quando Chaplin está na função de apertar parafusos, há um supervisor o vigiando de tempos em tempos para garantir que o trabalho seja desempenhado de maneira correta.
E por fim, mas não menos importante observamos o principio de execução, nas cenas notamos que na organização cada operário tem a sua função bem determinada, e claramente foi atribuída por um superior de acordo com a habilidade que cada um desempenha melhor.
Organização Racional do Trabalho (ORT)
Divisão e especialização do trabalho:
No filme esse fundamento está bem explicito nas cenas que vemos a linha de montagem, onde cada colaborador é limitado por apenas realizar uma única tarefa de maneira continua e repetitivamente por longos períodos.
Supervisão funcional: é muito representado nas cenas de linha de montagem uma supervisão constante, pressionando e observando os funcionários a realizarem as tarefas melhor e com mais rapidez.
As condições do trabalho: a empresa possuía uma organização em seu espaço para facilitar os operários a realizarem suas funções e melhorar as condições onde eles se encontravam. A disposição das máquinas equipamentos eram para melhorar a produção da fábrica e para atingirem mais lucro
...