Objetivo de Desenvolvimento Sustentável(ODS)
Por: Bruna Souza Dias • 18/11/2016 • Resenha • 733 Palavras (3 Páginas) • 925 Visualizações
RESENHA
TEMA: AGENDA 2030, Objetivo de Desenvolvimento Sustentável(ODS) 1 e 17
DISCIPLNA: GESTÃO AMBIENTAL – PROF JEAN
ALUNA: BRUNA DE SOUZA DIAS 12.1.8203
A Agenda 2030, também conhecida como Agenda de Desenvolvimento Sustentável Pós-2015, é um plano de ação para pessoas, planeta e prosperidade e esta ligada ao resultado da Rio+20, realizada em junho de 2012 no Rio de Janeiro. O projeto foi liderado pelos Estados-membros com a participação dos principais grupos e partes interessadas.
Essa agenda, considerada ambiciosa, consta com 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável e mais de 169 metas que, de acordo com o site da ONU, buscam concretizar os direitos humanos de todos e alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas. Além disso, esses objetivos são integrados e indivisíveis, e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental. Eles estimulação ações para os próximos 15 anos em 5 áreas consideradas de extrema importância para a humanidade e o planeta: Pessoas, planeta, prosperidade, paz e parceria.
Nessa nova agenda os líderes mundiais comprometeram-se a uma ação comum e um esforço via uma agenda política tão ampla e universal, criando juntos um caminho rumo ao desenvolvimento sustentável, se dedicando coletivamente à busca do desenvolvimento global e da cooperação vantajosa para todos, que podem trazer enormes ganhos para todos os países e todas as partes do mundo.
Essa resenha da ênfase ao ODS 1 e ODS 17. O Objetivo 1: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares,visa até 2030: erradicar a pobreza extrema para todas as pessoas em todos os lugares, atualmente medida como pessoas vivendo com menos de US$ 1,25 por dia; Reduzir pelo menos à metade a proporção de homens, mulheres e crianças, de todas as idades, que vivem na pobreza, em todas as suas dimensões, de acordo com as definições nacionais; Implementar, em nível nacional, medidas e sistemas de proteção social adequados, para todos, incluindo pisos, e atingir a cobertura substancial dos pobres e vulneráveis; Garantir que todos os homens e mulheres, particularmente os pobres e vulneráveis, tenham direitos iguais aos recursos econômicos, bem como o acesso a serviços básicos, propriedade e controle sobre a terra e outras formas de propriedade, herança, recursos naturais, novas tecnologias apropriadas e serviços financeiros, incluindo microfinanças;Construir a resiliência dos pobres e daqueles em situação de vulnerabilidade, e reduzir a exposição e vulnerabilidade destes a eventos extremos relacionados com o clima e outros choques e desastres econômicos, sociais e ambientais
O Objetivo 17: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável, possui 4 perspectivas. Na primeira, de finanças, um dos objetivos é Fortalecer a mobilização de recursos internos, inclusive por meio do apoio internacional aos países em desenvolvimento, para melhorar a capacidade nacional para arrecadação de impostos e outras receitas e adotar e implementar regimes de promoção de investimentos para os países menos desenvolvidos. Em Tecnologia uma das metas é promover o desenvolvimento, a transferência, a disseminação e a difusão de tecnologias ambientalmente corretas para os países em desenvolvimento, em condições favoráveis, inclusive em condições concessionais e preferenciais, conforme mutuamente acordado. Em Capacitação visa reforçar o apoio internacional para a implementação eficaz e orientada da capacitação em países em desenvolvimento, a fim de apoiar os planos nacionais para implementar todos os objetivos de desenvolvimento sustentável, inclusive por meio da cooperação Norte-Sul, Sul-Sul e triangular. Em Comércio visa aumentar significativamente as exportações dos países em desenvolvimento, em particular com o objetivo de duplicar a participação dos países menos desenvolvidos nas exportações globais até 2020. Em Questões Sistêmicas, visa aumentar a coerência das políticas para o desenvolvimento sustentável, incentivar e promover parcerias públicas, público-privadas e com a sociedade civil eficazes, a partir da experiência das estratégias de mobilização de recursos dessas parcerias e até 2030, valer-se de iniciativas existentes para desenvolver medidas do progresso do desenvolvimento sustentável que complementem o produto interno bruto [PIB] e apoiem a capacitação estatística nos países em desenvolvimento. Vale ressaltar que essas ODS apresentam inúmeras outras metas e aqui foram apresentadas algumas delas.
...