Objetivos da Contabilidade e Utilização da informação Contábil
Por: mellorsandra • 8/3/2017 • Trabalho acadêmico • 3.047 Palavras (13 Páginas) • 140 Visualizações
Etapa 1
Aula tema: Objetivos da Contabilidade e Utilização da informação Contábil; Introdução as Relatórios Contábeis.
Passo 1: Acesse o texto Objetivo da Contabilidade e em no máximo uma lauda elabore um resumo sobre as principais mensagens do artigo.
O OBJETIVO DA CONTABILIDADE
Com as mudanças a Contabilidade foi se aprimorando e melhorando no aspecto de demonstrar e prescrever seus números e estatísticas, demonstrados assim diante de gráficos, tabelas, notas explicativas, relatório, Balanço Patrimonial.
A Contabilidade tem por objetivo fazer demonstrações e analises econômica, financeira, física e de produtividade, ou seja, do Patrimônio, bens, contas a pagar, contas a receber lucro, investimento, valores a recuperar, fluxo de caixa. Estas demonstrações permitem que os usuários tenham controle da situação financeira e econômica da empresa ou pessoal podendo assim deduzir determinadas situações futuras.
Para que seja feita uma clara avaliação é necessário que o usuário evidencie as informações referentes a empresa como um todo. Quando não se usa a contabilidade ou se usa de forma incompleta, gera ao usuário limitações na administração e controle de seus bens e Patrimônio.
Quando ao seu objetivo, a Contabilidade é uma ciência social, pois através dela se pode ter a visão financeira e de lucro, auxiliando assim os acionistas e tomadores de decisão, no momento e futuramente. Como se pode ver a Contabilidade não se resume somente em números.
Passo 2: Reúna com sua equipe e redijam uma redação de no máximo 30 linhas sobre qual a semelhança existente em sua vida financeira e a de uma empresa. Quais controles, quais resultados, quais objetivos financeiros você possui enquanto cidadão que se parece com os de uma organização.
A semelhança da vida financeira pessoal e a de uma empresa é bastante evidente, pois o controle Patrimonial feito em uma empresa, pode ser facilmente comparada e feita por uma pessoa para que tenha segurança, visão de resultado e auxilio na tomada de decisão.
Para que uma empresa seja bem administrada é preciso ter o controle do capital, patrimônio, contas a pagar e a receber a curto e longo prazo. Na vida pessoal não é diferente, a falta de controle nas finanças, provavelmente trará conseqüência o futuro.
Como em uma empresa podemos levar parte dessas finalidades para o nosso dia-a-dia, há pessoas que precisam aprender a se controlar e colocar de forma clara e objetiva seus ganhos, gastos e investimentos, para assim poder observar e conter certos exageros que muitos cometem sem ter o controle e a visualização de um futuro financeiro estabelecido com organização e metas a serem cumpridas com base em seus valores adquiridos ao longo da semana, mês ou ano.
A empresa necessita da contabilidade para que tenha uma vida financeira organizada. Na vida financeira pessoal é da mesma forma, o que muda, no entanto são as obrigações e objetivos. A empresa segue sempre rumo ao crescimento e reconhecimento no mercado, o que conseqüentemente irá gerar lucro, na vida pessoal
Passo 3: Escolham um empresário de sua cidade (facilitem a escolha preferindo um sócio, diretor ou empresário que você ou algum membro do grupo conheça) e realizem uma entrevista, procurando obter qual a visão desse empresário sobre a importância da contabilidade na gestão de sua empresa. Validem com o professor da disciplina as perguntas que seu grupo gostaria de fazer.
- Como iniciou seu negocio?
R: Trabalhava em sociedade com um amigo, mas em determinado momento tomamos rumos diferentes e decidi então abrir um negócio só meu.
- Sempre teve auxilio da contabilidade no controle das finanças de sua empresa?
R: Confesso que a princípio não, mas a empresa foi crescendo e precisei de ajuda para administrar meus bens. As mudanças foram muitas, não preciso me preocupar, pois para qualquer decisão posso consultar e seguir o caminho certo.
- Quais foram as maiores mudanças?
R: Poder registrar detalhadamente o fluxo de caixa da empresa, sabendo o quanto se vende e o quanto se tem de lucro e ter mais segurança na tomada de decisão.
- Acredita que é possível manter a vida financeira da empresa em equilíbrio sem o auxilio da contabilidade?
R: É possível, mas depende muito do tamanho da empresa em se a pessoa já tem noções contábeis e administrativas.
- Quais outros controles a empresa precisa ter para estar sempre estabilizada?
R: É um conjunto, todos os setores precisam estar alinhados, pois dependem um do outro, para que a organização tenha destaque a atinja seus objetivos.
ETAPA 2
Aula-tema: Definição de Ativo, Passivo e Patrimônio Liquido; Receitas, Despesas, Perdas e Ganhos.
Passo 1: Leia o artigo Conceitos relevantes de ativo, passivo, goodwill, receitas, despesas, ganhos e perdas: uma análise do ensino da teoria da contabilidade e no máximo em cinco laudas elabore resumo do item 2, p. 2 a 10, descrevendo os conceitos oferecidos pelo autor sobre os temas abordados nas aulas-tema.
Aumentaram as pesquisas sobre a importância do calculo dos ativos e passivos para que possa ter valores mais precisos do patrimônio da entidade.
Pode se dizer que o ativo é o conceito como núcleo fundamental da Teoria Contábil, o conceito do ativo é a sua mensuração, aspecto importante porém algumas vezes não compreendidas pelos estudantes de ciências contábeis. Para o reconhecimento contábil é preciso apresentar através da FASB (financial standarts board) ou SFAC 62, seus benefícios econômicos futuros prováveis que são obtidos e controlados por uma entidade de transação ou eventos passados, caso isso não ocorra não há reconhecimento contábil da existência de tal ativo.
...