Os Cenários Prospectivos
Por: Daniel Vieira • 1/1/2022 • Artigo • 1.020 Palavras (5 Páginas) • 152 Visualizações
CENÁRIOS PROSPECTIVOS
Podemos assumir que Cenário é o conjunto formado pela descrição coerente de uma situação futura e pelo encaminhamento dos acontecimentos que permitem passar da situação de origem à situação futura ou, em outras palavras, prever o futuro através da visualização de imagens que gera um e mais outros cenários alternativos, para uma situação que se imagina querer que aconteça".
Existem Cenários possíveis (todos os que a mente humana puder imaginar), Cenários realizáveis (aqueles possíveis de ocorrer e que levam em conta os condicionantes do futuro) e os Cenários desejáveis (em alguma parte do possível, mas nem todos, realizáveis).
A - MÉTODO SUBJETIVO
Consiste em criar imagens positivas ideais sobre o futuro, através de, por exemplo, uma dramatização, e ainda, desenvolver uma hipotética sequência de eventos, construída com o objetivo de focalizar as causas e efeitos relevantes. Utiliza-se também o método de Benchmarking (análise da concorrência), para apoio prospectivo do entorno, gerando assim, um relatório mais próximo do possível cenário futuro.
B - MÉTODO OBJETIVO
Método de Brainstorm, que visa agregar a livre propagação de ideias sobre um tema específico. As ideias devem ser cadastradas sem a preocupação de desenvolvê-las. A análise, viabilidade, priorização e desenvolvimento, são elaboradas posteriormente.
C - TÉCNICA NOMINAL DE GRUPO - NGT
Trata-se de analisar um problema por um grupo com experiência no tema, a ser avaliado e apresentado sob a forma de um quadro de Pertinência, Probabilidade e Auto-avaliação.
O processo de tomada de decisão através de cenários, pode ser dividida em quatro fases: diagnosticando o problema, encontrando boas soluções alternativas, prevendo as possíveis consequências de cada alternativa e selecionando aquela que promete maiores acertos e vantagens.
Uma percepção sensitiva, ligada a uma análise lógica, é especialmente importante no diagnóstico e na previsão; a originalidade e a imaginação têm uma grande parte na pesquisa criadora por alternativas; e, na seleção final, as valorizações subjetivas são inevitáveis.
Como você diferencia cenários prospectivos de cenários projetivos?
Estudo de Caso
A construção do plano de contingência e o plano de continuidade para o evento Bug 2000
trabalho realizado em 1999 no Banco do Brasil.
Entendendo o BUG 2000
O bug do ano 2000 surge devido ao fato de as datas em numerosos computadores serem codificadas em dois números, ou seja, em vez de mostrar (de calcular) 4 números (como 1974), estes computadores afixam 2 números (por conseguinte 74).
Isto deve-se ao fato de, na época em que estes computadores foram fabricados, a memória era extremamente cara, assim os programadores e construtores tentavam economizá-la ao máximo.
Consequentemente, quando os computadores tiverem de passar para o ano 2000, às 23:59: 59 do dia 31 de Dezembro de 1999, os computadores, bem como todos os elementos cuja data está codificada em apenas 2 números, viajarão do ano 2000 para o ano 00, ou seja, para o computador no ano de 1900.
Além disso, isto colocará um problema para os elementos que usam a hora e a data do sistema, nomeadamente para conhecer uma duração fazendo uma subtração, ou ainda os softwares que realizam tarefas automáticas de acordo com os dias da semana (1° de janeiro de 1900 será uma segunda-feira, enquanto que 1° de janeiro de 2000 será um sábado).
Por outro lado, para complicar ainda mais, o ano 2000 é bissexto enquanto que o ano 1900 não o era, então temos um mês de Fevereiro de 28 dias em 1900 e um mês de Fevereiro de 29 dias no ano 2000.
No dia 1° de janeiro de 2000, numerosos computadores e sistemas cujo funcionamento é governado pelo relógio do sistema funcionará de maneira aleatória, fornecerão resultados errados, ou pararão simplesmente funcionar. Tudo isto pode ir do simples erro sem gravidade à paragem de todo um escritório, passando por problemas suplementares relativos à ecologia, a defesa, as indústrias, a bolsa…
É por isso que numerosas linhas de código (milhões) devem ser alteradas (para os programas) e patchs (correções "software") devem ser instalados em numerosas máquinas para os ajudar nesta passagem crítica.
...