Os Dez Papéis do Administrador
Por: kellykm • 11/4/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 569 Palavras (3 Páginas) • 1.961 Visualizações
Os dez papéis do Administrador
O trabalho dos administradores varia de acordo com o nível hierárquico, especialidade, tamanho da empresa, conjuntura econômica e outros fatores. Provavelmente, a personalidade e os valores do administrador influenciam a maneira como ele trabalha.
Seu trabalho não consiste apenas em planejar, organizar, dirigir e controlar. Estas funções do processo administrativo diluem-se e combinam-se com o desempenho dos papéis, especialmente com os que envolvem a administração de recursos e tomadas de decisões.
Como Administarador, provavelmente irá cumprir muitos papéis diferentes a cada dia.
Ao conduzir sua equipe, você pode encontrar-se resolvendo um conflito, uma negociação de novos contratos, representando o seu departamento em uma reunião do conselho, ou aprovando um pedido de um novo sistema de informática.
Em resumo, você está constantemente envolvido com tarefas, situações e alterações. O especialista em Gestão e professor Henry Mintzberg, descreve dez papéis primários ou comportamentos que podem ser usados para categorizar as diferentes funções de um gerente.
Podemos usar esses papeis com o seu entendimento para melhorar nossas habilidades de gerenciamento.
Os 10 papéis do administrador, estão divididos em três categorias, como se segue:
I. Interpessoal:
1. Simbolo – o gerente é um simbolo e representante da organização, um relação publica, estando presente em algumas tarefas, não envolvendo significativamente a tomadad de decisões, estar presente em locais e momentos importantes.
2. Líder – a liderança está presente em suas atividades, envolvendo seu lado interpessoal, influenciando funcionários, clientes, fornecedores e outros.
3. Elemento de Ligação – envolve o relacionamento que deve ser vinculado entre sua equipe e outra, para intercambio de recursos e informações, pessoas que irão gerar novos negócios ou facilitar os negócios existentes.
II. Informacionais:
4. Monitor/coletor – recebe ou procura obter a mais variada fonte de informações para entender o que se passa na organização. Envolve a capacidade de lidar com várias fontes de informação que vai de literatura técnica, até a “rádio peão”.
5. Disseminador – é a atitude de passar as informações potencialmente úteis para os seus colegas e sua equipe, atualizando-a e mantendo em sintonia com a organização. Tanto a informação de externa para dentro, quanto interna de um subordinado para outro.
6. Porta-voz – está relacionado na transmissão de informações de fora para dentro da organização e de dentro para fora, são gestores que representam e falam em nome de sua organização. Neste papel você é responsável pela transmissão de informações sobre a sua organização e os seus objetivos para as pessoas fora dela.possuindo a sensibilidade para o que pode ou não ser comunicado das informações empresariais.
III. Papéis decisórios
7. Empreendedor Decisional – Como gestor, planeja a maior parte das mudanças dentro da organização.
...