Os Gráficos da Administração
Por: Francislene2014 • 29/10/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 442 Palavras (2 Páginas) • 229 Visualizações
GRÁFICOS DA ADMINISTRAÇÃO
ORGANOGRAMAS
Conceito: É a representação gráfica de uma organização, onde são configurados os diversos órgãos, cargos ou funções, com as suas respectivas interdependências, linhas de autoridade e subordinação.
[pic 1]
Técnicas de construção
1º nível – os órgãos deliberativos (dos quais emanam as ordens);
2º nível – os órgãos executivos (gerenciam o que foi deliberado);
3º nível – os órgãos de função técnica (são os que planejam, controlam e cuidam da execução dos trabalhos);
4º nível – os órgãos operacionais (os que realizam as operações de trabalho).
Quanto à ligação dos órgãos:
__________ linha de comando (fluxo de operações);
--------------- linha de assessoria (fluxo de informações. O assessor não interfere no comando).
Tipos de Organogramas
Entre outros temos os seguintes:
[pic 2]
1- Organograma tipo linear ou militar
Esse tipo de organograma ilustra a hierarquia. Cada nível hierárquico constitui um departamento, com direito a dar ordens ao nível imediatamente inferior e de receber ordens do nível imediatamente superior.
[pic 3]
2- Organogramas tipo funcional:
Nesse tipo de estrutura os órgãos estabelecem transmissão simultânea de informações relativas ao assunto que cada um domina. Se não houver uma boa organização, surge o risco de choque de autoridade.
[pic 4]
3- Organogramas linear ou militar com staff:
Esta estrutura é adotada quase que obrigatoriamente pelas grandes e médias empresas. “Staff” corresponde à assessoria.
[pic 5]
4- Organogramas funcional com staff:
Este organograma nada mais é do que um funcional acrescido de órgãos de assessoria. É uma combinação que objetiva tornar perfeita a estrutura organizacional de uma empresa.
[pic 6]
OBSERVAÇÃO:
Os Organogramas clássicos podem ser do tipo militar, como o exemplo a cima, ou funcionais. Os funcionais apresentam linhas inclinadas que interligam os diversos setores, dando à estrutura uma característica mais dinâmica nas relações funcionais.
CRONOGRAMA
Conceito:
“É um gráfico que tem como objetivo estabelecer e controlar a execução de um programa de trabalho, criado pelo americano Henry Grantt, razão pela qual o cronograma passou a ser conhecido como Gráfico de Grant”.
Objetivos:
. Acompanhar a execução de um programa de trabalho, estabelecendo seu início e fim de forma geral e também das etapas intermediárias do processo de trabalho;
. Permitir que fossem observadas as seguintes variáveis: tempo, progresso de trabalho, produção final orçada e ritmo de entrega, sempre que se tratar de acompanhamento de produção.
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
FLUXOGRAMA
Conceito: É a representação gráfica, em sequência, das diversas operações de um processo de trabalho numa empresa, sem indicação de tempo nem de quantidade de trabalho.
...