Os Modelos Curriculares
Por: Custodio Chiau • 22/8/2019 • Projeto de pesquisa • 3.576 Palavras (15 Páginas) • 183 Visualizações
0.0.Introdução
Este projecto versa sobre a análise de estratégias do ensino nas turmas numerosas na Escola primária do 1 o e 2o graus de Manzir no período de 2017 – 2019.
O professor deve buscar estratégias para transformar a relação ensino – aprendizagem. Nesse sentido, a proposta deste estudo está pautada na investigação de quais estratégias poderiam despertar o interesse dos alunos para os conteúdos proporcionando um melhor desempenho no processo de gestão escolar.
O uso das estratégias ou métodos desperta curiosidade e atenção da maioria dos alunos, até mesmo aqueles mais desinteressados que em perturbar a sala. Quando o aluno entende o que está lhe sendo ministrado, tem maior interesse e motivação para se concentrar.
É importante utilizar estratégias de ensino que consigam inserir os alunos no seu contexto social, através de diálogos abertos, irá tornar o ensino mais algo produtivo e ligados com os pensamentos e inovações do mundo moderno, o qual os educandos estão inseridos.
A pesquisa vai recorrer a observação dos factos tal como ocorrem. Não permite isolar e controlar as variáveis, mas perceber e estudar as relações estabelecidas. Este procedimento, consiste no deslocamento ao campo de estudo. Onde irá usar a técnica de entrevista para os professores que leccionam 6a e 7a classes e uma parte dos alunos, a pesquisa a pesquisa bibliográfica que recupera o conhecimento cientifico acumulado sobre um problema, através da revisão da literatura de obras que versam sobre o tema e consulta a internet.
0.1.Delimitação do tema
O presente projecto tem como tema: Estratégias do ensino nas turmas numerosas onde terá o campo de estudo na Escola primária do 1 o e 2o graus de Manzir no período de 2017 – 2019, no bairro 1 de Manzir do distrito de Bilene na província de Gaza.
0.2.Objectivo geral
- Analisar os métodos de ensino nas turmas numerosas na Escola primária do 1 o e 2o graus de Manzir no período de 2017 – 2019
0.2.1.Objectivos específicos
- Identificar métodos de ensino nas turmas numerosas na escola primária do 1o e 2ograus de Manzir
- Classificar os métodos de ensino nas turmas numerosas na escola primária do 1o e 2o graus de Manzir;
- Propôr os métodos de ensino na escola primária do 1o e 2o graus de Manzir.
0.3.Problematização
As escolas moçambicanas enfrentam problemas de superlotação das turmas devido ao não acompanhamento do crescente número dos alunos pelas infra – estruturas escolares. As da província de Gaza e as do distrito do Bilene em particular, não fogem a regra. As infra – estruturas escolares nacionais não estão a acompanhar o crescente número de alunos que todos os anos entram para o ensino Secundário Geral e tem como consequência a superlotação das salas. Nestas condições, os professores trabalham com dificuldades o que resulta em não acompanhamento individualizado aos alunos e faz com que não haja, assim, o ensino centrado no aluno.
Verifica – se que nas carteiras duplas, sentam três alunos e ocupam os corredores da sala de aula dificultando a circulação do professor para o devido acompanhamento dos alunos.
A relação entre os alunos e o professor deve ser o mais natural possível, estabelecendo – se diálogos, onde a aproximação de seus problemas é que irá deixar nele a vontade de aprender e compartilhar com os demais as suas experiências, o que não acontece nestas turmas devido às dificuldades que o professor tem e da pressão que o mesmo sofre com o cumprimento dos programas de ensino.
Perante este cenário, coloca - se a seguinte questão:
- Até que ponto as estratégias de aprendizagem utilizadas pelos professores na escola primária do 1o e 2o graus de Manzir, nas turmas numerosas, contribuem para uma melhor aprendizagem?
0.4.Hipóteses
Segundo RODRIGUES(2007:22) uma resposta antecipada do pesquisador, que a deduziu da revisão bibliográfica. É enunciada sob forma de uma afirmação, ainda provisória, que o autor do trabalho está enunciando.
Na tentativa de responder ao problema acima descrito formulamos as seguintes hipóteses:
- Provavelmente o fraco uso das estratégias nas turmas numerosas resulte da superlotação das mesmas;
- O uso das estratégias nas turmas numerosas na escola primária do 1o e 2o grau de Manzir, pode contribuir para o sucesso de ensino e aprendizagem na 6 a e 7 a classes.
0.5.Justificativa
O problema da superlotação das turmas é notório nas escolas do distrito do Bilene e do país em geral e presume – se que é um dos responsáveis pelo fracasso da qualidade do ensino e aprendizagem manchando assim a imagem do professor na sociedade.
Para NERICE: 1983 é difícil trabalhar nestas condições ou quase impossível, um professor dedicar – se convenientemente, a todos os alunos em um som tempo. O ideal seria classes de 30 a 35 alunos.
Em turmas numerosas, muita das vezes os professores têm menos tempo, a dedicar – se na avaliação o que por consequente, observa se uma diminuição da quantidade de avaliações ou há tendência de se escolher uma avaliação de escolha múltipla, o que atenua a pressão do professor e tem um efeito positivo para os alunos.
A importância e a complexidade do uso das estratégias do ensino em turmas numerosas fazem deste, um tema pertinente e perfeitamente actual em qualquer debate do fórum educativo.
0.6.Metodologia
Dada a relevância do tema, para alcançar os objectivos acima traçados, a pesquisa recorrer – se –á nos seguintes métodos :
Tipo ou natureza da pesquisa
Para a produção da pesquisa iremos recorrer à pesquisa quantitativa, que consistirá na previsão da mensuração de variáveis pré estarrecidas, procurando verificar e explicar sua influência sobre outras variáveis, mediante análise de frequência e incidência, e de Co – relações estatísticas representando se graficamente. Por ser coerente com os objectivos da pesquisa.
...