Os Negócios inovadores de crescimento empreendedor
Por: Ricardo Tótora • 30/8/2017 • Trabalho acadêmico • 889 Palavras (4 Páginas) • 136 Visualizações
Novos negócios inovadores de crescimento empreendedor
Novos negócios inovadores de crescimento empreendedor são uma raridade no Brasil e , em boa parte , é o que explica nosso país de commodities. Não é algo tão ruim assim , mas se o objetivo for melhorar o país , o caminho muda e tem que passar por gerar e gerir novos negócios inovadores de crescimento empreendedor .
Um novo negócio é algo que acabou de começar , não esta por ai há muito tempo .Ele é inovador se o seu propósito for de mudar o comportamento de agentes de mercado, como os fornecedores e os consumidores de qualquer coisa. E é de crescimento empreendedor se ele cresce muito mais pela energia do negocio e de seus empreendedores do que pela demanda de mercado .Colocando os fatos em numeros, se o mercado esta crescendo 5% ao ano , no mercado empreendedor devera crescer em media de 25% a 50 % acima da média .
Resumindo , trata se dos negócios que impactam mais a economia e a sociedade , com uma combinação de inovação e empreendedorismo , que crie mais trabalho , mais renda, e mais resultados proporcionalmente.E estudos mostram que este impacto ampliado não ocorre quando um negocio ainda é muito pequeno , nem quando já se tornou realmente grande, mas enquanto ele cresce .
Quando um negocio é relativamente pequeno ele certamente criara pouco trabalho e tende a continuar assim se seu nível de sofisticação for baixo , como na maioria dos pequenos negocios no Brasil, ate porque os empregos não são bem remunerados nesses empregos .
Já quando um negocio é muito grande , uma das preocupações centrais é como fazer mais com menos gente . Negocios são abstrações formadas por redes de pessoas que compartilham objetivos comuns, fazendo com que se pense o tempo todo em como fazer mais com menos.
Portanto ao fundar uma empresa , saiba que o momento certo para se crescer de fato,muito e muito rápido é antes de se tornar grande e depois dos mil dias de existência. Os primeiros três anos, são quase sempre de aprendizado, quando os produtos e serviços ainda são protótipos e os clientes e receitas são ainda relativamente baixos .
Boa parte dos atuais gigantes da web hoje viveu essa fase anterior ao crescimento empreendedor em sua tragetoria .Google e Facebook por exemplo , tiveram por exemplo seus primeiros mil dias quase sem receitas , mesmo tendo usuários. Neste tempo, dedicaram –se ao aprendizado e a criação do modelo de negócios , procurando respostas para uma pergunta – chave :”quem paga quando para a gente fazer o que e para quem ¿”
Construir ou comprar ¿
É onde entra a combinação de inovação e empreendedorismo.Essa combinação consiste entre em propor e executar novos arranjos na forma de comportamentos, produtos e serviços que vão atrair novos potenciais consumidores e clientes .É assim que os negócios gerarão trabalho,renda, resultados e um crescimento cinco a dez vezes superior a puxada do mercado.
Novos negócios nesse contexto não são necessariamente novas empresas, podem ser também novos produtos ou serviços em empresas que já existem .Só que , na maior parte dos casos, especialmente em grandes empresas, talvez seja muito mais dificil articular os processos de inovação e empreendedorismo parar gerar novos negócios .
Por este motivo , boa parte das empresas inovadoras, compram startups o tempo todo.Exemplo disso é o Google, criado em 1998, ele comprou mais de 150 empresas de 2001 ate agora. De 2005 para cá o faceebook comprou 45 . Essas duas e muitas mais optaram por comprar , em vez de construir novos negócios inovadores de crescimento empreendedor , como parte essencial da estratégia de inovação e crescimento .
...