Os Paradigmas4E’s da gestão pública: eficiência, eficácia, efetividade e economicidade.
Por: Valmir Ferreira de Almeida • 30/8/2019 • Resenha • 749 Palavras (3 Páginas) • 233 Visualizações
[pic 2][pic 3][pic 4]
SEMINÁRIO TEMÁTICO V – 2019/1
Resenha descritiva
Os paradigmas4E’s da gestão pública: eficiência, eficácia, efetividade e economicidade.
Valmir Ferreira de Almeida
POLOTAIOBEIRAS/2017
[pic 5]
Souza Rosângela Silva, Silva Danilo Olivera. Os paradigmas4E’ da gestão pública: eficiência, eficácia, efetividade e economicidade. Faculdade de ciências sociais e agrárias de Itapeva. Rodovia Francisco Alves Negrão, Km285 – Bairro D’ Água – Itapeva – SP- Brasil – cep 184 12-000
Resenha descritiva
Este artigo tem como objetivo retratar a ncessidade de aprimoramento no que se refere a política e gestão de bens de serviços, cada vez mais vivemos em uma sociedade onde o clamor popular tem sido cada vez maior em relaçaõ avanços na política Brasileira. Os autores Rosângela Aparecida Souza e Danilo Oliveira Silva, fez um estudo minucioso, demonstrando que a administração pública precisa passar por um processo de mudanças, os políticos contemporâneos precisa exercer um política de resultado, colocando em práticas ações voltadas para a eficiência, eficácia, efetividade e economicidade. Neste artigo os autores busca soluções para um política de baixa qualidade aos cidadãos com falta de organização e o mau gerenciamento dos recursos disponíveis, eliminar o círculo vicioso da política torna –se um grande desáfio, abrangendo avanços administrativos e novas teorias que visam superar os problemas existentes.
Através deste artigo, percebe –se que faz se necessário o uso de mecanismos modernos, estratégicos, no sentido que a atuação do estado seja voltada para o atendimento das necessidades coletivas, evitando ações patrimonialistas, colocando em prática uma gestão gerencial, onde o governo é voltado para todos. O artigo aqui relatado demonstra a todo momento que organizações na gestão pública de qualidade está relacionada a uma elevada capacidade de gestão, tornando as ações mais eficientes e eficazes, tendo assim efetividade e economicidade. Com a funcionalidade dos conselhos e uma maior aproximação da população aos gestores públicos, percebe –se que o administrador público que queira desempenhar suas funções com excelência, precisa elevar a sua capacidade de trabalhos estratégicos, buscando se organizar através dos anseios populares, pois como trabalha sempre com recursos escassos, precisa ter o maior aproveitamento possível diante das demandas.
O artigo esclarece para todos nós a importãncia do 4E’ s em nossa sociedade: eficiência, eficácia, efetividade e economicidade, demonstrando que para uma gestão de excelência estas quatro palavras andam juntas, portanto para atingi- las, os mecanismos estratégicos organizacionais precisam ser adotados no sentido que se tenha um evoluçaõ no quadro político da localidade.
O objetivo do artigo é demonstrar que sempre é possível fazer mais com menos, propor aos nossos gestores a elevação do seu conhecimento, demonstrando a importância da gestão pública na vida do cidadão, dando lhes suporte e conhecimento para que tenha o entendimento necessário para tomar decisões acertadas que vise sempre o bem está social e coletividade.
...