TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Perfis de Liderança

Por:   •  1/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.505 Palavras (7 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 7

        

Matriz de atividade individual

Disciplina: Gestão de Pessoas

Módulo: Módulo 4

Aluno: André

Turma: 0518-8_1

Introdução

Abaixo resultado da pesquisa para a atividade individual, trazendo: Principais características dos perfis de liderança, vantagens e desvantagens de cada perfil e estilos de liderança mais frequentes no ambiente organizacional.

Antes de entrar diretamente ao ponto perfis de liderança, gostaria de destacar os estilos de liderança que são a partir da Teoria dos Estilos de Liderança, que tentou identificar qual o melhor estilo a ser adotado. De acordo com a teoria, existem 3 estilos de liderança:

  • Autocrática – centralizador e dá ordens
  • Democrático – é o que daz fluir, orientando e incentivando o time.
  • Liberal – tem como foco a delegação, deixando o grupo a vontade e sem controle algum.

Mas, qual o melhor estilo de liderança? Na realidade outra teoria discutiu esse tema e a conclusão é que depende da situação, momento, sendo um líder um camaleão de estilos (liderança situacional) para poder conduzir da melhor forma, através dos membros distintos da equipe, obtendo melhores resultados, desenvolvendo, gerenciando, se diferenciando e atingindo os objetivos.

Quanto aos perfis, questão principal deste trabalho, destaco abaixo material muito rico e claro localizado na internet.

Desenvolvimento – análise de diferentes perfis de liderança

Perfis liderança:

1. Coercitivo

As características principais estão na centralização do poder para si, com muito individualismo. Líderes com esse perfil, possuem o medo do crescimento dos membros da sua equipe, pois acham que vão tirar o seu lugar.

Esse estilo acaba criando uma distância entre o líder e os seus liderados, o que dificulta qualquer criação de confiança, respeito e empatia entre ambas as partes.

Normalmente, tende a fornecer feedbacks negativos. Apesar disso, é alguém que geralmente é movido por resultados e tem facilidade em lidar com os colaboradores mais problemáticos.

Um dos mais comuns que encontramos nas empresas.  É o tradicional chefe.

2. Autoritário

Também conhecido como o líder exigente, comanda a sua equipe com firmeza e tem como princípio a excelência. Um dos seus pontos positivos é a capacidade de mobilizar as pessoas em prol de um objetivo.

Apesar disso, pode querer monopolizar muita coisa para si e cobra o máximo de empenho de todos, sendo muito crítico com quem não apresenta os resultados esperados. Geralmente também é impaciente com quem possui dúvidas e não admite erros.

Não incentiva muito a colaboração, deixando a cargo dos seus colaboradores buscarem ajuda entre si. É muito comum entregar as tarefas para a sua equipe e cobrar um bom resultado no prazo previsto, sem fornecer suporte.

Esse perfil pode ser bom na questão da motivação e mobilização em busca dos objetivos da empresa.

3. Marcador de ritmo

O líder marcador de ritmo é aquele que busca um alto desempenho e tenta liderar pelo exemplo. Muitas vezes, é visto como alguém que é workaholic, pois a sua vida se resume a alcançar os seus objetivos profissionais.

Na prática, fica trabalhando até mais tarde com a sua equipe e gosta de colocar a mão na massa. O seu ponto positivo é que dificilmente deixará o seu time em apuros quando algum problema surgir.

Porém, por muitas vezes ele espera o mesmo comportamento workaholic da sua equipe, não respeitando um ritmo de trabalho que seja saudável. Em alguns casos, chega até a distorcer o conceito de engajamento.

Essa liderança  focada exclusivamente em resultados torna-se perigosa,  pelo foco no individualismo. Isso pode fazer com que também não tenha paciência em relação aos colaboradores que não tenham o mesmo ritmo, podendo causar desmotivação e uma baixa satisfação.

4. Democrático

O líder democrático possui como pilar a colaboração da sua equipe. É comunicativo, mas que, acima de tudo, demonstra confiança nos seus liderados.

O seu grande ponto forte é incentivar o envolvimento do time em todas as atividades, inclusive nas decisões que devem ser tomadas.

Preza muito pelo consenso de todos, especialmente no que diz respeito a aprovar ideias e planos de ação. Podemos dizer também que esse tipo de líder é ótimo para a motivação e retenção de talentos.

O ponto de desenvolvimento nesse perfil é a indecisão, principalmente quando a sua equipe não consegue colaborar nesse processo.

5. Treinador

Focado também em relacionamento. Desenvolve as pessoas, esse é o seu ponto forte.

Prezar pelo autoconhecimento é uma de suas características mais marcantes.  O líder treinador    entende que a sua função é levar isso para outras pessoas. Consegue diagnosticar muito bem os pontos fortes e fracos dos seus colaboradores, criando um plano de ação para orientá-los a fim de que possam melhorar seus respectivos desempenhos no dia a dia.

As dificuldades e os obstáculos não são problemas para si, que enfrenta-os sempre com maturidade e firmeza. Apesar disso, possui como ponto fraco a crença de que um treinamento pode ser mais valioso que uma conversa franca.

6. Centralizador

Na prática, toma decisões sem consultar a equipe e tem dificuldades em delegar as atividades operacionais. Mesmo quando delega, será necessário passar por sua aprovação.

Esse estilo pode ser muito bom para equipes imaturas, que não conseguem caminhar sozinhas e precisam ser desenvolvidas. Porém, ser centralizador demais pode desestimular a equipe, pois pode criar o sentimento de que o seu trabalho não é valorizado.

Além disso, pode causar uma grande sobrecarga para si, atrasando as entregas, o que faz também com que o seu time não veja o resultado do seu trabalho.

Outro perfil encontrado frequentemente nas empresas.

7. Liberal

Se encaixa muito bem com equipes multidisciplinares que possuem um alto nível de maturidade. Na prática, o líder delega plenos poderes e tarefas para o seu time e fica à disposição para apoiar se necessário.

Desafia a sua equipe a entregar os melhores projetos. Sempre com um espaço para criatividade, inovação e muita troca de conhecimento. Mas para que essa liderança funcione, é preciso que o gestor conheça muito bem cada membro da sua equipe.

O ponto de atenção está nas situações em que possa acontecer uma certa falta de acompanhamento em relação ao desempenho da sua equipe, que poderá ficar extremamente desfocada no que deve ser feito. Isso pode comprometer os resultados das suas entregas.

8. Inspirador

Serve de exemplo para os outros colaboradores da empresa, inclusive para a sua equipe. Os motivos estão na sua competência, no seu trabalho bem feito e também pelo seu carisma. Se dá muito bem com equipes altamente motivadas e que querem ter um bom desempenho.

Todos da equipe sabem o que precisa ser feito e quando consultá-lo. Geralmente é alguém que age com ética e procura ser o mais justo possível. Além de ser muito bom em delegar tarefas, fazendo apenas o trabalho de relacionamento para saber se tudo está em ordem.

O único ponto de atenção é que esse perfil de liderança pode entrar em conflito com outras figuras dentro do negócio. Nesse caso, destacamos os talentos que possuem uma personalidade forte e questionadora, além de outros profissionais mais experientes que podem não concordam com o seu jeito de trabalhar.

9. Visionário

É aquele que está sempre de olho no futuro. Seus principais feitos estão na criação de planos e projetos que vão levar a empresa a um patamar de muito sucesso no futuro.

Por ser visionário, possui uma facilidade enorme em encontrar talentos para trabalharem consigo. Porém, nem tudo são flores, pois pode ocorrer de não conseguir ser tão eficiente nas tarefas que possuem um foco a curto prazo.

Além disso, manter a sua equipe motivada é um grande desafio. Nem todos podem comprar a ideia que um grande retorno virá somente no futuro.

10. Paternal

Por fim, o perfil de líder paternal que é aquele que preza pelo relacionamento com a sua equipe, construindo relações mais fraternais. Aliás, esse é o seu principal pilar de liderança: construir uma equipe baseada no bom relacionamento.

Vemos como um gestor que proporciona um bom ambiente de trabalho, mas que não gosta de fornecer feedbacks negativos, pois tem muita dificuldade em fazer isso. Além disso, o seu perfil não está muito ligado ao resultado, mas sim ao lado emocional, o que pode ser um risco para a empresa.

É excelente no que diz respeito a resolver conflitos. Mas não consegue ser neutro no momento de julgar as situações, fazendo com que a sua liderança possa atrapalhar o desenvolvimento da sua equipe, bem como a sua performance em busca dos resultados esperados.

Considerações finais

Conclusão:

São vários os perfis de liderança, cada um com suas características marcantes. Alguns encontrados com mais frequência nas organizações como o coercitivo e o centralizador, outros que tendem a dar mais liberdade e autonomia às suas equipes. Em grandes organizações podemos observar boa parte dos perfis de liderança atuando em diferentes departamentos, já em pequenas empresas a tendência são perfis mais similares, seguindo o perfil do principal executivo.  

A grande questão é, além de entender qual é o seu perfil de liderança, é também entender o perfil da sua equipe, podendo, assim, gerenciar as situações de forma equilibrada, não tão liberal e não tão coercitivo. Chamar a atenção em momentos que o grupo está disperso e dar espaço nos momentos em que as coisas estão fluindo para o alcance dos objetivos. Identificar e capacitar talentos, apoiando no seu desenvolvimento e preparar para novos desafios na carreira.

Referências bibliográficas

Gestão de pessoas na sociedade do conhecimento, FGV.

Site: http://www.administradores.com.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (266.4 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com