Os Princípios da Administração
Por: Sofia Coutinho • 29/5/2017 • Trabalho acadêmico • 1.675 Palavras (7 Páginas) • 123 Visualizações
Página 1 de 7
Princípios da Administração
- Administrar diz respeito ao desempenho da organização como um todo em determinado contexto.
- Peter Drucker: Pai da administração
- Desempenho está relacionado aos conceitos de:
- Eficácia – alcance dos objetivos: podem ser qualitativos ou quantitativos; representa a capacidade de adquirir e utilizar os recursos na persecução de seus objetivos
- Eficiência – racionalidade econômica = razão custo/benefício; coerência entre meios e fins
- Efetividade – demonstra se os produtos/serviços prestados estão ou não atendendo as necessidades e expectativas do mercado; prioriza o impacto social da organização
- Relevância – está em função dos significados concretos, dos atos e fatos administrativos, conhecidas por funções do administrador.
- Funções do Administrador:
- PREVER: conhecer antecipadamente nossas necessidades e possibilidades com relação ao que pretendemos construir
- PLANEJAR - Diz respeito as implicações das decisões tomadas hoje para um futuro; é a distribuição mais racional no tempo e no espaço dos elementos destinados a construção dos organismos; decidir algo antecipadamente
- IMPLANTAR – É tornar efetivo tudo aquilo que foi previsto e planejado.
- ORGANIZAR – Compreende a distribuição do poder, tarefas, das responsabilidades e da prestação de contas. A organização também expressa a distribuição otimizada dos recursos em uma empresa; reunir recursos, preparar processos a fim de obter os resultados planejados
- DIRIGIR – Envolve os estilos de liderança e de direção utilizados pelos gestores para motivas as pessoas a atingir os objetivos propostos e proporcionar o sentido de missão; cuidar da atividade diária
- CONTROLAR – Demonstra a compatibilidade entre objetivos esperados e resultados alcançados. O produto principal da função controle é a informação; é o resultado, processo final
- Conceitos introdutórios:
- ORGANIZAÇÃO: conjunto de pessoas trabalhando juntas de modo estruturado para alcançar um ou mais objetivos.
- ADMNINISTRAÇÃO: processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros da organização, e de usar todos os recursos disponíveis da organização para alcançar objetivos estabelecidos.
História da Administração
Influencias sobre a Administração
- Principais pensadores da administração
- SÓCRATES:
- A introspecção é a característica da sua filosofia
- O perfeito conhecimento do homem é o objetivo de todas as suas especulações e a moral, o centro para o qual convergem todas as partes da filosofia
- O meio único de alcançar a felicidade ou semelhança com Deus, fim supremo do homem, é a pratica da virtude. A virtude adquire-se com a sabedoria.
- O procedimento lógico para realizar o conhecimento verdadeiro, cientifico, conceptual é, antes de tudo, a indução, isto é, remontar do particular ao universal, da opinião à ciência, da experiência ao conceito.
- PLATÃO:
- Platão, como Sócrates, parte do conhecimento empírico para chegar ao conhecimento intelectual, conceptual, universal e imutável.
- O conhecimento sensível, particular, mutável e relativo não pode explicar o conhecimento intelectual, que tem por característica a universalidade, a imutabilidade, o absoluto (do conceito); e ainda menos pode o conhecimento sensível explicar o dever ser, os valores de beleza, verdade e bondade que estão efetivamente presentes no espirito humano.
- ARISTÓTELES:
- A lógica não faz parte do esquema pelo qual o autor dividiu e sistematizou as ciências. A lógica considera a forma que deve ter qualquer tipo de discurso que pretenda demonstrar algo, em geral, queira ser probatório.
- A lógica é preliminar às ciências, necessária para o modo como estas são desenvolvidas
- Da Vinci:
- Toda investigação, para ser chamada de ciência, tem de passar pelas demonstrações matemáticas.
- DESCASRTES:
- Não admito nenhuma coisa como verdadeira se não a reconheço evidentemente como tal
- A evidencia é o que salta aos olhos, é aquilo de que não posso duvidar, apesar de todos os meus esforços, é o que resiste a todos os assaltos da dúvida, apesar de todos os resíduos, o produto do espirito crítico.
- Dividir cada uma das dificuldades em tantas parcelas quantas forem possíveis.
- Concluir por ordem meus pensamentos, começando pelos objetos mais simples e mais fáceis de conhecer para, aos poucos, ascender, como por meio de degraus, aos mais complexos.
- Francis BACON:
- Considera a pesquisa experimental o único método verdadeiro de acesso aos fenômenos da natureza.
- A concepção baconiana rompe com as demais concepções filosóficas no sentido de que não trata o pensamento como um fim em si mesmo, enquanto pura experiência de contemplação do real. Toda investigação deve conduzir ao mesmo fim: a dominação cada vez mais ampla e completa da natureza.
- Adam SMITH:
- Está presente em cada um de nós um ‘homem interior’ que desempenha o papel de ‘espectador imparcial’, aprovando ou condenando nossas ações próprias e as dos outros com uma voz impossível de ser ignorada.
- Egoísmo e altruísmo – viu o homem como uma criatura guiada por paixões e, ao mesmo tempo, auto-regulada por sua habilidade de raciocinar e – não menos importante – por sua capacidade de simpatia. Essa dualidade tanto joga os homens uns contra os outros quantos os leva a criar racionalmente instituições pelas quais a luta mutuamente destrutiva pode ser mitigada e mesmo voltada para o bem comum.
- Os homens interesseiros e egoístas são frequentemente ‘levados por uma mão invisível sem que o saibam, sem que tenham essa intenção, a promover o interesse da sociedade’. Todo individuo necessariamente trabalha no sentido de fazer com que o rendimento anual da sociedade seja o maior possível. Na verdade, ele geralmente não tem intenção de promover o interesse público, nem sabe o quanto o promove. Ao buscar seu próprio interesse, frequentemente promove o da sociedade de maneira mais eficiente do que quando realmente tem a intenção de promove-lo.
- Estágios da evolução social. Foi o primeiro filosofo a conceber uma organização dinâmica da sociedade no sentido de sua evolução para um sempre maior bem-estar coletivo, uma linha de pensamento que evoluirá, no século XIX, para o Utilitarismo.
- Influência da Igreja(Católica):
- A estrutura da Igreja Católica serviu de modelo para muitas organizações que, ávidas de experiências bem-sucedidas, passaram a incorporar uma infinidade de princípios e normais administrativas – organização do tempo, hierarquia de autoridade e coordenação funcional.
- Influencia Militar (Organizações):
- Tem influenciado muito o desenvolvimento das teorias administrativas no que se refere a organização linear, princípio da unidade de comando, escala hierárquica com seu grau de autoridade e de responsabilidade, centralização do comando e descentralização da execução, linha e assessoria, princípio da direção – todo soldado deve saber perfeitamente o que se espera dele e aquilo que deve fazer.
- Influencia Religiosa – Ética Protestante e Capitalismo:
- O etos protestante foi uma das fontes da racionalização da vida que contribuiu para formar o que se chama de espirito capitalista.
- Influência da Revolução Industrial:
- Aparecimento das fábricas no lugar dos artesãos
- Aparecimento dos sindicatos
- Crescimento das Cidades
- Surgimento da administração pública
- Consolidação do Sistema Capitalista
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
- Frederick TAYLOR – TEORIA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA (1903)
- Escola Científica da Administração / Teoria Tradicional da Administração / Teoria Científica da Administração
- Características da época:
- Fábrica ligada à metalurgia;
- Início de um movimento fabril
- Trabalhadores sem experiência (operários “vadios”)
- Busca a eficiência industrial através de métodos científicos
- Ênfase nas tarefas (métodos e processos de trabalho)
- Objetivo: menos desperdício, mais produtividade
- Tarefa: toda e qualquer atividade executada por uma pessoa no seu trabalho dentro da organização.
- Primeiro livro: “ADMINISTRAÇÃO DE OFICINAS”
- Foco do estudo de Taylor: como aumentar a produtividade do trabalho operário?
- Aumentar a produção = resultado
- Características:
- Divisão do trabalho
- Estudo dos Tempos e Movimentos – eliminar movimentos inúteis e simplificar os úteis
- Incentivos Salariais e prêmios de produção – remuneração baseada na produção
- Conceito de “Homo Economicus” – o homem trabalha por questões econômicas e materiais; medo da fome e necessidade do dinheiro para viver
- Estudos da Fadiga Humana –
- Diminuição do desperdício de esforço humano
- Aumento da adaptação do empregado a própria tarefa
- Aumento da especialização das atividades
- Aumento das normas de trabalho
- Supervisão Funcional – especialização do funcionário é acompanhada da especialização do supervisor; cada homem desde o assistente até o superintendente deve executar a menor variedade possível de funções; trabalho monótono, repetitivo e padronizado.
- Pontos críticos da teoria de Taylor:
- Abordagem fechada: não faz referência ao ambiente externo direto e indireto da empresa. Taylor limitou-se a estudar os aspectos internos da empresa, principalmente aqueles ligados ao “chão de fábrica”, que pudessem aumentar a produção.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com