Os Princípios da Administração
Por: PioXIII • 27/7/2020 • Projeto de pesquisa • 519 Palavras (3 Páginas) • 256 Visualizações
A Pull Sport vinha muito bem em meados da década de 60, toda mulher se orgulhava de poder vestir a marca, seu atrativo eram produtos de alta moda, qualidade e bom gosto, e tinha uma grande vantagem com seu alto poder lucrativo.
Mas a empresa tinha sérios problemas em suas funções administrativas, que formam as funções básicas do administrador, sendo elas; planejar, organizar, dirigir e controlar, e que constituem o chamado processo administrativo, sendo ele cíclico, dinâmico e interativo.
Planejamento: O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e como se deve fazer para alcançá-los.
Em seu planejamento quase inexistente, não havia uma definição de objetivos concretos, isso criava uma deficiência para a empresa, não existia uma verificação de como as coisas estavam indo, não desenvolviam uma premissa sobre as condições futuras, não identificavam meios de alcançarem os objetivos que deveriam existir e assim implementar novos planos de ações necessário.
Essas deficiências afetaram diretamente a Hierarquia de Planejamento, que se divide em três núcleos:
Estratégico; que é o mais amplo e abrange toda a organização, projetado no longo prazo, envolve a empresa como uma totalidade, se preocupa em atingir objetivos em nível organizacional e é definido pela cúpula da organização.
Tático; que abrange cada departamento ou cada unidade da organização, é projetado no médio prazo, envolve cada departamento, preocupa-se em atingir os objetivos departamentais, é definido no nível intermediário em cada departamento da empresa.
Operacional; abrange cada tarefa ou atividade específica, projetado no curto prazo, envolve cada tarefa ou atividade isoladamente, e é definido pelo nível operacional.
Organização: Significa o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer suas atribuições e as relações entre eles.
A falta de organização causou na empresa; uma má divisão do trabalho, uma falta de agrupamento de estrutura lógica, dificuldades de alocação dos recursos, e designar pessoas para execução de suas respectivas tarefas.
Direção: É acionar e dinamizar a empresa. A direção está relacionada com a ação, com o colocar-se em marcha, e tem muito a ver com as pessoas. Ela está diretamente relacionada com a atuação sobre os recursos humanos da empresa.
As pessoas precisam ser aplicadas em seus cargos e funções, treinadas, guiadas e motivadas para alcançarem os resultados que delas se esperam, tudo o que não havia dentro da empresa, por conta de uma comunicação e liderança fraca de seu administrador.
Controle: A finalidade do controle é assegurar que os resultados
do que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem tanto quanto possível aos objetivos previamente estabelecidos. A essência do controle reside na verificação se a atividade controlada está ou não
alcançando os objetivos ou resultados desejados. O controle consiste fundamentalmente em um processo que guia a atividade exercida para um fim previamente determinado.
O administrador deveria definir padrões de desempenho, monitorar o desempenho, comparar os desempenhos com os padrões e tomar as ações corretivas para assegurar os objetivos assegurados.
...