Os Seis Sigmas
Por: ThamyF • 2/5/2015 • Projeto de pesquisa • 645 Palavras (3 Páginas) • 240 Visualizações
Os Seis Sigmas
Os Seis Sigmas é mais uma iniciativa para ajudar no processo de iniciativa continua dos níveis de qualidade nos negócios ela é considerada uma ferramenta estratégica de gerenciamento que possibilita combinar melhoria de qualidade na otimização de resultados financeiros.
A ferramenta de Seis Sigmas pode ser definida como conceito gerencial de mudanças, com enfoque na avaliação quantitativa do processo com relação a sua qualidade, isso ocorre por meio do controle estatístico da qualidade para definir os padrões de excelência operacional em relação ao valor percebido pelos clientes aos produtos e serviços, afinal esta percepção pode mudar em relação às demandas e o que é oferecido pelos seus concorrentes.
Vale lembrar que o processo de Seis Sigmas também serve para as tomadas de decisões organizacionais, mais o propósito principal dos Seis Sigmas é a empresa chegar a 3,4 defeitos por um milhão de oportunidades, notamos aqui uma escala de 1 a 6 e quanto mais próximo de seis melhor é o desempenho do processo.
Exemplo:
[pic 1]
Isso ajuda a empresa estabelecer mais atenção no que esta sendo desvalorizado em seus produtos.
A estrutura do SS, de acordo com Pande, Neuman e Cavanagh ( 2001 ) é composta pelos seguintes participantes:
Champions ou Campeões: Gestores que definem a direção que o SS irá tomar e que tem responsabilidades de apoiar os projetos e remover possíveis barreiras para o seu desenvolvimento na empresa;
Master black belts ( MBBs ) ou faixa preta: profissionais que lideram as equipes na condução dos projetos SS;
Green belts (GBs) ou faixas-verde: profissionais que participam das equipes lideradas pelos black belts na condução dos projetos SS;
Yelow belts (YBs) ou faixas-amarela: profissionais do nível operacional da empresa que são treinados nos fundamentos do SS para que possam dar suporte aos black belts e geen belts na implementação dos projetos.
Existem também dois métodos utilizados e um deles é o DMAMC que tem o intuito de definir, medir, analisar, melhorar e controlar; e esse método também é conhecido como DMAIC é ideal para melhorar um processo já existente ou seja serve para medir o alcance de metas.
O segundo método aplicado pelo SS é o DMEDI apropriado para a criação de um novo processo ele representa as iniciais de desenho, medir, explorar, desenvolver e implementar.
Um dos maiores problemas do Seis Sigmas é o fato de que muitas organizações não têm compreensão da metodologia fazendo com que os conceitos envolvidos sejam transmitidos de forma errônea, prejudicando a organização. Entretanto, os benefícios principais da implantação dos Seis Sigmas são:
- Diminuição dos custos organizacionais;
- Aumento significativo da qualidade e produtividade de produtos e serviços;
- Acréscimo e retenção de clientes;
- Eliminação de atividades que não agregam valor;
- Mudança cultural benéfica.
Como envolve mudança de cultura na empresa que a está implementando traz geralmente embutida uma forte resistência inicial a sua aplicação por parte dos colaboradores e equipes. Este aspecto não pode ser negligenciado em sua implementação sob risco sério de falha na mesma.
A questão da cultura organizacional é relevante quando se trata do Seis Sigma, prova disso é o fato de que as empresas que implantaram este programa são as de maior tradição de qualidade, ou seja, já haviam adotado outros programas de qualidade.
...