TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Seis Sigmas

Por:   •  2/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 3

Os Seis Sigmas

Os Seis Sigmas é mais uma iniciativa para ajudar no processo de iniciativa continua dos níveis de qualidade nos negócios ela é considerada uma ferramenta estratégica de gerenciamento que possibilita combinar melhoria de qualidade na otimização de resultados financeiros.

A ferramenta de Seis Sigmas pode ser definida como conceito gerencial de mudanças, com enfoque na avaliação quantitativa do processo com relação a sua qualidade, isso ocorre por meio do controle estatístico da qualidade para definir os padrões de excelência operacional em relação ao valor percebido pelos clientes aos produtos e serviços, afinal esta percepção pode mudar em relação às demandas e o que é oferecido pelos seus concorrentes.

Vale lembrar que o processo de Seis Sigmas também serve para as tomadas de decisões organizacionais, mais o propósito principal dos Seis Sigmas é a empresa chegar a 3,4 defeitos por um milhão de oportunidades, notamos aqui uma escala de 1 a 6 e quanto mais próximo de seis melhor é o desempenho do processo.

Exemplo:

[pic 1]

Isso ajuda a empresa estabelecer mais atenção no que esta sendo desvalorizado em seus produtos.

A estrutura do SS, de acordo com Pande, Neuman  e Cavanagh  ( 2001 ) é composta pelos seguintes participantes:

Champions ou Campeões: Gestores que definem a direção que o SS irá tomar e que tem responsabilidades de apoiar os projetos e remover possíveis barreiras para o seu desenvolvimento na empresa;

Master black  belts ( MBBs ) ou faixa preta: profissionais que lideram as equipes na condução dos projetos SS;

Green belts (GBs) ou faixas-verde: profissionais que participam das equipes lideradas pelos black belts na condução dos projetos SS;

Yelow belts (YBs) ou faixas-amarela: profissionais do nível operacional da empresa que são treinados nos fundamentos do SS para que possam dar suporte aos black belts e geen belts na implementação dos projetos.

Existem também dois métodos utilizados e um deles é o DMAMC que tem o intuito de definir, medir, analisar, melhorar e controlar; e esse método também é conhecido como DMAIC é ideal para melhorar um processo já existente ou seja serve para medir o alcance de metas.

O segundo método aplicado pelo SS é o DMEDI apropriado para a criação de um novo processo ele representa as iniciais de desenho, medir, explorar, desenvolver e implementar.

Um dos maiores problemas do Seis Sigmas é o fato de que muitas organizações não têm compreensão da metodologia fazendo com que os conceitos envolvidos sejam transmitidos de forma errônea, prejudicando a organização. Entretanto, os benefícios principais da implantação dos Seis Sigmas são:

  • Diminuição dos custos organizacionais;
  • Aumento significativo da qualidade e produtividade de produtos e serviços;
  • Acréscimo e retenção de clientes;
  • Eliminação de atividades que não agregam valor;
  • Mudança cultural benéfica.

Como envolve mudança de cultura na empresa que a está implementando traz geralmente embutida uma forte resistência inicial a sua aplicação por parte dos colaboradores e equipes. Este aspecto não pode ser negligenciado em sua implementação sob risco sério de falha na mesma.

A questão da cultura organizacional é relevante quando se trata do Seis Sigma, prova disso é o fato de que as empresas que implantaram este programa são as de maior tradição de qualidade, ou seja, já haviam adotado outros programas de qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (89.3 Kb)   docx (35.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com