Os Sistemas Integrados de Gestão (ERPs)
Por: seeuforla • 9/11/2016 • Dissertação • 318 Palavras (2 Páginas) • 376 Visualizações
Os Sistemas Integrados de Gestão (ERPs), começaram a aparecer na década de 90, sendo utilizado apenas por grandes empresas até chegar em uma saturação, fazendo com que os fornecedores de ERPs começassem a criar estratégias para passar a fornecer às pequenas e medias empresas, e continuar a competição no mercado.
O ERP é um software que lida com os recursos empresariais comandando, processando e compartilhando os dados entre toda a empresa permitindo um maior controle sobre alguns pontos do negócio, colocando no eixo a engrenagem empresarial.
A implantação do ERP é um processo delicado e de ampla mudança organizacional que gera impacto na empresa , nos seus trabalhadores e que tem custos relevantes e faz com que a corporação repense sobre seu modus operandi ,sem falar na escolha de ERP para adaptar a necessidade da empresa. Para que o sucesso seja obtido é necessário profissionais com alta competência técnica que devem possuir um bom conhecimento na área.
O sucesso gerado pela após a implantação possibilitou que empresas de médio e grande porte se tornem mais tecnológicas, pelo melhoramento com que as informações vulneráveis do negócio são controladas , pela integração de sistemas que antigamente eram isolados, na redução de estruturas gerencias pelo fato de que a informação o acesso à informação é em tempo real, sem falar que está em constante evolução.
Porém , mesmo com o sucesso dos ERPs, algumas empresas não obtiveram êxito na sua implantação. Algumas pelo calculo errado de custo, outras pelo fato de o sistema estar em constante atualização sendo necessário fazer diversas alterações. Sua implantação requer um tempo considerável e uma checagem geral, que podem vir a atrapalhar no andamento dos processos. A implantação de um ERP deve ser vista como um processo organizacional, mesmo sendo de caráter tecnológico já que impõe mudanças organizacionais.
...