PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: UMA PESQUISA ENTRE INICIANTES E CONCLUINTES DO CURSO NA UFG – REGIONAL CATALÃO
Por: caio_dpaula • 11/7/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 1.788 Palavras (8 Páginas) • 237 Visualizações
PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: UMA PESQUISA ENTRE INICIANTES E CONCLUINTES DO CURSO NA UFG – REGIONAL CATALÃO
AUTORES: CAIO HENRIQUE, GABRIEL HENRIQUE, CAIRO ROBERTO, MARCUS ROSSINE, FERNANDA AYLA, RENATA PORTO, JULIANE ARAÚJO
ACADÊMICO: SERIGNE ABABACAR CISSE BA
SUMÁRIO
1. Resumo 3
Palavras-chave: 3
2. Introdução 3
3. Objetivos 4
4. Referencial Teórico 4
5. Metodologia 5
6. Resultados e Discussões 6
6.1. Perfil do Entrevistado 6
6.2. Estrutura geral do CAMPUS, Curso e Corpo Docente 7
6.3. Questões específicas para os alunos do 3º Período 10
6.4. Questões específicas para os alunos do 7º Período 12
7. Conclusão 14
8. Referências Bibliográficas 15
Resumo
Trata-se de uma pesquisa que busca informar a percepção da qualidade do curso de Administração na Universidade Federal de Goiás (UFG – Regional Catalão), entre os iniciantes e os concluintes. Realizou-se uma pesquisa de campo com os alunos do 3º e 7º Período, as informações sobre a percepção da qualidade do curso foram obtidas através de um questionário elaborado por alunos 1º Período, onde os alunos responderam questões de múltipla escolha, específicas de acordo com seu período e de conhecimento gerais relacionados a Universidade, Docentes, Método de ensino entre outros. Os Resultados demonstram que 50% dos entrevistados estão satisfeitos com o Corpo Docente do curso, com a estrutura do CAMPUS, Metodologia do Ensino e com a Segurança, e apenas 20% estão insatisfeitos. Na comparativa entre 3º e 7º Período os resultados demonstram que a satisfação com a qualidade do curso de Administração dos entrevistados do 3º período é maior que a satisfação dos entrevistados do 7º Período, sendo 63% satisfeitos e 4% insatisfeitos no 3º, e 45% satisfeitos e 20% insatisfeitos no 7º.
Palavras-chave: Percepção, Qualidade, Administração.
Introdução
A necessidade de conhecimento e especialização em Cursos Superiores, se dá a todo momento em nosso cotidiano, por esse motivo quanto mais temos condições de melhorarmos a estrutura de nossa universidade e maior for a qualidade do curso que estudamos, melhor será nossa formação. Por isso, qualquer recurso que nos traga oportunidade de melhoria, é sempre bem-vindo.
Esse trabalho se dedica a apresentação de uma pesquisa feita com estudantes do curso de Administração na UFG – Regional Catalão, do 3º e 7º Período. Foi analisado de forma simples e didática, para que possamos entender melhor o ponto de vista dos estudantes sobre a qualidade do curso e assim tentar buscar melhorias na infraestrutura da Universidade e do Curso em geral, a ponto de satisfazer e dar mais ânimo ao discente para a conclusão do mesmo.
Contamos com a técnica base utilizada para a coleta de dados que foi a de observação direta extensiva, que se dá através do questionário, formulário de medida de opiniões e atitudes. Neste questionário foi conhecido a opinião sobre Estrutura da Universidade, Segurança, suporte aos estudantes como Biblioteca e monitorias, Corpo Docente, Matriz Curricular e outros.
Cada questão foi analisada profundamente para que seja possível ter uma conclusão a respeito da qualidade do curso de Administração na UFG – Regional Catalão, através de planilhas e gráficos onde foram demonstrados os resultados.
Objetivos
O objetivo geral dessa pesquisa é: mostrar e analisar a percepção da qualidade do curso de administração, no ponto de vista dos iniciantes e concluintes, na UFG – Regional Catalão.
Referencial Teórico
Segundo o site do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA), o curso de Administração teve início no Brasil em 1941 com a criação do primeiro curso, na Escola Superior de Administração de Negócios – ESAN/SP, inspirado no modelo do curso da Graduate School of Business Administration da Universidade de Harvard.
Durante os anos de 1946, 1952 e 1954 foram criados importantes polos do curso de Administração:
• Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP.
• Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, da Fundação Getúlio Vargas – EBAPE/FGV no Rio de Janeiro.
• Escola Brasileira de Administração de Empresas de São Paulo – EAESP, vinculada à FGV.
O site do CRA/BA também cita a importância da criação desses cursos que assumiu um papel relevante, pois ampliou a organização escolar do país que, na época, constituía-se apenas de engenheiros, médicos e advogados.
Em Catalão, o site do CGEN - Centro de Gestão e Negócios, da UFG – Regional Catalão, informa a respeito da história do curso na cidade:
“O Curso de Bacharelado em Administração (presencial), primeiro curso do CGEN, iniciou suas atividades no segundo semestre do ano de 2006. O curso tem um formato único e generalista para todos os discentes, excetuando as disciplinas de núcleo livre, que, por definição, permitem aos alunos escolherem aquelas disciplinas que desejarem, dentro ou fora do currículo do curso de Administração. O curso é predominantemente noturno e a forma de ingresso é via SISU (ENEM), onde são disponibilizadas todas as 50 (cinquenta) vagas. Em 2012, na última edição do ENAD, o curso conseguiu nota 5 (nota máxima), o que o colocou no seleto grupo dos melhores cursos de administração do país.
Em 2012, foi criado o Mestrado em Gestão Organizacional, cujo objetivo é promover a capacitação de profissionais de diversas áreas do saber pois destina-se àqueles que buscam um aprimoramento na sua formação por meio da integração entre ciência e prática em gestão e áreas afins.
Em 2013, atendendo às necessidades das organizações públicas contemporâneas, que buscam gestores com visão holística das ações administrativas e políticas governamentais, capacitados para exercitar a gestão na esfera regional, nacional e internacional, de forma a contribuir para o alcance dos objetivos da nação, em conjunto com a CAPES e a UAB, foi dado início a primeira turma do Bacharelado em Administração Pública, na modalidade à distância.”.
...