Relatório de Pesquisa apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Por: raquelleticia • 10/4/2016 • Relatório de pesquisa • 1.570 Palavras (7 Páginas) • 789 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
ESCOLA POLITECNICA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
ELISA DE FREITAS
HELENA BEATRIZ PELANDA
IZABELLA FRAGA
LORENNA KHIARA BERTI
RAQUEL LETICIA ZANCANELLA
RENATA VIANNA KUSTER
TECNOLOGIA DO CONCRETO
CURITIBA
2015
ELISA DE FREITAS
HELENA BEATRIZ PELANDA
IZABELLA FRAGA
LORENNA KHIARA BERTI
RAQUEL LETICIA ZANCANELLA
RENATA VIANNA KUSTER
TECNOLOGIA DO CONCRETO
Relatório de Pesquisa apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Orientador: Prof. Carlos Gustavo Nastari Marcondes
CURITIBA
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO........................................................................................................3
1.1 OBJETIVOS...........................................................................................................3
2. RESUMO DO QUE FOI FEITO................................................................................4
3. RESULTADOS.........................................................................................................5
MASSA ESPECIFICA/ MASSA UNITARIA..................................................................6
AGREGADO GRAÚDO...............................................................................................7
ESCLEROMETRO.......................................................................................................8
O ENSAIO....................................................................................................................9
O ENSAIO..................................................................................................................10
CORPOS DE PROVA................................................................................................11
4. CONCLUSÃO.........................................................................................................12
- INTRODUÇÃO
Este relatório tem como finalidade, avaliar o aprendizado do aluno na disciplina de Tecnologia do Concreto. É um trabalho que mostra as realizações nas aulas práticas durante o todo o semestre.
- OBJETIVOS
- Objetivo Geral
O principal objetivo é que esse relatório sirva como um instrumento de pesquisa para nosso futuro profissional.
- Objetivos Específicos
Os objetivos específicos do trabalho são:
- identificar materiais e métodos utilizados em laboratório;
- identificar possíveis problemas que poderão ocorrer na obra;
- RESUMO DO QUE FOI FEITO DE ACORDO COM AS NORMAS
Iniciamos nossas atividades laboratoriais sendo apresentadas aos equipamentos e aos métodos de segurança necessários para manuseá-los.
Feito isso iniciamos os estudos a respeito da composição granulométrica do agregado miúdo, onde sujeitamos a areia a diversos tipos de peneiras, para determinar seu grau de finura e as massas especifica e unitária solta dos grãos. Para medir a massa especifica utilizamos o Método do Chapman, descrito na NBR 9776, para a massa unitária solta (agregado seco) realizamos o procedimento de acordo com a NBR 7251. Posteriormente foi feito o ensaio de inchamento do agregado miúdo para concreto de acordo com a norma NBR 6467:2006, e a determinação da umidade do agregado miúdo.
Terminados os estudos a respeito do agregado miúdo, passamos a estudar o agregado graúdo (brita). Para determinarmos a massa específica da brita utilizamos o picnômetro com água. Primeiramente medimos a massa do agregado seco, depois adicionamos água e fizemos o cálculo para o volume dos grãos. Assim, da divisão da massa pelo volume, encontramos a massa especifica dos grãos. A massa unitária do agregado graúdo deve ser medida em estado solto seco (NBR 7251) e compactada seco (NBR 7810).
Estabelecidas as massas dos agregados, montamos corpos de prova de argamassa com relação água/cimento diferentes, para realizar a análise da resistência 28 dias depois. Na sequência preparamos corpos de prova de concreto, com o mesmo objetivo de analisar a resistência, por compressão, 28 dias depois.
Para o estudo sobre ensaios não destrutivos, medimos diversos materiais diferentes, com o objetivo de estabelecer suas resistências através do esclerômetro.
No dia 16 de outubro houve o rompimento dos corpos de prova de argamassa, e todos alcançaram a resistência desejada. Dia 20 de novembro rompemos os corpos de prova de concreto, dos quais pretendia-se 32Mpa de resistência, e obtivemos 36MPa, concluindo que em uma situação real, a obra não seria indeferida, pois a resistência alcançada foi além da esperada.
- RESULTADOS
AGREGADO MIÚDO
COMPOSIÇÃO GRANULOMÉTRICA
[pic 1]
[pic 2]
A partir do ensaio, e tabelas apresentadas, observamos que o módulo de finura do agregado em experimento obteve valor igual a 2,93 – encontra-se na zona utilizável superior -, estando dentro dos valores típicos experimentais. Estes variam entre 2,3 e 3,0, sendo que um valor mais alto indica um agregado mais grosso. A utilidade do módulo de finura está na detecção de pequenas variações em agregados de uma mesma origem, que podem afetar a trabalhabilidade do concreto fresco.
E a dimensão máxima característica foi igual a 4,8 mm.
MASSA ESPECÍFICA
[pic 3] A massa específica refere-se ao volume de material sólido excluindo todos os poros. É a relação entre a massa de agregado seco e seu volume. A massa específica aparente, por sua vez, é definida como a relação entre a massa do agregado seco e seu volume, incluindo os poros impermeáveis. (NBR NM 52:2009)
Tivemos como resultado, uma massa específica de 2,57 g/cm³.
MASSA UNITÁRIA
É definida como a massa real necessária para preencher um recipiente de volume unitário, sendo esse valor utilizado para realizar as conversões entre massa e volume.
...