PESQUISA BIBLIOGRAFICA
Por: jessica3m1 • 24/9/2015 • Trabalho acadêmico • 6.598 Palavras (27 Páginas) • 119 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3. ÁREA DE CONHECIMENTO EM GERENCIAMENTO DE RISCOS – (GUIA PMBOK) 5
3.1 ÁREA DE CONHECIMENTO EM GERENCIAMENTO DE ESCOPO (GUIA PMBOK). 7
3.2 ÁREA DE CONHECIMENTO EM GERENCIAMENTO DE FORNECEDOR OU AQUISIÇÕES (GUIA PMBOK). 8
3.3 ÁREA DE CONHECIMENTO EM GERENCIAMENTO DE FORNECEDOR OU AQUISIÇÕES (GUIA PMBOK). 10
4. PROJETO DE REDE DE OPERAÇÕES PRODUTIVAS,PLANEJAMENTO E CONTROLE DA CAPACIDADE DE PRODUÇÃO E MELHORAMENTO DA PRODUÇÃO POR MEIO DO CICLO PDCA E PELO “5 S”. 12
4.1 APLICABILIDADE DA LOGÍSTICA NAS EMPRESAS MODERNAS 13
5 AS CARACTERÍSTICAS E DIFERENÇAS ENTRE O EMPREENDEDOR, ADMINISTRADOR E INTRAEMPREENDEDOR 16
5.1 ESTUDO DE MERCADO EM UBERLÂNDIA/MG, IDENTIFICANDO AS OPORTUNIDADES DE NEGOCIO 19
CONCLUSÃO 24
REFERÊNCIAS 25
- INTRODUÇÃO
Conforme visto nas disciplinas do semestre, o empreendedor precisa descobrir cada dia mais forma de determinar uma boa estratégia, ajustada a cada segmento do mercado, usando as varias ferramentas de gestão disponíveis e assim aperfeiçoar o bem estar da empresa e seus clientes.
Conforme estudado em gestão de projetos a empresa deve usar empreendimentos para alcançar seus objetivos no mercado, que se encontra cada vez mais competitivo e globalizado. A viabilização de mudanças e inovação é um empreendimento transcende as operações diárias da organização, e por isso tipicamente planejam e executam projetos para implantar essas mudanças.
Shenhar e Dvir (2007) afirmam que somente através de processos executados como projeto as empresas podem inovar ou mudar ou implantar uma nova estratégia.
Dentro da Administração de Produção e Logística sugerem métodos de competências multidisciplinares em planejamento da produção e sua execução, e que podem ser facilmente adaptados para qualquer tipo de empresa.
No Empreendedorismo e Plano de Negócios como disciplina que foi apresentada as crescentes mudanças, tecnológicas, sociais são fatores que podem levar a oportunidades que dêem sustentação e crescimento das empresas.
O plano de negócios ajuda a enfrentar e a direcionar melhor o esforços que forem almejados, e antes mesmo de elaborar um plano de negócios, é interessante verificar o conhecimento que se tem sobre o empreendimento que se pretende montar. Perseverança e determinação são características fundamentais para a busca de informações, e o empreendedor iniciante ou até mesmo o experiente não deve desistir no meio do caminho.
2 DESENVOLVIMENTO
Segundo o PMBOK (2008), desenvolver o termo de abertura do projeto é o processo de desenvolvimento de um documento que formalmente autoriza um projeto ou uma fase e a documentação dos requisitos iniciais que satisfaçam as necessidades e expectativas das partes interessadas.
O termo de abertura de qualquer projeto é o documento legal que reconhece a existência de um projeto. Ele serve como linha de base para o trabalho do gerente do projeto. Contém informações importantes dentro do Risco, Escopo, Fornecedores e as partes interessadas.
Já iniciando enfim o trabalho toda a pesquisa feita foi realizada em busca para mostrar um pouco de ideias e conceitos elaborados e citados por autores que foram analisados e estudados em busca dos melhores resultados. Essas foram fontes de meios externas utilizadas como modelo de fonte de pesquisa bibliográfica , excedendo a introdução, o desenvolvimento e toda a conclusão final do trabalho apresentado.
3 ÁREA DE CONHECIMENTO EM GERENCIAMENTO DE RISCO (GUIA PMBOK)
É o processo sistemático de identificar, analisar e responder aos riscos do projeto Maximiza os eventos positivos e minimiza os eventos negativos É o processo sistemático de identificar, analisar e responder aos riscos do projeto Maximiza os eventos positivos e minimiza os eventos negativos.
O gerenciamento dos riscos do projeto inclui os processos de planejamento, identificação, análise, planejamento de respostas, monitoramento e controle de riscos de um projeto. Os objetivos do gerenciamento dos riscos são aumentar a probabilidade e o impacto dos eventos positivos e reduzir a probabilidade e o impacto dos eventos negativos no projeto (PMBOK, 2008).
Plano de gerenciamento de riscos
Ao final do processo de planejamento dos riscos têm-se a lista de riscos, no plano de gerenciamento de riscos é apresentado o extrato da lista mostrando apenas um dos riscos ao projeto, como exemplo.
Um processo do Gerenciamento dos Riscos
Risk Identification : a finalidade do processo “Risk Identification” Identificar e documentar os riscos que podem afetar o sucesso do projeto Identificar e documentar os riscos que podem afetar o sucesso do projeto
Pontos importantes para a identificação
• Participantes do processo – Toda a equipe do projeto deve participar – Se necessário, convocar especialistas de outras áreas da empresa – Stakeholders – Clientes, usuários finais, etc •
O processo é iterativo – Primeiro, envolver somente parte da equipe – Segundo, o restante da equipe e “stakeholders” – Finalmente, pessoas que não fazem parte do projeto, para evitar resultados induzidos Pontos importantes para a identificação •
O processo de identificação é realizado primordialmente durante as fases de iniciação e planejamento do projeto
• A identificação é um processo contínuo, sendo realizado também durante todas as outras fases do projeto
• A identificação só pode ser completada após a conclusão da WBS e que todos saibam: “o que é o projeto” Elementos do Processo “Risk Identification”.
[pic 5]
3.1 ÁREA DE CONHECIMENTO EM GERENCIAMENTO DE ESCOPO (GUIA PMBOK)
O gerenciamento do escopo do projeto inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclui todo o trabalho necessário; e apenas o necessário, para terminar o projeto com sucesso. Esse gerenciamento está relacionado principalmente com a definição e controle do que está e do que não está incluso no projeto (PMBOK, 2008).
...