PESQUISA EM MARKETING NO AGRONEGOCIO
Por: Ednaldosc • 6/5/2016 • Trabalho acadêmico • 757 Palavras (4 Páginas) • 293 Visualizações
[pic 1]
ERISSON FAGUNDES FERREIRA
PESQUISA EM MARKETING NO AGRONEGOCIO
CAMPO GRANDE, MS
2016
ERISSON FAGUNDES FERREIRA[pic 2]
[pic 3]
PESQUISA EM MARKETING NO AGRONEGOCIO
Projeto apresentado ao Curso de Administração da Instituição Uniderp
Orientador: Adriana Ferreira Da Silva Pinto
CAMPO GRANDE, MS
2016
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
1.1 PROBLEMA
2. OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS
3. JUSTIFICATIVA
- INTRODUÇÃO
Foi realizada uma análise do mercado em agronegócio. Com esses levantamentos puderam-se identificar, que os produtores rurais no Brasil geram quase um quarto do Produto Interno Bruto brasileiro e, considerada a cadeia produtiva que gera até um terço dos empregos, o agronegócio é ainda um setor altamente comoditizado e boa parte dos seus protagonistas permaneciam no anonimato até recentemente.
O setor rural já desfruta de várias ferramentas de pesquisa, tecnologia e crédito. Sem contar os subsídios de governos que pagam para bancar a incapacidade de alguns setores produtivos que não conseguirem se sustentar sozinhos.
O agronegócio brasileiro enfrenta desafios e oportunidades. Para se manter no mercado ativo e ágil do século XXI, os produtos derivados do campo precisam chegar aos consumidores como marcas.
A princípio, podemos pensar em ampliar as possibilidades de atender o mercado com produtos diferenciados (e não apenas commodities) e aumentar o valor de sua produtividade, gerando demandas específicas.
PROBLEMA
O problema do Marketing no Agronegócio esta em fazer com que os parceiros consigam assimilar a variação que ocorre na produção, não basta só produzir, mas sim saber comercializar, saber agregar valor e não em produzir cada vez mais. Dificuldades presentes no setor como desrespeito à propriedade privada, falta de estrutura, e falta de mão de obra especializada, desorganização que ha nos elos na maioria das cadeias isso também é um grave problema. No Brasil existe uma grande resistência cultural em implantar marketing no agronegócio que dificulta o trabalho dos profissionais da área.
Um exemplo que vem ocorrendo é a questão do preço das principais commodities. O produtor tem uma cultura que se preocupa somente em produzir cada vez mais, e não sabe que é ai onde ele era, pois se há muita oferta os preços dos produtos tendem a cair, e o prejuízo para os pequenos produtores é inevitável uma vez que o valor dos insumos é alto.
- OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO
Avaliar as competências do profissional de marketing no setor de agronegócios
OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS
Classificar as habilidades do profissional através das práticas gerenciais.
Classificar o perfil de tomada de decisão.
...