PESQUISA “Orçamento Empresarial”
Por: 7300073932 • 7/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.544 Palavras (7 Páginas) • 236 Visualizações
ETAPA 4 – PESQUISA “Orçamento Empresarial”
O orçamento é uma ferramenta muito importante para o sucesso de qualquer organização, seja ela, pequena, média ou grande e funciona como um diferencial, para a organização das receitas e despesas do setor administrativo, gerando melhores resultados.
1-Conceito de Orçamento Empresarial: os orçamentos devem demonstrar quantitativamente os planos de ação, refletindo as diretrizes, os objetivos, as metas, as políticas estabelecidas para a empresa, para determinado período, que servem também para a coordenação e implantação desses planos, ou seja, é o ato de planejar e estimar os ganhos, despesas, e investimentos que a empresa terá em um período futuro.
Funcionam como um instrumento de controle administrativo de três maneiras:
1- Como meio de organização e direção de um grande segmento do processo de planejamento administrativo;
2- Como uma contínua advertência em procurar desenvolver os planos e
programas, guiando a administração no dia a dia;
3- Como avaliador de performance real.
A função do orçamento na gestão de uma empresa é bem compreendido se for relacionado às funções administrativas, e consiste em três funções básicas: planejamento, organização e controle:
- Planejar: representa a forma como ele e sua empresa pretendem atingir os objetivos propostos;
- Organizar: representa a melhor disposição dos recursos da empresa. Suas atividades, as de seus subordinados e todos os recursos disponíveis deverão estar dispostos de maneira a alcançar os objetivos propostos de forma mais eficiente e eficaz;
- Controlar: representa a segurança de que sua própria energia e ações, bem como a de seus subordinados, estejam coordenadas com a implementação dos objetivos da organização.
2-Tipos de Orçamentos Empresarial:
Orçamento Estático - É considerado estático quando a administração do sistema não permite nenhuma alteração nos pontos orçamentária. Esse orçamento não possui flexibilidade e geralmente é utilizado nas grandes corporações que possuem filiais em vários países.
Orçamento Flexível - É considerado um grupo de orçamentos que podem ser ajustados a qualquer nível de atividades. Esse tipo surgiu para suprir a falta de flexibilidade do orçamento estático. O Orçamento Flexível nada mais é a diferenciação entre custos fixos e variáveis.
3-Vantagens do Orçamento Empresarial: as vantagens do desenvolvimento de um planejamento orçamentário estão focadas principalmente em estabelecer metas. Dessa forma obriga os envolvidos a trabalharem em sintonia, comprometidos com o resultado global e não individual. Então podemos dizer que as maiores vantagens do orçamento são basicamente:
1- A orçamentação remete os administradores a pensar à frente, pela a formalização de suas responsabilidades para planejamento;
2- A orçamentação traz as expectativas definidas que representam uma melhor estrutura para julgamento de desempenho subsequente.
3- A orçamentação beneficiam os administradores na coordenação de seus esforços, sendo que, os objetivos da organização no geral sejam confrontados com os objetivos de suas partes.
Bibliografia:
http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/orcamento-empresarial/21484/
http://www.facsaoroque.br/novo/publicacoes/pdf/v4-n1-2013/Debora.pdf
Esse critério busca demonstrar através da DRE o valor da empresa, utilizando informações como Lucro, Vendas dentre outras informações.
- Lucros – Utilizam os Lucros por ação e divide pela a taxa PER (usada como um padrão empregado no mercado de ações). Esse critério não avalia o lucro contábil, o valor do dinheiro no tempo e os riscos.
- Dividendos – Esse critério diz que, o valor de uma ação é o valor presente líquido dos dividendos que são esperados. Por isso é possível projetar uma taxa constante de crescimento do volume de dividendos a cada ano. Porém, não há garantias de que os dividendos futuros serão mantidos.
- Múltiplos de vendas – Esse critério baseia-se em calcular o valor da empresa multiplicando-se seu volume de vendas por um multiplicador. Esse critério pode obter resultados positivos naquelas organizações que não possuem um sistema contábil ou que nele não se pode confiar.
3-Goodwill: Pode-se dizer que é o valor que uma empresa possui, e que sobrepõe seu valor contábil ou seu valor contábil ajustado. Esse critério é o valor dos ativos intangíveis de uma empresa, além de seus ativos tangíveis, devidamente explicitados pela contabilidade.
- Clássico - Fala que o valor de uma empresa é igual à soma do valor de seus ativos líquidos (a valor de mercado ou a valor substancial) e do valor de seu goodwill.
- Critério simplificado da União Europeia – Estabelece a como fórmula para a determinação do valor de uma companhia o seguinte: V = A + an (B – iA), onde
A é o valor dos ativos líquidos atualizados ou o valor substancial líquido, an é o valor presente a uma taxa t, de n anuidades, com n entre 5 e 8 anos, B é o valor da receita líquida prevista para o ano ou a projeção para o ano seguinte, i é a taxa de juros obtida por uma aplicação alternativa, que podem ser debêntures, o retorno sobre o PL ou outro investimento.
- Critérios dos peritos contábeis europeus – Utiliza a fórmula: V = [A + (an x B)] / (1 + i an). Esse critério estabelece que o valor total de uma empresa é igual ao valor dos ativos líquidos reavaliados (valor substancial) adicionado ao goodwill.
- Indireto – Utiliza a fórmula para definir o valor da empresa: V = (A + B / i) / 2, ou V = A + (B - iA) / 2i. Esse critério possui variações que podem acontecer quando se usam diferentes pesos para o valor substancial e para o valor da capitalização dos lucros.
- Compra de lucros anuais – Utiliza a fórmula: V = m (B – iA). O valor do goodwill é igual a certo número de anos de superlucros. Esse critério monstra que o valor de uma empresa é igual ao valor de seus ativos somado pelo superlucro estabelecido.
4-Fluxo de caixa: Procura determinar o valor de uma empresa pela projeção dos fluxos de caixa que devem ser gerados no futuro e então descontam esses valores a uma taxa condizente com o risco do fluxo.
...