PIM AVON TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO EM COMÉRCIO EXTERIOR
Por: luc435 • 23/3/2017 • Monografia • 17.010 Palavras (69 Páginas) • 1.349 Visualizações
UNIP – Universidade Paulista
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
PIM III
Nome da unidade (pólo de matrícula)
2016
UNIP – Universidade Paulista
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
PIM IV
Nome Completo dos Alunos:
RA:
Curso:
Semestre:
Nome da unidade (pólo de matrícula)
2016
RESUMO
O presente estudo analisa a importância do comércio exterior, mais especificamente, da empresa Avon Cosméticos. Diante dos entraves da importação e exportação de matéria-prima para a produção de cosméticos entre o Brasil e os EUA e da dificuldade da empresa de se manter no mercado altamente competitivo, o presente estudo aponta como opção a adoção do Drawback para facilitar o processo e assim conseguir manter os clientes da empresa. Divide-se a pesquisa em revisão bibliográfica a cerca do mercado, as suas dimensões de marca e significado. Também são contemplados o comércio internacional, em especial, o Drawback bem como as estratégias gerais do negócio, análise da concorrência e claro da apresentação dos tecidos e seus significados, posteriormente, desenvolve-se um estudo de caso.
Palavras-Chave: Drawback. Comércio Internacional. Setor de cosméticos.
ABSTRACT
The present study analyzes the importance of foreign trade, more specifically, the company Avon Cosmetics. Faced with the obstacles of import and export of raw material for the production of cosmetics and the difficulty of the company to remain in the highly competitive market, the present study indicates as an option the adoption of Drawback to facilitate the process and thus be able to keep the customers of the company. The research in bibliographic review is divided around the market, its dimensions of brand and meaning. Also considered are international trade, in particular Drawback as well as general business strategies, analysis of the competition and clear of the presentation of the fabrics and their meanings, later, a case study is developed.
Keywords: Drawback. International Trade. Cosmetics industry.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 5
1. DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO 8
1.1. Histórico 8
1.2. Posicionamento 12
1.3. Novas Estratégias 13
2. LOGÍSTICA PARA COMERCIO EXTERIOR 15
2.1. Dados Estatísticos Históricos e atuais do Porto de Santos 16
3. DIREITOS DE NAVEGAÇÃO 29
4. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 36
5. NEGÓCIOS INTERNACIONAIS 42
5.1. O Governo Brasileiro e o COMEX 42
5.1.1. Portos Secos 47
5.2.Negociações da Avon 48
6. TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO EM COMÉRCIO EXTERIOR 53
6.1. Construção da Marca no Mercado Externo 54
7. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 56
7.1. Planos Específicos 61
8. CONCLUSÃO 66
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 68
INTRODUÇÃO
A Avon S/A é uma empresa sólida que atua tanto no mercado nacional como internacional, possui missão, visão e valores compatíveis com a sua atuação no mercado, está sempre buscando inovação sem desrespeitar seus valores sustáveis.
Em relação ao mercado em que atua no Brasil, a Natura, é líder de vendas, mesmo com a alta competitividade do setor a empresa se mantém em constante crescimento, talvez seja oportuno que a empresa comece a atender uma linha de cosméticos destinada ao mercado de luxo.
A grande ameaça para a Avon S/A são as crises econômicas que estão ocorrendo no mundo todo e ao mesmo tempo o grande número de concorrentes. No entanto, pode se apontar como oportunidade a exportação dos seus produtos ecologicamente correto que são tendência no mundo todo.
Os cosméticos podem ser estudados por meio de várias dimensões: o conceito, a criação, os atributos, o design e a inovação, a marca, o valor econômico, a semiótica, os meios de produção, a cadeia de fornecedores, o consumo, entre outros. Uma empresa precisa conhecer sobre o ambiente em que atua. A elaboração de estratégias focadas em atender as necessidades do seu mercado alvo pode definir o rumo e as decisões que a empresa deverá tomar para atingir o sucesso.
A cadeia de suprimentos do setor vem adotando técnicas modernas visando à racionalização de seus processos desde a etapa de manufatura até o consumo final de produtos. Neste sentido, as tecnologias de informação têm desempenhado papel fundamental e de destaque para o aumento de produtividade e redução de custos das organizações no que tange a logística.
A cadeia de suprimentos vem adotando técnicas modernas visando à racionalização de seus processos desde a etapa de manufatura até o consumo final de produtos. Neste sentido, as tecnologias de informação têm desempenhado papel fundamental e de destaque para o aumento de produtividade e redução de custos das organizações no que tange a logística. Pergunta-se como se dá a influência da Tecnologia de Informação na logística integrada em navegações de longo curso?
O Comercio Exterior mostra-se cada vez mais importante para o desenvolvimento de um país. O Sistema Portuário nacional passou e passam por intensas transformações, dito pela necessidade de prepará-lo para um sintético aumento das trocas internacionais brasileiras. Esse cenário, associado ao SISCOMEX e ao SISCARGA podem beneficiar a empresa em estudo.
1. DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO
A Avon iniciou suas atividades em 1969, quando contava apenas com um laboratório e uma pequena loja de cosméticos na rua Oscar Freire com sete funcionários. Desde sua fundação, o Sr. Luiz da Cunha Seabra, estabeleceu que a paixão pela cosmética como meio de auto-conhecimento e o seu poder de transformação na vida das pessoas seriam os dois grandes veículos motivadores da empresa (AVON, 2016).
Em 1974, a Avon opta pela venda direta, baseado na crença da força das relações. Escolha esta que mostrou ser um dos pontos chaves para o rápido crescimento da organização até hoje. Foi desta maneira que surgiram as primeiras Consultoras Avon, as quais poderiam através da venda de produtos aumentar a renda familiar (AVON, 2016).
...