PIM II Comércio Exterior
Por: Edilson Junior • 6/9/2019 • Dissertação • 1.836 Palavras (8 Páginas) • 923 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA
RELATÓRIO PIM II
SANTOS/SP - 2019
Nº.
NOME
RA
01
Andressa Robles Supliano
1970270
02
Edilson dos Santos Cardoso Júnior
1976599
03
Joana Cristina Nunes Pereira
1953870
04
Pedro Miguel Braz Goncalves
1965508
05
Rodrigo Caldeira de Almeida Prado
1957927
06
Aline de Andrade Santos Araújo
1963355
O presente trabalho apresentado à UNIP – Universidade Paulista – tem como objetivo apresentar, analisar e explanar dados sobre a disposição de mercado da empresa Yara Brasil, bem como sua área de atuação, aplicações matemáticas, produção e gerenciamento dos recursos nas fases de extração, produção, armazenagem e venda.
INTRODUÇÃO
O presente Projeto Integrado Multidisciplinar II (PIM II) tem como objeto de estudo a empresa Yara Brasil Fertilizantes. O objetivo deste trabalho é analisar e compreender a postura macroeconômica da empresa referida bem como conhecer seus processos de produção e seu relacionamento com o comércio nacional e internacional.
Tais observações passam pelo crivo das disciplinas Economia e Mercado, Recursos Materiais e Patrimoniais e Matemática Aplicada ofertadas no 2º bimestre do 1º semestre do Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior pela Universidade Paulista (UNIP).
A metodologia utilizada para obtenção das informações foi a pesquisa in loco – sendo possível graças a um dos autores deste projeto que é um dos colaboradores da empresa supracitada – Enriquecida por consultas ao site, planilhas e documentos da Yara. Foram também utilizados os materiais de apoio oferecidos pelo portal da UNIP para sustentação teórica.
Este trabalho apresenta-se em 3 partes, nas quais, discorreremos a respeito dos resultados obtidos pela companhia, segmento e área de atuação, sua abrangência em território nacional, administração de recursos e algumas técnicas de aplicação do conhecimento matemático nos domínios da empresa.
________________
1. ECONOMIA E MERCADO
1. Apresentação da empresa
Fundada em 1905 para resolver a fome emergente na Europa, hoje, a Yara tem uma presença mundial, com cerca de 15 mil funcionários e vendas para mais de 160 países. No Brasil, possui sede em Porto Alegre e escritório em São Paulo e Paulínia, cinco fábricas de produção e 24 unidades misturadoras de fertilizantes próprias, com presença nos principais polos de produção agrícola. Também possui duas unidades de produção de soluções ambientais, cinco unidades de mineração e duas unidades portuárias próprias.
1. Aspectos microeconômicos
O Brasil desempenha um papel altamente estratégico nos negócios da Yara, sendo responsável por um terço do volume e um quarto do faturamento global da empresa. Isso significa interagir com mais de 25 mil produtores rurais. Nesse contexto, a companhia investe em soluções competitivas e sustentáveis para todos os tipos de culturas e solos encontrados aqui.
Para ajudar o agricultor brasileiro na busca por produtividade, parte dos investimentos estão direcionados a novas unidades e fábricas. Nesse sentido, a Yara inaugurou em Sumaré (SP), em março de 2018, a primeira fábrica de fertilizantes foliares e micronutrientes da linha YaraVita no Brasil – segunda unidade no mundo. O processo utiliza tecnologia de formulação europeia e altos padrões internacionais na seleção das matérias-primas.
Outro investimento é a duplicação e modernização do Complexo de Rio Grande (RS), que será o maior da América Latina em fertilizantes. Com capacidade para suprir a demanda dos agricultores brasileiros de vários estados nos próximos 25 anos, esse projeto significa um grande passo frente ao potencial de crescimento do mercado no Brasil.
E para aumentar a extração do fosfato, reduzindo a dependência de importações, a companhia está investindo no Complexo Minero industrial de Serra do Salitre (MG). Quando estiver em operação plena, o projeto terá capacidade de produção de um milhão de toneladas anuais de rocha fosfática para a produção de fertilizantes.
Por meio de projetos, investimentos e de uma posição de referência no mercado, a Yara segue apostando no Brasil, contribuindo para o crescimento da agricultura de forma sustentada, com forte valor agregado ao agricultor – seja pelo know-how que disponibiliza ou pela qualidade superior de seu portfólio.
Com 5 fabricas de produção e 24 unidades misturadoras de fertilizantes, ela está presente em grande parte das produções rurais.
* Duas unidades de produção de soluções ambientais
* Cinco unidades de mineração, e
* Duas unidades portuárias próprias.
1. Aspectos macroeconômicos
A Yara é, de fato, uma empresa verdadeiramente internacional, com operações de produção, vendas e serviços, pesquisa e suporte nas Américas, Europa, África e Ásia (conforme mapa abaixo). O empreendimento em conjunto contribuiu para o alcance de novos mercados e à expansão ainda em andamento. C:\Users\Cardoso\Desktop\aaa.jpg
Anexo I – Disposição de unidades de produção e administração intercontinentais.
Yara
...