PIM II GESTAO FINANCEIRA
Por: Susy Vicente Silva • 13/9/2019 • Projeto de pesquisa • 1.410 Palavras (6 Páginas) • 519 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP EAD
PROJETO INTEGRADO MULTIDICIPLINAR II
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA
SUSY ANDREZA DA SILVA
RA: 1967466
Introdução
O presente estudo tem como objetivo uma analise empresarial, abrangendo na pratica os temas apresentados nas disciplinas de economia e mercado, recursos materiais e patrimoniais e matemática aplicada, referentes ao segundo bimestre do curso superior de tecnologia em gestão financeira da Universidade Paulista modalidade EAD.
A empresa estudada é a JAVAL IMÓVEIS LTDA, com CNPJ: 12.343.231/0001-87, uma empresa particular, de origem nacional, operante na cidade de São Felix do Xingu no estado do Pará desde 2010. Uma empresa do ramo imobiliário, que comercializa áreas e terrenos residenciais e comerciais com infraestrutura de rede de agua, rede de energia e pavimentação. Áreas essas que podem ser vistas como uma propriedade ou como um bem econômico. No decorrer do estudo apresentaremos uma abordagem micro e macroeconômica da empresa, seus recursos patrimoniais e materiais, o modo que opera o seu estoque e a forma como a empresa aplica a matemática em seu cotidiano.
- ECONOMIA E MERCADO
A economia é uma ciência social de fundamental importância para a vida em sociedade. Por muitas vezes ligada ao controle de gastos, ela tem relação verdadeira com a obtenção e utilização dos recursos disponíveis para o atendimento das necessidades humanas de bens e serviços. Como exemplo podemos usar a pirâmide de Maslow, que nos mostra a divisão hierárquica do atendimento a essas satisfações. Atentamos que a exigência de moradia é uma necessidade básica do ser humano, ligada ao pilar da segurança, além disso, um imóvel também se caracteriza como investimento, abrangendo igualmente os pilares da estima e da realização pessoal . Não podemos falar de economia sem citar os Mercados econômicos, que se caracterizam pela relação entre vendedores e compradores de um determinado bem ou serviço. O mercado imobiliário é um mercado concorrência perfeita, onde temos grande variedade de vendedores e compradores, e não há barreiras para o ingresso de novas empresas.
[pic 1]
1.2 A EMPRESA
Com nome fantasia de Javal Imóveis, a empresa conta com capital fechado e é regida por um contrato social com base na Lei De Parcelamento de Solo N 6.766 de 19 de dezembro de 1979. Tem como objetivos sociais a compra e venda de imóveis, a incorporação de empreendimentos imobiliários, a gestão e administração de propriedade imobiliária, o aluguel de imóveis próprios, a corretagem na compra e venda de imóveis, a corretagem no aluguel de imóveis, a construção de edifícios, atividades paisagísticas, obras de terraplanagem, a preparação de terrenos e serviços de cartografia, topografia e geodesia.
1.3 MICROECONOMIA
Para o bom funcionamento do mercado precisamos de uma analise da oferta e demanda de um determinado produto, a partir desse estudo chegaremos ao ponto de equilíbrio, que determina o preço e a quantidade do bem oferecido. Além das variáveis já conhecidas pelos mercados, a oferta e demanda imobiliária ainda analisa pontos como as particularidades de cada imóvel e a necessidade individual do consumidor. O terreno é um produto consumido pelas mais diversas classes econômicas, servindo como capital para as famílias. O mercado imobiliário viveu uma crise nos últimos dez anos, porem a empresa citada conseguiu se manter com números estáveis. Indo na contra mão da crise nacional, 2017 teve os melhores números em vendas graças a estratégias utilizadas como a venda sem entrada e descontos no pagamento á vista.
A seguir vemos um gráfico das vendas entre 2011 e 2018 efetuadas pela empesa Javal. Nele podemos observar que a partir de 2016 as vendas se elevaram.
[pic 2]
1.4 MACROECONOMIA
O mercado imobiliário brasileiro foi do seu auge a sua queda em apenas uma década. Dos anos de 2008 a 2014 houve uma elevada valorização do mercado imobiliário brasileiro, chegando a até 112,86%, segundo dados do Índice Fipezap. Essa boa fase aconteceu por conta da facilitação ao credito imobiliário, aumento geral de renda, redução em taxas de juros e uma boa fase geral na economia do país. Porém em 2015, se iniciou a pior crise econômica do século no Brasil, levada pela incerteza do sistema político Brasileiro e enfraquecimento na economia nacional, com isso, um dos principais mercados afetados foi o imobiliário, Apresentando juros mais altos e objeções ao credito imobiliário, reflexo da baixa do PIB, aumento da inflação e desemprego no país. Em 2018 houve uma retomada do mercado imobiliário, graças a um avanço da macroeconomia, queda de juros no credito imobiliário e um aumento de lançamentos no setor. As projeções para o mercado imobiliário em 2019 são otimistas, em fevereiro foi registrado um aumento de 30% na compra e construções de imóveis em relação ao ano anterior, segundo a ABECIP (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança). A boa fase já é esperada pelo menos para os próximos 5 anos, havendo expectativa de juros menores, abertura de financiamentos bancários, lançamento de novos produtos no mercado para atender as várias classes econômicas e um ambiente mais seguro judicialmente.
- RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Os recursos materiais e patrimoniais de uma empresa podem ser vistos como componentes que a auxiliam na obtenção do lucro ou tudo o que gera ou tem capacidade de gerar renda para a empresa. Sendo tangíveis ou intangíveis. A Javal é uma empresa do tipo primaria que fornece a matéria prima para a construção civil. A partir de observações foi constatado que a empresa possui como recursos patrimoniais; escritório com almoxarifado, trator para a manutenção do loteamento, casas de aluguel e logomarca. E como recursos materiais os lotes disponíveis em estoque.
...