PIM III - PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR - PG
Por: Fabio Luiz Sanches • 21/11/2016 • Trabalho acadêmico • 3.300 Palavras (14 Páginas) • 762 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
UNIP INTERATIVA
Nome: Fabio Luiz Sanches / RA 1698921
Nome: Robson Aparecido Nati / RA: 1615310
Curso: Gestão em Processos Gerenciais
Semestre: 2º / 2016
Polo: Vila Ercilia
Local: São Jose do Rio Preto
Ano: 2016
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
UNIP INTERATIVA
Título: Tereos Internacional
Subtítulo: Projeto Multidisciplinar III – PIM III
Projeto Multidisciplinar – PIM III – para obtenção do título de gestor de Processos Gerenciais apresentado à Universidade Paulista – UNIP.
Orientador: Mauro Trubbianelli
Resumo:
Pretende-se com este trabalho analisar a estrutura administrativa de uma empresa, baseando-se nas disciplinas aplicadas durante o segundo semestre do curso de Gestão em Processos Gerenciais (Contabilidade, Fundamentos da Gestão Financeira e Estatística Aplicada), para demonstrarmos o grau de aproveitamento que obtivemos e ampliarmos nossos conhecimentos. A empresa escolhida para ilustrar o Projeto Multidisciplinar é a Tereos Internacional, onde as análises serão feitas com base nas informações obtidas através de pesquisas realizadas em literaturas de acordo com as referências descritas e também com os dados retirados do site da empresa escolhida. A Contabilidade no Brasil e no mundo sempre esteve em constante mudança, porem no último século essas mudanças têm sido mais intensas, vindo a atender necessidades de informação em um mundo de grande variabilidade. Sobre Fundamentos da Gestão Financeira, veremos como são conduzidos a gestão de recursos financeiros, de forma integrada ligados à obtenção, utilização e o controle dos recursos financeiros. Já em Estatística Aplicada é possível utiliza-la na empresa com a finalidade de organizar, analisar, e interpretar os resultados, criando inclusive um banco de dados para que qualquer pesquisador ou pessoa possa tomar decisões.
Palavra-chave: Contabilidade, Fundamentos da Gestão Financeira e Estatística Aplicada
SUMÁRIO
1. Introdução5
2. Descrição da Empresa5
2.1 Empresa6
2.2 Produtos e Serviços6
3. Desenvolvimento7
3.1 Contabilidade7
3.2 Fundamentos da Gestão Financeira8
3.3 Estatística Aplicada10
4. Conclusão15
5. Citações e Referencias16
1. Introdução:
Este projeto tem como finalidade o desenvolvimento do Projeto Integrado Multidisciplinar III que consiste em abordar teoricamente as disciplinas Contabilidade, Fundamentos da Gestão Financeira e Estatística Aplicada.
Planejamento é o processo de decidir que curso de ação deverá ser tomado para o futuro. Portanto diz respeito a união de princípios teóricos, métodos e técnicas que podem ser aplicados a qualquer tipo de organização social que busca um proposito, uma mudança situacional futura. O planejamento não é somente as decisões sobre o futuro, mas questiona em especial qual é o futuro de nossas decisões.
A informação contábil, em especial no que se atribui a definição de padrões e a ligação da Contabilidade com os planos orçamentários, é de suma importância no planejamento institucional. O motivo fundamental pela gestão financeira em qualquer instituição é de avalizar que a empresa saiba de quanto capital vai precisar, como obter o capital de que precisa e como vai aplicar esse capital para atingir os seus objetivos de forma correta, ponderado e sustentável. É impossível uma empresa durar sem uma gestão financeira adequada.
A estatística trabalha com informações agregando os fatos ao assunto, revelando como e o que juntar para atingir conclusões a partir dos dados, de forma que essas conclusões possam ser compreendidas pelas outras pessoas.
2. Descrição da Empresa:
A Tereos Internacional é uma empresa global que transforma cana-de-açúcar, cereais e tubérculos em açúcar, amido, etanol e álcool, além de produzir energia e outros coprodutos derivados do processamento da cana-de-açúcar, cereais e tubérculos.
O grupo possui 45 unidades espalhadas pelo mundo, de processamento de cana-de-açúcar no Brasil, Ilha da Reunião e Moçambique e unidades de processamento de cereais e tubérculos na França, Bélgica, Itália, Espanha, Reino Unido, Brasil, China e Indonésia. É a 2ª maior produtora de amido de trigo na Europa e a 3ª maior produtora de açúcar no Brasil sendo sua sede na cidade de São Paulo e 7 plantas industriais de processamento de cana-de-açúcar localizadas na região noroeste do estado de São Paulo (operadas por meio da Guarani). No Brasil já opera também em Palmital-SP a fábrica de amido de milho para atender as necessidades das industrias usuárias em todo o continente, em condições competitivas, graças ao aumento excelente da produção de milho no Brasil.
A Tereos no âmbito global reúne 12000 associados-cooperados, conta com 26000 colaboradores, com o objetivo de valorizar as matérias-primas agrícolas e contribuir para o desenvolvimento de produtos de qualidade. Está presente internacionalmente na vida das pessoas pois sua carteira diversificada de produtos atinge vários segmentos dentre entres alimentos e bebidas, saúde e nutrição, farmacêuticos e cuidados pessoais, bioenergia, nutrição animal e outros.
A notoriedade e a performance da Tereos baseiam-se em um forte laço que une o processo agrícola e a transformação industrial. Este laço agrupa associados-cooperados, colaboradores, parceiros e clientes na vontade de agir e prosseguir em harmonia com os desafios atuais e futuros do nosso segmento.
2.1 Empresa:
O Grupo Tereos (de origem francesa com sede atual na cidade de Lille) tem como ponto de partida o ano de 1932 quando foi criada por agricultores da destilaria de Origny, Sainte-Benoite, França. Na época, a unidade cultivava beterrabas para a produção de coprodutos como o açúcar e a partir de 1951 foi transformada numa fábrica de açúcar produzindo 900 toneladas por dia. A primeira de muitas expansões internacionais foi na Republica Tcheca com a aquisição da fábrica de açúcar de Dobrovice. No Brasil, a Tereos começou suas operações em 2001 com a aquisição da Guarani e na sequencia em 2010 criou-se a Tereos Internacional, com a parceria da Petrobras através de um investimento de 1,6 bilhões para crescimento da Guarani, sendo o ponto de partida desta parceria a aquisição da atual Unidade Mandu (Guaira,São Paulo ). Dessa forma a Estatal detém o controle de 46% da Guarani.
...