PLANEJAMENTO A ENGRENAGEM DA BOA ADMINISTRAÇÃO
Por: FernandoTeixeira • 15/4/2015 • Projeto de pesquisa • 936 Palavras (4 Páginas) • 245 Visualizações
PLANEJAMENTO A ENGRENAGEM DA BOA ADMINISTRAÇÃO
Entre as diversas classificações do trabalho administrativo, analisamos as 2 principais, tendo como pioneiro Fayol e muitos seguidores, duas funções no Bahamas (Organizar e Planejar). Na teoria administrativa, efetuamos uma pesquisa de campo, (Supermercado Bahamas) aplicando as abordagens de Organizar e Planejar com o Sr, Jorge (gerente de Controle), e de outros que fizeram apenas desenvolvimentos lógicos, sem testes práticos, explícitos.
1) ¨Organização¨ é a função administrativa de congregar os diversos recursos e fatores necessários para a execução dos planos, após seu estabelecimento. Deve ser estabelecida uma estrutura de organização por meio da qual os diversos colaboradores serão coordenados. Devem ser estabelecidos sistemas e normas para executar os projetos especificados nos planos. Devem ser procurados pessoal, materiais, instrumentos, equipamentos e outros recursos necessários à execução dos planos. Dessa maneira, em certo sentido, a organização é a função de assentar a máquina necessária para a operação dos planos.
É importante notar que na empresa estudada (Bahamas) colocaram as funções em sequência, (Administrativo, financeiro, produção e comercial) formando um ciclo de elementos interligados. Assim, elas só se definem de maneira clara, ou seja, não há uma característica definida. Por exemplo, coletar informações sobre o trabalho dos colaboradores faz parte do controle, se houver um planejamento prévio deste trabalho. Se não houver, essa atividade poderia ser enquadrada como parte do planejamento se for utilizadas para melhorar o esquema de trabalho. Quando afirmamos que, elas não têm característica definida, queremos dizer que o conteúdo de uma função particular só difere do conteúdo das outras se elas forem colocadas em sequência e estiverem ligadas a um mesmo esquema de referência. 2) "Planejar¨ - Isto é, determinar a tarefa a realizar. No sentido aqui empregado, o planejamento abrange uma vasta gama de decisões, tais como esclarecer os objetivos, firmar as políticas, traçar programas e campanhas, estabelecer métodos e procedimentos específicos e fixar a programação diária.
Por exemplo: o planejamento no Bahamas está presente em todas as funções. A obtenção de recursos deve ser planejada, o controle também. Em menor grau pode-se pensar em planejamento da direção. Seguindo a linha de raciocínio, o planejamento participa de diversos níveis e áreas; como: planejamento dos fins, planejamento da estrutura organizacional, planejamento da obtenção de recursos, planejamento de controle, etc. Há também o problema de classificação das atividades que em certo momento não se caracterizam de modo preciso, como componente de qualquer uma das funções. Por exemplo, a leitura de um jornal pelo administrador é em si uma atividade que não se enquadra em nenhuma das funções. Entretanto, se o administrador utilizar algum dado da leitura para planejar ou detectar alguma falha dos subordinados, ele passará a ter uma referência definida no planejamento ou no controle. Em geral, as atividades com utilidade potencial, principalmente as ligadas à coleta de dados, são difíceis de serem identificadas a uma função específica.
A empresa Bahamas, opera o planejamento sim, é de grande porte e com vários funcionários. Seu planejamento é executado de forma a chamar atenção dos todos os clientes, sua venda é atacado e varejo. Uma prova que seu planejamento é operacionalizado é a expansão do seu mercado de trabalho, saindo totalmente do papel. Quanto a função organizar eles têm divisão do trabalho, cada um na sua função, sua hierarquia e aplicada
...