PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES DE MATERIAL
Por: tchescaramis • 18/9/2015 • Trabalho acadêmico • 926 Palavras (4 Páginas) • 292 Visualizações
MRP – (MATERIAL REQUIREMENT PLANNING)
PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES DE MATERIAL
O MRP é um sistema lógico de calculo que converte a previsão de demanda e programação da necessidade de seus componentes.
A partir do conhecimento de todos os componentes de um determinado produto e os tempos de obtenção de cada um deles, podemos, com base na visão de futuro das necessidades, calcular o quanto e quando se deve obter de cada item, de forma que não haja falta e nem sobra no suprimento das necessidades da produção. Ou seja, calcula-se a quantidade e momento da aquisição ou fabricação de cada item.
Atualmente, tem-se também o MRP II, no qual leva a mesma lógica do MRP, porém ele calcula ainda, os recursos a serem utilizados como: o maquinário, os recursos humanos, recursos financeiros, etc.
Qual é o seu objetivo ?
O MRP tem como objetivo definir as quantidades e momentos em que cada item deve ser produzido ou comprado, a fim de atender o planejamento da produção, diminuindo o custo e aumentando a margem de lucro. Mas para isso, ressalta que as estruturas de produto devem estar perfeitamente definidas assim como os tempos de obtenção ou fabricação.
Quais são seus pontos fracos ?
Além do custo elevado da implementação de um ERP (software do qual ele pode ser uma peça ou subconjunto) e do próprio pacote em si, a forma como é padronizado muitas vezes não correspondem com a real necessidade da empresa. E outro complicador é que nem sempre o usuário está preparado ou possui conhecimento da dinâmica e do conceito utilizado no software, fazendo com que uma poderosa ferramenta de planejamento e tomada de decisões, seja utilizada apenas como uma simples listagem de estoque.
Quais são seus benefícios ?
Melhora o atendimento aos consumidores, minimizando os estoques em processo e aumentando a eficiência da fábrica, obtendo assim, menores custos e consequentemente alcançando melhores margens de lucro. Mas para tudo isso, é fundamental que sejam estabelecidos corretamente todos os parâmetros do sistema.
Como ele funciona ?
O MRP trabalha com as necessidades exatas de cada item, assim, ele realiza cálculos por meio da projeção de inventários em função do planejamento da produção.
Contudo, a parametrização é essencial, pois é a atividade que faz ele funcionar perfeitamente. É necessário que a empresa mantenha certos dados em arquivo de computador, os quais, quando o programa MRP é rodado, são recuperados, usados e atualizados.
Quais são esses parâmetros ?
1 - Estrutura do produto: é a especificação da quantidade de cada item que compõem um produto;
2 - Tempo de reposição: é o tempo gasto entre a colocação do pedido até o recebimento do material;
3 - Tempo de fabricação: é o tempo gasto do início até o termino da produção;
4 - Tamanho do lote de fabricação: é a quantidade de fabricação de determinado item de forma que otimize o processo;
5 - Tamanho do lote de reposição: é a quantidade de determinado item que se adquire de cada vez, visando também a otimização de custos;
6 - Estoque mínimo: é a quantidade mínima que deve ser mantida em estoque, seja de matéria-prima ou produto acabado;
7 - Estoque máximo: é o nível máximo que os estoques devem chegar.
Assim, conclui-se que esses parâmetros tornam o MRP apto a responder: o que, quanto e quando serão necessários os componentes para cumprir a demanda de produtos finais.
MRP - ESTUDO DE CASO
“PADARIA PÃO NOSSO”
Empresa:
Resumo:
Fundada em 1997 pelo seu proprietário Sr. Manoel de Oliveira Borges, buscando a continuidade da qualidade dos produtos, principalmente do Pão Francês.
Estrutura Funcional:
- 06 funcionários na área de produção;
- 11 funcionários na área comercial;
- 02 funcionários na área administrativa.
Infraestrutura:
O maior problema para a infraestrutura da empresa, era não possuir um setor de T.I. (Tecnologia da Informação).
Recursos:
Através dos recursos financeiros próprios, tem os seguintes índices mensais:
- 56% em matéria-prima;
-
...