PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO – Ferramentas utilizadas na gestão
Por: vasconcelosfe • 15/5/2016 • Trabalho acadêmico • 3.221 Palavras (13 Páginas) • 738 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ
Gestão Financeira
Darlene Vieira Magalhaes
Eliane Faria Andrade
Geisa Cristina da Silva Machado
Keila Patrícia da Silva
Leandro Nascimento dos Santos
PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO – Ferramentas utilizadas na gestão
Belo Horizonte
2013
Darlene Vieira Magalhaes
Eliane Faria Andrade
Geisa Cristina da Silva Machado
Keila Patrícia da Silva
Leandro Nascimento dos Santos
PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO – Ferramentas utilizadas na gestão
Atividade estruturada apresentada ao Curso de Gestão Financeira pela Universidade Estácio de Sá, como requisito parcial para obtenção do título de Gestor Financeiro.
Professora: Marilene Menegazzo
Belo Horizonte
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. DESENVOLVIMENTO: APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DAS INFORMAÇÕES COLETADAS
2.1 1ª ETAPA – INVESTIGAÇÃO/PESQUISA DE INFORMAÇÕES
2.2 2ª ETAPA – SELEÇÃO E ANÁLISE DO ESTUDO DE CASO
3. CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- INTRODUÇÃO
Esta atividade estruturada tem como objetivos compreender e interpretar os conceitos e técnicas de avaliação de desempenho utilizadas para a tomada de decisão da empresa, compreender também os principais conceitos de planejamento e controle financeiro que as empresas aplicam e utilizar estes conceitos, controles e modelos na gestão e controle das instituições.
O trabalho contém uma parte onde foram estudadas e pesquisadas todas as informações importantes referentes ao assunto utilizando como auxílio os textos já existentes em bibliotecas e outros meios de comunicação como a internet.
Além das informações relevantes, a outra parte da atividade foi um estudo de caso em uma empresa que fora escolhida dentre os participantes. Sendo assim, a empresa escolhida foi a Umbrasil, prestadora de serviços de comercialização de consórcios no ramo automobilístico, mais precisamente o banco GMAC da Chevrolet.
Na empresa escolhida, existem vários fatores que levam a inadimplência dos clientes e com isso foram verificados itens como a taxa de risco de crédito que estava com índices elevados e para isto foi feito um planejamento financeiro para tentar diminuir estes valores até um nível significante e que ajude a empresa a ter o controle do crédito e principalmente das finanças do seu próprio negócio.
A partir desta atividade de pesquisa de cunho prático profissional os alunos do grupo poderão desenvolver competências para trabalhar em atividades que estejam vinculadas ao planejamento e controle financeiro de uma empresa obtendo uma capacidade de reflexão crítica sobre a teoria e prática no que tange aos diversos conceitos que envolvem a gestão financeira de uma instituição.
- DESENVOLVIMENTO: APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DAS INFORMAÇÕES COLETADAS
A atividade refere-se em uma pesquisa sobre o planejamento e controle financeiro de uma instituição que tem como objetivo principal estimular à autoaprendizagem e a aproximação dos alunos com a realidade profissional de um gestor financeiro com relação a execução de sua profissão.
A partir disso, a pesquisa foi organizada com o intuito de proporcionar uma investigação e o contato direto com os profissionais já atuantes nas diversas áreas que compõem o curso de Gestão Financeira.
Visando a ampliação da percepção e do entendimento pessoal do aluno acerca da formação, atuação e das oportunidades do mercado de trabalho, a atividade foi dividida em duas etapas:
- 1ª Etapa – Pesquisa de informações sobre o assunto através de um questionário
- 2ª Etapa – Seleção e análise de estudo de caso
- 1ª ETAPA – INVESTIGAÇÃO/PESQUISA DE INFORMAÇÕES
Os alunos deverão realizar uma investigação/pesquisa para responder ao questionário previamente elaborado utilizando material já existente em bibliotecas e/ou arquivos na internet.
Seguem as questões e suas respectivas respostas:
- Como podem ser classificados os riscos em uma empresa?
- Riscos de Macroambiente: Podem ser estudados nas seguintes dimensões: Politicos legais, Economicos, demograficos, naturais, tecnológicos e sociais.
- Risco do Ambiente setorial: Que se traduzem nos riscos de fornecedores, de clientes, de concorrentes e de produtos alternativos.
- Riscos Financeiros: Os quais se dividem em: Liquidez, de Crédito e de Mercado.
- Riscos Operacionais: A possibilidade de ocorrências de perdas resultantes de falhas, deficiencias ou indadequação de processos internos, pessoas e sistema ou de eventos externos.
- Citar 03 riscos elevados? Dê exemplos e comente.
Risco de Mercado: decorre da possibilidade de perdas que podem ser ocasionadas por mudanças no comportamento das taxas de juros, do câmbio, dos preços das ações e dos preços de commodities.
Exemplo: Uma joalheria que mantém uma grande quantidade de ouro, prata e latina para seu trabalho diário. As variações dos preços destes metais preciosos no mercado internacional causam variações no patrimônio de sua joalheria.
...