PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO
Por: Vitinho Luiz • 29/3/2021 • Abstract • 7.952 Palavras (32 Páginas) • 213 Visualizações
PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO
- PLANEJAMENTO
Durante as histórias da humanidade, as questões do planejamento agregado aos valores e soluções de problemas ocorridos acarretaram na modernização na busca de saídas apropriadas que auxiliassem para com os problemas. Ao longo dos tempos, o conceito de planejamento foi bastante utilizado de forma sistemática e centralizado, no qual garantiu um papel fundamental na construção de metas e diretrizes para formação de um plano adequado.
A razão de um bom plano requer conhecimento para visar as necessidades e demandas do mercado e sociedade, ou seja, definindo seus objetivos, valores composto por ações operacionais que fazem parte da estratégia para promoção de crescimento e êxito do negócio, sendo bem utilizado na área de processos decisórios do cotidiano de uma vista organizacional ou do conjunto de responsabilidades.
- ASPECTOS BÁSICOS DE UM PLANEJAMENTO
a) planejamento dos fins: missão, propósitos, objetivos, objetivos setoriais, desafios e metas;
b) planejamento de meios: proposição de caminhos para a empresa chegar ao futuro almejado, ou seja, com o uso de macro estratégias, macro políticas, estratégias, políticas, procedimentos e práticas;
c) planejamento organizacional: esquemas organizacionais para realização do que foi proposto pela empresa.
d) planejamento de recursos: determinação dos recursos materiais, humanos e financeiros que se apliquem aos projetos e planos de ação necessária para alcance do futuro desejado;
e) planejamento de implantação e controle: planejar a atividade de gerenciar implantações do empreendimento no meio interno e externo.
- TIPOS DE PLANEJAMENTO
Existem três tipos de planejamentos:
- Planejamento estratégico: É o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimizado grau de interação com o ambiente e atuando de forma inovadora e diferenciada. Formulando da seguinte forma a elaboração do planejamento:
- formulação da missão e dos objetivos;
- identificação das metas e estratégias atuais;
- análise ambiental e de recursos;
- identificação de oportunidades e ameaças;
- determinação do grau de mudança estratégica necessária;
- tomada de decisão estratégica;
- implementação e controle da estratégia.
b) Planejamento tático: Tem por objetivo aperfeiçoar determinada área de resultado e não a empresa como um todo, trabalhando com decomposições dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidas no planejamento estratégico.
c) Planejamento operacional: Considerado como a formalização, mediante de documentos escritos, metodologias de desenvolvimento e implantação estabelecidas.
- PLANEJAMENTO, PRODUÇÃO E MERCADO
Planejamento e produção fazem um binômio indissolúvel considerando que o primeiro representa a síntese das diretrizes de ação e o segundo promove a execução da ação adiante do ciclo operacional que, juntando-se ao controle, realimenta o primeiro, provocando revisões e ajustes, que servirão de base para a continuidade da ação e da atuação do sistema de controle.
Qualquer dos atributos que a empresa pretenda desenvolver para diferenciá-la dentro do seu setor econômico, especialmente aqueles vinculados à aplicação de técnicas mais avançadas, só faz diferença na competição para alcançar o sucesso, se vier ter reflexo no binômio preço x qualidade, figurado no planejamento estratégico.
- PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO: ASPECTOS CONCEITUAIS
É a função de planejar e programar a produção e as operações da empresa, além de controla-las adequadamente, com o objetivo de aumentar a eficiência e a eficácia mediante administração da produção. Ele é responsável pela coordenação e aplicação de recursos produtivos, buscando atender os planos estabelecidos, da melhor forma, seja em nível estratégico, tático ou operacional.
No nível estratégico, o PCP define as políticas estratégicas de longo prazo para a organização, onde formula um plano de produção. O nível tático são estabelecidos os planos de médio prazo para a produção, onde é desenvolvido o planejamento-mestre da produção. Já o operacional são preparados os programas de curto prazo de produção e realizado o acompanhamento dos mesmos, no qual prepara a programação da produção administrando estoques, sequenciando, emitindo e liberando as ordens de compras, fabricação e montagem, ao mesmo tempo em que executa o acompanhamento e controle da produção, gerenciando o que vai ser produzido, quanto vai ser produzido, quem irá produzir, como vai ser produzido, onde vai ser produzido e quando vai ser produzido.
O PCP também segue algumas fases importantes dentro dos seus aspectos, são eles:
a) Programação: É a fase que determina os tipos e as quantidades de produtos que serão fabricados, baseados nos pedidos recebidos dos clientes, nas previsões de vendas, ou em ambos, além de detalhar o plano para que possa ser executado integralmente e coordenadamente pelos diversos órgãos produtos e demais órgãos de assessoria.
b) Roteiro: Determina quem fará as operações, onde elas serão feitas e os tempos unitários de fabricação do produto para cada uma das atividades ingressadas. Tem como função determinar o melhor método para a produção de peças, dos subconjuntos e da montagem dos vários produtos produzidos pela fábrica, bem como determina o tempo-padrão de preparação e de operação das máquinas.
c) Aprazamento: Determina quando será iniciada a produção, quando terminará e, por diferença, quanto tempo levará.
d) Liberação: Consiste na mobilização de recursos, antes do momento em que a produção deverá ser iniciada, de acordo com os prazos determinados na fase anterior.
e) Controle: É a fase que acompanha a produção em todos os seus aspectos, para que os planos sejam executados, ou devidamente modificados, quando surjam imprevistos que impossibilitem sua realização. Ou seja, planeja, dirigi e controla o suprimento de materiais e atividades de processo de uma empresa.
...