PLANO DE MARKETING
Por: jelias83 • 18/6/2018 • Trabalho acadêmico • 2.372 Palavras (10 Páginas) • 155 Visualizações
Universidade Antônio Carlos
PLANO DE MARKETING
Lanchonete Cantinho Naturele
Universidade Antônio Carlos
PLANO DE MARKETING
Lanchonete Cantinho Naturele
Amanda Lemes Ortega
Camila Leis Pereira Daniel Pereira da Silva
José Elias Sousa Silva
Renata Aparecida Alecrim
Vitoria Passos e Santos
Uberlândia 2018
PLANO DE MARKETING
Lanchonete Cantinho Naturele
Trabalho apresentado para a disciplinas de Gestão e estratégia de Marketing.
Orientador: Profº Adm. Cláudio Fernandes, Ph.D Ph.D em Business Administration – EUA
Uberlândia 2018
INTRODUÇÃO
As empresas necessitam de ferramentas que auxiliam na tomada de decisão no que tange ao lançamento de um produto no mercado, tendo em vista essa necessidade, apresenta-se a seguir um plano de marketing do lançamento dos produtos elaborados a partir do “Cantinho Naturele”, sendo o produto principal sanduiche de atum.
OBJETIVOS
O objetivo do plano de marketing é a introdução de um produto alimentício no mercado de Uberlândia atentos à sustentabilidade e saudável.
- AMEAÇA DE PRODUTOS SUBSTITUTOS
No universo de produtos naturais um dos substitutos seriam o franco grelhado pelo atuam, mas o sanduiche se sobre sai dos demais por possuir o pão integral com 4 graus, sabor singular ao pão francês, não tendo um substituto direto.
1.1 AMEAÇA DE NOVOS ENTRANTES
A realidade atual é que, a cada dia que passa analisar essa variável fica mais difícil, porque nada impede uma empresa de redirecionar seu foco rapidamente, tendo em mãos uma oportunidade de negócio mais lucrativa. Por isso, a importância da utilização de ações rápidas aos novos entrantes, bem como priorizar projetos de inovação para aumentar a competitividade.
A princípio o mercado de novos entrantes seria as faculdades localizada nos ares afastados do centro.
ANALISE SWOT
De acordo com o cenário externo analisado através das informações obtidas, temos as seguintes informações:
FORÇAS
NECESSIDADE/DESEJO: saúde, bem estar e prazer. E crescente o numero de pessoas que demandam por uma alimentação saudável, em busca de qualidade de vida. Os principais fatores que influenciam o consumo de alimentos saudáveis, são problemas de saúde ocasionados pela má alimentação e elevando o pais ao grande índice de obesidade. A crescente conscientização sobre a importância da alimentação saudável, aliada a falta de tempo de boa parte da população impulsiona a abertura de novos negócios nesse segmento.
Conciliar a alimentação rápida, na rua próximo ao trabalho ou faculdade com conceito de alimentação saudável e relativamente algo novo no país. Uma das causas é o crescimento de problemas de saúde(obesidade, diabete, hipertensão, etc) decorrentes a má alimentação. Segundo estudos realizados pela agencia eu romonitor internacional de 2017, indicou que nos últimos 5 anos anterior o segmento de comida e bebida saudável cresceu 12% ao ano em media. Em 2016 foram R$93 bilhoes em venda no pais. E os benefícios desse avanço são imensos. Com a população se alimentando melhor, abrindo mao de alimentos industrializados e cheios de conservantes nocivos a saúde e inserindo no cardápio comida “de verdade”, de alto valor nutricional, a tendência e que a vida do brasileiro também melhore, um estudo global indica que uma em cada 5 mortes esta relacionado a má alimentação.
De olho nessa oportunidade, nos procuramos explorar esse potencial que ajuda tanto a economia quanto a saúde do pais. Um exemplo de sucesso que vem ganhando força e a Rede Cia da Saude Produtos Naturais, que propõe a facilitação de negócios por meio de parcerias e associativismo. Com serviços de consultoria e assessoria no preparo de seus técnicos, colaboradores, gestores, a empresa consegue manter em casa loja um padrão de qualidade reconhecido.
- FRAQUEZAS
[pic 2] Dificuldade de armazenamento nos pontos de venda por se tratar de um produto que perde muito rápido;
[pic 3] Problemas de adequação às exigências da Vigilância Sanitária por ser um produto que não possuir conservante.
OPORTUNIDADES
[pic 4] No Brasil, ainda não temos uma marca poderosa que domine o mercado e seja detentora do monopólio do consumo do produto no país. Na maioria das vezes, pequenas empresas, processam o próprio sanduiches e vendem para bares e lanchonetes por todo o país;
- Então não existe a carência de uma marca que venda o produto e torne-se referencial de compra para os consumidores.
AMEAÇAS
[pic 5] Possibilidade de mudança na legislação quanto às condições de armazenamento e embalagem;
[pic 6] Facilidade de novos entrantes;
[pic 7] Atravessadores que “monopolizam” a compra e “cartelizam” a venda.
MERCADO-ALVO
Sabendo que o cliente é a chave para o sucesso de todo empreendimento, deve-se ter um cuidado especial ao tratá-lo. A partir do conhecimento do cliente e qual é o valor que o cliente tem através da sua história de relacionamento com a empresa, deve-se estabelecer níveis de relacionamento junto a estes, diferenciando- se os melhores clientes dos outros:
[pic 8] Básico – o vendedor da empresa vende o produto, mas não lhe dá acompanhamento de forma alguma;
...