PLANO ORIENTADO REFERENTE A ROTINA DE UM MÊS DO DEPARTAMENTO PESSOAL, INCLUINDO TODAS AS ATIVIDADES QUE SEJAM IMPORTANTES E SEUS DEVIDOS PRAZOS
Por: thairinyrodio • 7/5/2018 • Trabalho acadêmico • 1.373 Palavras (6 Páginas) • 464 Visualizações
- CONSTRUA UM PLANO ORIENTADO REFERENTE A ROTINA DE UM MÊS DO DEPARTAMENTO PESSOAL, INCLUINDO TODAS AS ATIVIDADES QUE SEJAM IMPORTANTES E SEUS DEVIDOS PRAZOS
Recrutamento - Após a abertura de vagas, é feita a análise e triagem dos currículos recebidos. Os que não se enquadram ao perfil da vaga e não atendem às exigências mínimas solicitadas são anulados. Já os que forem agradam aos interessantes do recrutador são convocados para a próxima etapa da seleção.
Férias - Após o período de 1 ano, o empregador tem direito a tirar férias entre os próximos 12 meses. O aviso de férias deve ser comunicado por escrito, com antecedência de no mínimo 30 dias.
Admissão - é o compromisso estabelecido entre o empregador e o empregado, na qual ocorre através de um contrato ( com diretrizes da Consolidação das Leis do Trabalho, a CLT) , que o empregado se responsabilize em executar com respeito e dedicação a sua função. O contrato de trabalho que é a relação jurídica entre empregador e empregado, trata-se de um contrato por prazo determinado, que não poderá exceder 90 dias, sendo divido em 30 dias e 45 dias, conforme procedimento da empresa, podendo ser prorrogado por mais de 30 dias ou 45 dias.
Salários – é a contraprestação devida e paga pelo empregador (fixo contratual, comissão, gratificação, ajudas, etc). O salário não é apenas a importância física em dinheiro, é também as ajudas que o funcionário tem em seu dia a dia, como alimentação, habitação e outra prestações fornecidas habitualmente pelo empregador. Sendo pago até o 5° dia útil do mês.
Preenchimento das guias de recolhimento – Instituto Nacional da Segurança Social; fundo de garantia por tempo de serviço; imposto de renda pessoa jurídica; reversão salarial e muitos outros documentos que possam compor um departamento pessoal, são preenchidas todas essas guias para posterior recolhimento sempre com cuidado de observar as datas a serem recolhidas para não serem pagos acréscimos como: juros, multas, e variações monetárias, como determinam a lei.
Lançamentos de faltas não justificadas: as faltas não justificadas por lei não dão direito a salários e podem resultar em falta leve ou grave, conforme as repetições, essa falta é descontada no dia respectivo.
Especificação de carga horária – a jornada de trabalho é 8 horas diárias ou 44 horas semanais, acréscimo de 1 ou 2 horas para intervalo de almoço e descanso de um dia, com preferência aos domingos. Ultrapassando o horário normal são pagas horas extras.
13° - conhecido como gratificação de natal, um salário a mais que o funcionário tem direito a receber no ano. O seu valor, embora variável, é geralmente aproximado ao de um salário mensal, podendo ser paga em uma ou mais prestações, de acordo com a legislação laboral de cada país.
A primeira parcela do 13º salário deverá ser depositada entre fevereiro e novembro (até o dia 30) ou, se o empregador quiser, por ocasião de suas férias. Já a segunda metade deve ser paga ao trabalhador até o dia 20 de dezembro.
Demissão - Existem diferentes tipos de demissão, dentre elas estão a demissão com justa causa (quando há motivos para a demissão) e a sem justa causa (é quando a empresa demite o funcionário, podendo ele receber seus direitos).
Para que essas demissões ocorram é necessário que o contrato seja extinto e isso pode ocorrer tanto por parte do funcionário, quanto por parte da empresa
Atualização de carteira profissional – manter a carteira profissional sempre atualizada, por motivo de necessidade do funcionário em usá-la, estando apto a demonstrar em qualquer lugar, com os dados adequadamente em dia.
Atualização das fichas de salários família – mantê-la atualizada para possíveis fiscalizações e automaticamente comprovação dos direitos dos salários família, sendo concedida aos menores de 14 anos.
CAGED – isso é uma exigência do governo para manter atualizadas as informações sobre o desemprego da população brasileira e a comprovação para o pagamento do auxilio a desemprego.
Encaminhamento do funcionário para a previdência social – em caso de ocorrer acidente do funcionário na empresa, os 15 primeiros dias de salários do funcionário recebe da empresa. A partir desse prazo passa a responsabilidade da previdência, e o departamento pessoal tem a incumbência de preencher todos os documentos que necessita para o funcionário receber o seu beneficio.
Reclamação trabalhista – o departamento pessoal tem a obrigação de levanta todos os dados necessários para compor um processo trabalhista, quando o funcionário demitido entrar com recurso para pleitear algo de seu interesse
Rotina de arquivamento - Criar uma pasta (dossiê) para cada funcionário ativo
composta pelos documentos pessoais, contrato de trabalho, e os demais documentos
que compõem o processo admissional, documentos de afastamentos médicos, e
demais correspondências ou declarações fornecidas ao empregado.
- CONSTRUA NO MÍNIMO 03 (TRES) INDICADORES DE DESEMPENHO, REFERENTES A ESTA ROTINA DO DEPARTAMENTO PESSOAL E QUE SERVIRÃO COMO AVALIAÇÃO DO TRABALHO NO DEPARTAMENTO.
Turnover - É um conceito frequentemente utilizado na área de Recursos Humanos para designar a rotatividade de pessoal em uma organização, ou seja, as entradas e saídas de funcionários em determinado período de tempo.
...