POR QUE UMA EMPRESA PRECISA DE UM ADMINISTRADOR FINANCEIRO
Por: Arakakicibele • 12/3/2016 • Trabalho acadêmico • 976 Palavras (4 Páginas) • 555 Visualizações
1 – Por que uma empresa necessita de um administrador financeiro?
O administrador financeiro tem como finalidade coordenar as atividades e avaliar as condições financeiras da empresa, por meio de relatório financeiros elaborados a partir dos dados contábeis de resultado, analisa a capacidade de produção, toma decisões estratégicas com relação ao rumo total da empresa, busca sempre alavancar suas operações, verifica não somente as contas de resultado por competência, mas a situação do fluxo de caixa, desenvolvendo e implementando medidas e projetos com vistas ao crescimento e fluxos de caixa adequados para se obter retorno financeiro tal como oportunidade de aumento de investimento que consiste na decisão da aplicação dos recursos financeiros em ativos correntes e não correntes.
O administrador financeiro estuda a situação na busca de níveis desejáveis de ativos circulantes, e determina quais ativos permanentes devem ser adquiridos e quando os mesmos devem ser substituídos ou liquidados, Ele busca sempre o equilíbrio e níveis otimizados entre os ativos correntes e não correntes, observa e decide quando investir, como e quanto, se valerá a pena adquirir um bem ou direto, e sempre evita desperdícios e gastos desnecessários ou de riscos elevados e até mesmo a imobilização dos recursos correntes, com altíssimos gastos com imóveis e bens que trarão pouco retorno e muita depreciação, que impossibilitam o funcionamento do fenômeno imprescindível para toda a empresa, o capita de giro.
Toma também decisões de financiamentos no que diz respeito à captação de recursos diversos para o financiamento dos ativos correntes e não correntes, para as atividades e operações da empresa que necessitam de capital ou de qualquer outro tipo de recurso que seja necessário para a execução de metas ou planos da empresa, levando-se sempre em conta a combinação dos financiamentos a curto e longo prazo com a estrutura de capital, ou seja, não se emprestará mais do que a capacidade que a empresa tem para pagar e ser responsável com suas exigibilidades seja de curto ou longo prazo.
O administrador financeiro, pesquisa fontes de financiamentos confiáveis e viáveis, com ênfase no equilíbrio entre juros, benefícios e formas de pagamento. Muitas dessas decisões são feitas mediante a necessidade e às vezes em momentos de desespero, mas independentemente da situação de emergência é necessário uma analise e estudo profundo minucioso dos pros e contras a fim de se ter segurança e respaldo em decisões como esta.
O administrador financeiro moderno precisa de uma visão integral da organização para detectar oportunidades e ameaças, tanto internas, quanto externamente. Também é imprescindível a capacidade de analisar dados e informações e fazer inferências acerca dos comportamentos e ações futuros.
Administrar é decidir. Todo administrador financeiro deve ser um especialista em tomar decisões acertadas. A sobrevivência de uma empresa é diretamente dependente da qualidade das decisões tomadas por seus administradores. Daí a importância de se combater o amadorismo na gestão financeira, contratando administradores financeiros profissionais, atualizados e especializados para melhorar a qualidade das decisões financeiras e garantir a continuidade da organização e geração de riqueza aos acionistas.
O processo de tomada de decisão vem assumindo complexidade e risco cada vez maior no ambiente empresarial brasileiro. As elevadas taxas de juros, carga tributária, o reduzido volume de crédito de longo prazo, as variações inflacionárias, bem como intervenções estatais na economia, alterando as regras de mercado, exigem capacidade analítica e crítica dos administradores financeiros.
2 – A finalidade dos Índices de Liquidez:
Os Índices de Liquidez mostram como está a estabilidade financeira da empresa, tendo como principal finalidade a avaliação da capacidade que a empresa tem para cumprir seus compromissos de pagamentos de dívidas á seus credores.
Os Índices de Liquidez mais utilizados
...