PROCESSO CONTÁBIL DE EMPRESA COMERCIAL
Por: Bealiprandini • 21/4/2015 • Trabalho acadêmico • 4.471 Palavras (18 Páginas) • 297 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PROCESSO CONTÁBIL DE EMPRESA COMERCIAL
[pic 2]
Chapecó
2015
[pic 3]
PROCESSO CONTÁBIL DE EMPRESA COMERCIAL
Trabalho de produção textual interdisciplinar individual apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas do 3º semestre.
Chapecó
2015
[pic 4]
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. PROCESSO CONTÁBIL DE UMA EMPRESA COMERCIAL
2.1 APLICAÇÃO FINANCEIRA
2.1.1 Aquisição de bens: veículos, máquinas e equipamentos
2.1.2 Obtenção de recursos para suprimento de caixa
2.1.3 Como aplicar melhor os recursos financeiros
2.2 AVALIAÇÃO DO ESTOQUE
2.2.1 Inventário periódico
2.2.2 Inventário permanente
2.2.3 Avaliação de ativos
2.2.4 Critério de avaliação de estoques
2.3 PRINCIPIO DA ENTIDADE E COMPETÊNCIA
2.3.1 O Princípio da Entidade
2.3.2 O Princípio da Competência
2.4 LEGISLAÇÃO CONTÁBIL
2.4.1 Normas do Conselho Federal de Contabilidade
2.4.2 Normas Profissionais
2.4.3 Normas Técnicas
2.4.4 Conselhos Regionais de Contabilidade
3. CONCLUSÃO
4. REFERÊNCIAS
1. INTRODUÇÃO
No contexto empresarial, o Processo Contábil é imprescindível para a obtenção de sucesso de uma organização.
Neste estudo serão demonstrados: Aplicações Financeiras, Avaliação de Estoques, Conceitos e Exemplos de princípios contábeis como o de competência e as funções, cumprimentos, normas e obrigatoriedade do Conselho Federal de Contabilidade, o CFC e o Conselho Regional de Contabilidade, o CRC e detalhes do código de ética do contador.
2. PROCESSO CONTÁBIL DE UMA EMPRESA COMERCIAL
A Contabilidade demonstra a melhor forma de analisar e avaliar as demonstrações contábeis fornecendo instrumentos e informações sobre a situação econômica e financeira da empresa. O processo contábil assume prioridade na tomada de decisões de uma empresa.
As informações contábeis vão além do simples cálculo de imposto e atendimento de legislações comerciais, previdenciárias e legais.
2.1 APLICAÇÃO FINANCEIRA
As aplicações financeiras constituem-se em investimentos com rentabilidade fixa ou variável, do tipo: Fundos de Investimento Financeiro (FIF), Certificados de Depósitos Bancários.
Toda aplicação financeira está sujeita a risco. Para reduzi-los, deve-se procurar informações sobre o tipo de aplicação, sobre a instituição financeira e sobre as variáveis econômicas que podem influenciar o resultado esperado.
Geralmente os rendimentos são maiores nas aplicações de maior risco. Algumas aplicações são parcialmente garantidas pelo Fundo Garantido de Crédito. A apropriação do rendimento de aplicação financeira deve ser feita observando-se o regime de competência. Assim, na data do balanço ou balancete, se existir saldo de aplicação financeira a ser resgatado nos períodos seguintes, o rendimento proporcional auferido até essa data deverá ser registrado em conta de resultado do período, em contrapartida à conta de aplicação.
2.1.1 Aquisição de bens: veículos, máquinas e equipamentos
São bens do ativo imobilizado os direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da companhia ou da empresa ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram à companhia os benefícios, riscos e controle desses bens (Lei nº 6.404/1976, art. 179, IV, redação dada pela Lei nº 11.638/2007, art. 1º).
No imobilizado, são classificados os imóveis, máquinas e equipamentos, veículos, móveis e utensílios, instalações, bens de terceiros, leasing, bens em comodato, etc.
O custo de aquisição de bens do ativo imobilizado é todo o gasto necessário para colocá-los em local e condições de uso no processo operacional da empresa. Os impostos e contribuições incidentes na aquisição de bens do ativo imobilizado com direito ao crédito fiscal não comporão o custo de aquisição dos referidos bens (PN CST nº 2 de 1979, Item 5).
Exemplo: Aquisição de bens (máquinas e equipamentos
2.1.2 Obtenção de recursos para suprimento de caixa
Exemplo:
2.1.3 Como aplicar melhor os recursos financeiros
Exemplo:
2.2 AVALIAÇÃO DO ESTOQUE
Um dos itens mais importantes do ativo de uma empresa comercial é o estoque. Para uma empresa que compra e vende mercadorias, tais custos incluem o preço de compra e os gastos com transporte recepção e inspeção, além de custos administrativos associados ao controle de estoque.
...