PROCESSOS DE QUALIDADE E MELHORIA CONTÍNUA NA APLICAÇÃO DO WCM
Por: viniciusidem • 5/5/2021 • Artigo • 4.877 Palavras (20 Páginas) • 193 Visualizações
PROCESSOS DE QUALIDADE E MELHORIA CONTÍNUA NA APLICAÇÃO DO WCM
Vinicius J. IDEM
RESUMO
Este trabalho buscou demonstrar a origem da qualidade e da melhoria continua detalhando a base do WCM na Área de Mineração, e a forma de aplicação e a eficácia de cada método almejando sempre credibilidade a fim de oferecer como resultado a confiabilidade nos processos e disponibilidade de um sistema de Gestão que proporcione um desenvolvimento organizacional tornando desta forma os processos mais satisfatórios. Afim de obter uma melhoria do desempenho da empresa no mercado e em sua competitividade, e como forma de aumentar o comprometimento e desempenho dos colaboradores com os programas de qualidade, foi implantado o programa por etapas, sendo primeiramente a fundação de base do WCM que proporcionou o suporte para os pilares de implantação do programa. Conforme o desenvolvimento foi gerado os resultados esperados em sua aplicação alcançando os objetivos principais, sendo possível ser demostrado os benefícios tornando os processos de melhoria e qualidade muito mais eficientes e eficazes.
PALAVRAS CHAVE: Processo de Qualidade, WCM, Melhoria Continua.
ABSTRACT
This work sought to demonstrate the origin of quality and continuous improvement detailing the basis of the WCM in the Mining Area, and the form of application and the effectiveness of each method always aiming for credibility in order to offer as a result the reliability in the processes and availability of a Management system that provides an organizational development thus making the processes more satisfactory. In order to improve the company's performance in the market and its competitiveness, and as a way to increase the commitment and performance of the employees with the quality programs, the program was implemented in stages, being first the base foundation of the WCM that provided The support for the pillars of the program's implementation. As the development has generated the expected results in its application reaching the main objectives, being possible to be demonstrated the benefits making the processes of improvement and quality much more efficient and effective.
KEYWORDS: Process Quality, WCM, Continuous Improvement.
SUMÁRIO: 1. Introdução; 2. Desenvolvimento; 2.1 – Qualidade e Melhoria Continua; 2.2 - WCM (Word Class Manufacturing); 2.3 – Fundações; 2.4 – Pilares; 2.5 – Aplicação do WCM e Pilares dentro da Empresa; 3 – Considerações Finais; 4 – Referências
1 – INTRODUÇÃO
Atualmente, devido à concorrência do mercado, a implementação de sistemas de melhoria e qualidade apresenta-se como uma alternativa concreta para atender a essa demanda por maior eficiência, satisfazendo as necessidades das empresas através de projetos de melhorias mais precisos e atuações mais adequadas às condições internas da empresa, dos clientes, com custo e desperdícios menores.
Serão demonstrados metodologias e ferramentas que implementam e geram uma significativa eliminação dos desperdícios e das atividades que não agregam valor dentro da empresa melhorando o fluxo de trabalho. Sendo que foi adotado o WCM como ferramenta para busca dos objetivos organizacionais de redução dos custos, à melhoria da qualidade e à redução dos prazos e desperdícios, sendo que ao conseguir alcançar e implementar o perfeito funcionamento do programa WCM dentro da empresa torna-se capaz de obter inúmeros benefícios, como o aumento da produtividade dos funcionários e equipamentos, o melhor atendimento de prazos, a redução dos defeitos, a minimização de riscos e impactos ambientais, o aumento na segurança do trabalho, a redução do material perdido e a melhor capacidade para distinção entre as condições normais e anormais de trabalho.
2 – DESENVOLVIMENTO
2.1 - QUALIDADE E MELHORIA CONTÍNUA
Este trabalho apresenta a história e evolução da qualidade e programas de melhoria continua, iniciaram com a Revolução Industrial e a disseminação da produção em série, sendo que nas indústrias o controle dos produtos e métodos passou a serem exercidos por funcionários designados que controlavam a produção. De qualquer forma, a base da qualidade e os programas de melhoria só surgiram por causa da segunda guerra mundial. Sendo que na época já existia certa preocupação com a qualidade dos produtos, o que significava garantir que todos os produtos fabricados teriam as mesmas características e não apresentariam defeitos, na medida do possível. Para isso, foram criados os inspetores de qualidade, responsáveis por inspecionar produto por produto. O método não muito eficiente foi logo substituído pelas técnicas estatísticas de controle. (MARSHALL,2003)
Por ocasião da Segunda Guerra, os EUA incentivaram a utilização dos métodos estatísticos de pelos seus fornecedores ajudando a disseminar os novos métodos de controle e melhoria pelas empresas e instituições. Nos EUA, a ênfase da qualidade era focada nos aspectos formais da produção e na preocupação com a segurança dos projetos militares, nucleares e espaciais. No Japão por questões de sobrevivência no pós-guerra, possuíam uma dívida para pagar devido à derrota, e começaram a investir em suas indústrias. O que fez com que os japoneses logo se sobressaíssem foi o fato de que a maioria de sua população era tecnicamente superior, o que facilitou o desenvolvimento de suas indústrias. Assim, os japoneses desenvolveram um método de controle de qualidade e métodos de melhorias que ao invés de encontrar e eliminar as peças defeituosas buscava evitar que os defeitos ocorressem. Através destas evoluções que foram criados a base dos métodos e práticas de melhoria que é utilizado nos dias atuais, criando os conceitos de Qualidade aplicado a indústria, e todos os demais conceito de “defeito-zero” no qual tudo pode ser bem feito da primeira vez.
Dessa forma, constatou-se que a qualidade, e os projetos de melhorias vêm evoluindo bastante, uma vez que naquela época a ênfase significava apenas a capacidade do produto estar de acordo com as especificações técnicas, e nos últimos anos observamos que esse conceito evoluiu até o reconhecimento da importância em satisfazer as necessidades não só dos clientes externos, mas também dos fornecedores, dos acionistas, dos empregados e da própria gerência. A melhoria de processos é uma necessidade presente na rotina de todas as organizações ocorrendo
...