IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DA QUALIDADE MELHORIA CONTÍNUA DE PROCESSOS (KAIZEN)
Por: tete15 • 26/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.105 Palavras (5 Páginas) • 418 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA QUALIDADE
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DA QUALIDADE
MELHORIA CONTÍNUA DE PROCESSOS (KAIZEN)
CICLO PDCA
São Bernardo do Campo – 2012
A Aplicação do Ciclo PDCA na Kostal
Empresa Kostal: Integrante do grupo Carmem Geane de Carvalho (auxiliar de líder)
A Kostal é uma empresa de grande porte e bem conceituada no ramo de peças automobilísticas, desenvolve e produz produtos eletrônicos, eletro-mecânica, mecatrônica.
A utilização do Ciclo PDCA na Kostal iniciou-se durante o ano de 2011 onde foi detectado em auditorias internas um auto índice de refugo nas injetoras, esse problema precisava ser sanado e foi através do Ciclo PDCA que a empresa buscou atingir as metas estabelecidas para uma redução significativa no índice de refugos e para uma melhoria contínua.
Como foi aplicado o Ciclo PDCA na Kostal?
Foram planejadas algumas metas para a redução dos refugos, após isso a empresa passou a utilizar algumas ferramentas da qualidade como Histograma e Diagrama de Ishikawa para identificação dos principais motivos do número excessivo de refugos, executando assim o que foi planejado, a empresa passou a monitorar se as ações para a eliminação do problema estavam sendo executadas, e a partir disso a empresa sanou que estava não conforme, obtendo assim como planejado inicialmente, uma diminuição significativa no índice de refugo das injetoras, o Ciclo PDCA foi aplicado de maneira correta e a empresa obteve bons resultados.
MSA do Brasil
A MSA do Brasil desenvolve e fornece equipamentos de proteção que salvam e protegem a vida dos trabalhadores desde 1969, quando a fábrica começou produzindo luvas, em um país com enorme potencial industrial e pouca conscientização sobre a segurança no trabalho.
Com pioneirismo e perseverança, a MSA contribuiu para melhorar as condições de trabalho dos brasileiros, oferecendo produtos de alta qualidade e estabelecendo no mercado uma imagem de confiança, tanto para usuários quanto para empresários.
As linhas de produtos no Brasil aumentaram. Atualmente a MSA produz uma série de equipamentos, como: Capacetes, Abafadores de Ruídos, Óculos, Máscaras, Respiradores, Sistemas Fixos para Detecção de Gases, entre outros. Para atender com segurança as necessidades dos clientes, a MSA possui uma equipe especializada de Telemarketing e Gerentes de Negócios; Vendedores Regionais, Representantes de Vendas e Distribuidores por todo o Brasil. Com um serviço especializado de Assistência Técnica, a MSA se destaca dos demais concorrentes, garantindo o correto funcionamento dos Equipamentos MSA no campo de trabalho.
A MSA está localizada na Avenida Roberto Gordon, 138 em Diadema, São Paulo. Atualmente a empresa possui cerca de 300 Colaboradores, o contato com a empresa foi através da Adriana Costa que é Técnica da Qualidade na MSA.
A Visão da MSA é: Ser uma companhia líder em inovação e fornecer instrumentos, produtos e serviços de segurança de alta qualidade que permitam proteger e melhorar a saúde das pessoas, a segurança e o meio ambiente.
A Missão da MSA é: Criar as condições necessárias para que homens e mulheres possam trabalhar com segurança e que, junto com suas famílias e em suas comunidades, possam viver com saúde no mundo inteiro.
A empresa foi escolhida pelo reconhecimento que a mesmo possui em sua área de atuação e também pelo fato de ser a empresa em que duas integrantes do grupo trabalham.
A Aplicação do Ciclo PDCA na MSA
O Ciclo PDCA foi aplicada na MSA com o objetivo de otimizar a entrega dos produtos, notava-se que em um período bem curto de tempo, surgia muitas reclamações de clientes, com relação a erros na quantidade dos itens solicitados pelo mesmo. Havia também muitas devoluções, por motivo de troca de produtos; com isso, ocorria atraso nos prazos de entrega, pois o cliente precisava do produto para uma determinada data e ainda tinha que fazer a troca do produto que foi errado.
Foram planejadas metas para que as entregas dos produtos fossem aperfeiçoadas, e como consequência as reclamações dos clientes fossem reduzidas, a empresa aplicou auditorias internas e utilizou algumas ferramentas da qualidade como Diagrama de Ishikawa e Gráfico de Pareto para identificar e resolver problemas, com a execução dessas ferramentas os problemas começaram a ser sanados, a empresa passou a monitorar se tudo estava ocorrendo de maneira correta e como planejado inicialmente a empresa obteve sucesso em reduzir 60% do número de reclamação dos clientes.
...