PRODUTOS ELÁSTICOS E NÃO-DÁLTICOS CURVE OPORTUNIDADE DE PRODUÇÃO CUSTO DA OPORTUNIDADE
Trabalho acadêmico: PRODUTOS ELÁSTICOS E NÃO-DÁLTICOS CURVE OPORTUNIDADE DE PRODUÇÃO CUSTO DA OPORTUNIDADE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bethabias • 10/11/2014 • Trabalho acadêmico • 916 Palavras (4 Páginas) • 237 Visualizações
ECONOMIA 1º SEMESTRE “A”
ATPS. ETAPA Nº 01
PRODUTOS ELASTICOS E INELÁSTICO
CURVA DE POSSIBILIDADE DE PRODUÇÃO
CUSTOS DE OPORTUNIDADE
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como propósito demonstrar a utilidade de alguns produtos sendo eles elásticos e inelásticos, para o que e onde podem ser utilizados, o custo de oportunidade nos mostra que é possível alterar em um rendimento de um produto para q outras possam ter lucros maiores sem prejudicar a renda da empresa, citaremos também sobre curva de possibilidade de produção que nos indica a combinação máxima possíveis de produção de bens e serviços.
PRODUTOS ELÁSTICOS E INELÁSTICOS
Conceito de elasticidade
A elasticidade da procura em relação é uma das principais estatísticas para estimular o crescimento a longo prazo da quantidade procurada para produtos importantes na economia como: CARRO, CAFÉ, CARNE, GASOLINA entre outros.
Alguns exemplos de produtos elásticos
Produtos de lata tecnologia: computadores, celulares, carros, motocicletas, navios, Jet Sky...
Exemplos de produtos inelásticos
Produtos de baixa tecnologia: arroz, carne, ovos, frango, feijão, cenoura, café...
Custos
O custo de oportunidade é o valor de outros produtos que poderiam ter sido produzidos com os recursos utilizados na produção daquela;
Custos explícitos: folha de pagamento
Custos implícitos: recursos próprios
Custos totais:
Custos fixos totais: deprec. da fabrica, impostos...
Custos fixos variáveis: matérias primas...
Custos fixo médio: CFT/OUTPUT
Custos variável médio: CTV/OUTPUT
Custo total médio: CT/OUTPUT
Custos marginal: custo adicional mais 1 unidade
Economia de escala: vantagens de custos de produção (produzir mais a custo menores).
CUSTOS DE OPORTUNIDADE
É um termo usado em economia para indicar o custo de pagamento em termos de uma oportunidade renunciada, ou seja o custo até mesmo social causado pela renuncia do ente econômico, bem como os benefícios que poderiam ser obtidos a parti dessa oportunidade renunciada ou, render a mais alta renda gerada em alguma aplicação alternativa.
O custo de oportunidade foi definido como uma expressão “ da boyuica entre escassez e escolha”.
O custo de oportunidade está, desta forma diretamente relacionado a um fator que vivemos em um mundo de escassez.
He ponto a escassez que nos obriga a efetuar escolhas o que prescindimos de determinados bens quando optamos por outras e portanto implica a existência de um custo de oportunidade sempre que tomamos uma decisão.
Um exemplo disso: uma fabrica de cadeiras que produza 10 cadeiras por mês num mercado que absorvia totalmente esta produção. Diante de uma oportunidade de negócios, esta fabrica resolve iniciar uma produção de um novo produto: exemplo MESA; Porem ao colocar recursos para tal, descobriu que terá de deixar de produzir 2 cadeiras para alimentar a demanda de 2 mesas. O custo de oportunidade esta no valor perdido da venda de duas cadeiras que deixaram de ser fabricadas.
...