PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLICAR – P.I.M. ECOAGRÍCOLA CAFÉ LTDA
Por: André Campos Botelho • 11/9/2015 • Monografia • 2.770 Palavras (12 Páginas) • 367 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLICAR – P.I.M.
ECOAGRÍCOLA CAFÉ LTDA
Adalto Ferreira de Carvalho – 6001140444-2
André Campos Colares Botelho – 6001140444-9
Marques Juan Valeriano Pinto – 6001140498-9
Willian de Souza Floriano – 6001140450-7
CAMPUS Assis I, Técnico em Logística, Sala 5ª
Assis / SP
2015
Sumário
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO 1 – CADEIA DE SUPRIMENTOS
CAPÍTULO 2 – PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
CAPÍTULO 3 – ESTOQUES E ARMAZENAGEM
CAPÍTULO 4 – TRANSPORTES E DISTRIBUIÇÃO
CAPÍTULO 5 – CONCLUSÃO
INTRODUÇÃO
O Projeto Integrado Interdisciplinar – P.I.M. - é um trabalho em grupo realizado através de uma pesquisa com o objetivo de permitir aos docentes do curso de técnico em logística do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) o desenvolvimento interdisciplinar prático dos conhecimentos adquiridos neste semestre onde realizamos o levantamento das características e práticas existentes em uma organização.
O PRONATEC foi criado pelo Governo Federal, em 2011, por meio da Lei 11.513/2011, com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público.
O objetivo deste P.I.M. foi o de colocar em prática os conhecimentos adquiridos neste segundo semestre do curso onde pudéssemos conhecer uma empresa e todo o seu processo logístico.
A metodologia aplicada foi o questionário. Nós encaminhamos, via e-mail, 37 perguntas, sendo 10 para o primeiro capítulo, 10 referente o segundo, 8 para o terceiro e finalmente 9 para o quarto capitulo referentes a todos os capítulos deste PIM, após análise prévia do orientador, a um dos diretores da empresa que posteriormente nos reenviou este questionário respondido.
A empresa selecionada foi a Ecoagrícola Café LTDA, CNPJ 14.697.284/0003-93, com sede administrativa na cidade do Rio de Janeiro / RJ e instalações na cidade de Várzea da Palma / MG.
Esta empresa tem como finalidade a produção de café, na região da Serra do Cabral, área central do estado de Minas Gerais, onde ele é produzido, de acordo com dados do site da empresa a 1.050 metros de altitude, com uma temperatura média de 21,5 ºC via pivôs com tecnologia LEPA (“low energy precision application” ou aplicação precisa de água com baixo consumo de energia), onde cada planta recebe água e nutrientes na medida exata das suas necessidades (ECOAGRÍCOLA, 2014).
A organização empresarial tem as seguintes certificações: UTZ e Rainforest. A certificação UTZ é um dos principais programas de certificação do café no mercado internacional e tem por objetivo básico a capacitação de produtores responsáveis, para diferenciá-los dos produtores não certificados de café e colocá-los em contato com compradores também responsáveis. De acordo com Oliveira e Oliveira (2012) a Certificação Rainforest proporciona ao produtor rural uma série de benefícios que vão além de melhorar o monitoramento interno da atividade produtiva que possibilita melhor eficiência e também assegurar a manutenção dos recursos naturais, proporcionando ao produtor a continuidade do próprio negócio promovendo assim um comércio responsável. A certificação tem sido considerada como um importante parâmetro para diversas fontes de recursos financeiros.
Ao contrário do primeiro P.I.M. tivemos quase 100% das perguntas respondidas. Foram respondidas 100% das perguntas do primeiro capítulo, 90% do segundo capítulo, 87,5% do terceiro e apenas 100% do quarto capítulo.
Todos os assuntos tratados nos capítulos a seguir são de extrema importância para a nossa formação como técnicos em logística, pois além de ser base das disciplinas do curso eles nos deram uma visão ampla da temática logística.
CAPÍTULO 1 – CADEIA DE SUPRIMENTOS
Este capítulo é dedicado apresentar o modelo de gestão da demanda dos clientes e a estrutura de planejamento de materiais, apresentar a estrutura de compras e suprimentos com as políticas administrativas, apresentar o sistema de TI utilizado. Atualmente a empresa vive em constantes mudanças, cada vez mais as relações de consumo se proliferam e ganham complexidade.
A empresa é de grande porte atuante no mercado brasileiro e internacional e que vem crescendo e se desenvolvendo no ramo de grãos de café e tem conquistado continuamente mais consumidores com um forte potencial devido a sua constante busca pela qualidade de seu produto e pela competência de seus colaboradores.
De acordo com Oliveira e Longo (2008) compreende-se como cadeia de suprimentos, um conjunto de instalações dispersas geograficamente interagindo entre si.
Na gestão da cadeia de suprimentos o foco é a integração da cada componente, com maximização da eficiência determinando maior satisfação do cliente e consequentemente o aumento da sua quota de mercado ou market share.
Conforme informado à organização empresarial realiza a gestão da cadeia de suprimentos na produção do café com o uso de planilhas de papel e eletrônicas.
De acordo com Oliveira (2008) para que um sistema de mensuração de desempenho possa funcionar de forma adequada, é necessário estabelecer medidas de desempenho, as quais reflitam a participação e desempenho das atividades e processos que agregam mais valor, tanto à organização como ao cliente final. De acordo com Hronec (1997), citado por Oliveira (2008), “uma medida de desempenho é a quantificação de quão bem as atividades dentro de um processo ou seu output atingem uma meta especificada”. Medidas agregadas e seus resultados apontam o desempenho global da empresa e da cadeia. Portanto, medir continuamente se constitui num pressuposto para a melhoria das atividades da empresa. Todavia a empresa entrevistada não utiliza nenhum indicador de desempenho relacionado aos pedidos devolvidos e recebidos.
...