PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA
Por: Guilherme Martins • 17/11/2019 • Trabalho acadêmico • 1.267 Palavras (6 Páginas) • 110 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA
RELATÓRIO PIM I
NANUQUE/2019
Nº. | NOME | RA |
01 | Daniel Bruno Tenório Cavalcante | 1920604 |
02 | ||
03 | ||
04 | ||
05 | ||
06 |
RESUMO
Este projeto teve como finalidade abordar as principais características da Bahia Etanol Holding S.A, com base nas disciplinas: fundamentos da administração, comunicação empresarial, técnicas da informática, que visam melhorar o contexto organizacional e as práticas de comunicação como também o uso de tecnologias que otimizam o processo todo.
Palavras-chaves: Fundamentos da administração, comunicação empresarial, técnicas de informática.
ABSTRACT
The purpose of this project was to address the main characteristics of Bahia Etanol Holding SA, based on the following disciplines: management fundamentals, business communication, computer techniques, aimed at improving the organizational context and communication practices as well as the use of technologies that optimize the whole process.
Key-words: Fundamentals of administration, business communication, computer techniques.
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho e mostrar como o conteúdo aprendido no curso de gestão da qualidade pode ser vivenciado dentro de uma organização.
APRESENTAÇÃO
A Bahia Etanol Holding S.A, foi criada em junho de 2016 pela CarvalInvestors localizada na Bahia, foi adquirida em 2018 pela Interface Brasil – investidores brasileiros; especialistas em agronegócio e nos setores financeiro e bancário, e pela Amerra Capital Management, que oferece soluções financeiras para empresas do agronegócio nos mercados agrícolas da Europa Ocidental e Américas.
A BEL é uma destilaria que processa cana de açúcar fornecida por tradicionais produtores da região, gera mais de 800 empregos diretos e indiretos, com estrutura para processar um milhão de tonelada de cana e produzir 80 milhões de litros de etanol, sendo eles anidro e hidratado a diferença é a quantidade de água presente em cada um deles, o anidro é o etanol misturado à gasolina, o hidratado é vendido nos postos para abastecimento. Como compromisso a Bel respeita o meio ambiente e se compromete a alavancar o crescimento regional autossustentável e valorizar o produtores de cana de açúcar, sempre investindo em recursos de gerenciamento, otimizando processos com constantes atualizações operacionais e agrícolas.
A BEL utiliza práticas de:
- Responsabilidade social
- Respeito a diversidade
- Programas de training
Missão: Produzir e comercializar etanol e outros derivados da cana de açúcar gerando lucro de forma sustentável para clientes, fornecedores, colaboradores e acionistas.
Visão: Uma empresa rentável e competitiva na cadeia de cana de açúcar.
Valores: ética; Segurança; Compromisso; Visão; Responsabilidade Socioambiental; Melhoria contínua.
- FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
Segundo Katz (1986), o administrador de sucesso depende de como consegue lidar com as situações negociais, a compreensão dos ambientes externos e internos da organização, da forma como lida com as pessoas em todos os níveis de atuação organizacional, assim como da sua compreensão e capacidade de lidar com o trabalho a ser realizado. Deve desenvolver a capacidade de transformar os conhecimentos teóricos e situacionais em ações, nos níveis estratégico, tático e operacional.
Na Bahia etanol consegue-se observar como o administrador transforma a teoria em estratégia, para prever as perdas no processo, passando a operação informações que mitigarão e farão com que a eficiência da indústria seja alcançada.
Na entrada de matéria prima se obtém os resultados no laboratório de Pagamento de Cana por Teor de Sacarose com estes dados é traçado uma estratégia para conseguir recuperar todo açúcar presente na cana, tendo o mínimo de perdas, desta forma é mobilizado os supervisores e encarregados até o nível operacional para que se cumpra todas as metas de cada segmento da planta fabril.
Costuma-se afirmar que o bom gestor tem que ter atitude. Isto é, ele tem que ser um agente de mudança na organização e estar à frente do desenvolvimento da organização nos aspectos relacionados à estratégia, processos, cultura, criatividade e inovação, de forma a aumentar ou manter a competitividade diante do conturbado, dinâmico e volátil ambiente organizacional. Segundo Chiavenato (2000), a atitude representa o estilo administrativo. Ou seja, a forma adotada para liderar, comunicar e motivar as pessoas para fazer acontecer o que for necessário. Em poucas palavras, ter atitude significa “saber fazer acontecer”. Diante do exposto, deduz-se que, para ter atitude, o gestor necessita adquirir primeiro o conhecimento, que é o “saber”.
- COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
A comunicação é talvez uma das necessidades humanas mais antigas, observada desde os primórdios da humanidade, quando ainda não era possível a fala, as interações sociais mais elaboradas, tampouco os relacionamentos. Quando alguém, em algum momento, resolveu trocar uma ideia, combinar algo com outra pessoa, a comunicação começou a ser desenvolvida (Comunicação Empresarial. / Solimar Garcia - São Paulo: Editora Sol. 2019.)
Na BEL observa-se a importância da comunicação, principalmente na área industrial onde é usado rádios para fazer a comunicação entre operadores, aqui podemos ver a importância da comunicação limpa sem os ‘ruídos’ cada operação tem sua importância e cada uma gera um resultado onde é medido pelo controle de qualidade, que após analisar os dados devolve aos operadores outro tipo de comunicação a escrita, com informações que serão interpretadas para efetuar correção ou não no processo da fabricação do etanol. Temos também os relatórios diários expostos em quadros a vista onde cada colaborador pode verificar a eficiência do seu setor, para que cada setor delibere e se possível sugira onde possa melhorar para atingir a meta caso não tenha atingido.
...